ANÁLISE
Estou lendo a tua newsletter aqui no Golfo. A situação econômica está se complicando muito no Golfo, especialmente no Kuwait e Dubai.
A exceção, como já me referi antes, é a Arábia Saudita que, ao invés de projetos megalômanos, privilegia investimentos em infraestrutura, diversificação industrial, educação e saúde.
O crédito reduziu-se e as vendas e preços do comércio de materiais para construção caíram um pouco, mas nada dramático.
E, nesta semana, com aprovação do Rei Abdullah, foi aprovado o orçamento de investimentos públicos. Como exemplo, serão licitados 86 hospitais e 1500 escolas novas. Muitos investimentos em urbanização (Jeddah, por exemplo) e rodovias. Ocorre que o gasto público de 2008 atingu SAR 510 bilhões, mas o superávit foi de SAR 590 bi. Parte dessas sobras serão usadas numa política expansionista que funcione como ponte sobre 2009 e 2010.
Repito, o Brasil não deve ignorar este mercado. É longe, mas nem tanto.
Antonio Bicca Smith, consultor de negócios, Porto Alegre, e-mail acsmith@terra.com.br
ACS Negócios e Consultoria Ltda.
3 comentários:
Avaliação pessoal de Lula é recorde em janeiro e atinge 84%
Governo também tem avaliação positiva recorde de 72,5% - hoje!!!
Certamente, um dia o Lula alcançará 200% de aprovação. Embora o Mensalão, Doláres nas cuecas, etc
Mas o que fazer. Hospital, Escola, Saneamento, Rodovias, etc não dão votos, apenas a safadeza.....
Danhhhh... O Melhor País, hoje, disparado, é o Brasil senhor anonimo contra o Lulão! Vá para a colombia, o Camboja, os EEUU, a Russia, a Ucrania... Os incomodados, que são pouquissimos, devem ficar, desculpe: toda a unamidade é burra e o senhor do contra deve ficar contra!
Postar um comentário