A recente alta nos preços do arroz não reflete a situação do produto no mercado interno brasileiro. Nos últimos cinco anos, o preço na prateleira teve uma queda de 32% e o consumidor tem pago menos pelo cereal. O valor médio de comercialização de um quilo nas capitais do Brasil foi de R$ 1,85 entre janeiro e junho, segundo levantamento do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), com base em dados do Dieese.
. Em 2003, por exemplo, para adquirir um quilo do produto, o consumidor gastava, em média, R$ 2,72. Apesar de ser um dos itens que mais subiram na cesta básica, o arroz contribui com apenas 2,3% do valor total da cesta porto-alegrense. Já em São Paulo, a participação do arroz sobe para 2,6%. Entre junho de 2007 e junho de 2008, as cotações no mercado internacional subiram mais de 100%, ou seja, a safra nacional possibilitou ao consumidor continuar adquirindo o cereal com valores acessíveis, pois internamente os preços ajustaram-se em torno de 50%.
Nenhum comentário:
Postar um comentário