Saiba por que o ato de "desagravo" a Ruas agride a consciência democrática do RS

O ato público que o PSOL promoveu nesta segunda-feira para "desagravar" o vereador Pedro Ruas, ignorou que ele foi condenado a tres meses de cadeia por difamar o líder tucano gaúcho e professor Carlos Crusius. Foi um ato político inédito na história do RS, por suas características antidemocráticas e desrespeitosas a uma decisão irretocável do Poder Judiciário do RS.

. A decisão unânime foi tomada pela Turma Recursal do Juizado Especial Criminal, composta por tres juízes.

. Embora também advogado (ele fez defesa oral inútil), o vereador Pedro Ruas insistiu em duas afirmações escapistas para tentar salvar a cara:
1) "Não fui processado por calúnia, porque eu não minto", disse ele no discurso. A difamação é crime tipificado penalmente para quem "divulga" calúnias ou injúrias. Foi isto que ele fez. Nesta quinta-feira, além disto, o sr. Ruas terá atendido seu apelo, porque sentará de novo no banco dos réus, desta vez para responder por crimes de calúnia, injúria e difamação contra o empresário Humberto Busnello.
2) "Vou recorrer ao STF", reclamou o vereador do PSOL, mas esqueceu de dizer que baterá aos portões da Corte para reclamar dos juízes que não concordaram em mantê-lo protegido pelo manto da im (p)unidade parlamentar, já que seu crime foi cometido fora do abrigo dela. Aliás, Pedro Ruas poderá reclamar até mesmo ao Tribunal Internacional de Haia ou ao próximo Concílio Ecumênico, porque isto não elide o conteúdo exemplar  da sentença transitada em julgado.

. Ao ato do PSOl também compareceu o governador Tarso Genro. O que ele disse no ato: “Nossa posição não é de discutir a decisão do Poder Judiciário, mas sim de fazer uma manifestação política de apoio a quem sempre lutou contra a corrupção”, disse o governador. São dois sofismas do governador:
1) Ele discutiu, sim, a decisão do Judiciário e até endereçou-lhe críticas ferozes, como esta, no mesmo ato:  “Algumas posições do Judiciário causam grande estranhamento aos que prezam a liberdade de opinião. Queremos deixar pública nossa preocupação com a efetividade dos direitos democráticos".
2) Ao abordar o combate à corrupção, Tarso Genro certamente não se referia à condenação do ex-presidente do PT do RS, Davi Stival, que recebeu dinheiro sujo do Mensalão para financiar campanhas no Estado. Não se conhece uma só manifestação do governador em relação aos atuais escândalos de roubalheira de dinheiro público por parte do seu companheiro Antonio Palocci ou do ministro dos Transportes, velho aliado do PT do RS. O governador também esqueceu de fazer qualquer referência à confusa Operação Cartola, que ele acaba de desfechar contra oito prefeituras do RS, cujo objetivo parece ter sido mostrar aos prefeitos quem é que manda no Estado. (Foto: Ramiro Furquim/Sul21)

CLIQUE AQUI para ler o Acórdão e perceber que Pedro Ruas foi condenado a tres meses de cadeia por difamar (espalhar calúnias ou injúrias). Ele não quis nem se defender, alegando que podia ofender, já que goza de imunidade parlamentar - o que é falso. 

10 comentários:

Anônimo disse...

meu caro, Polibio...

fiz um comentário em um post que falava sobre o assunto desse novo post e sobre a Luciana Genro...

sumiram os dois, post antigo e comentário feito...

ai fica difícil comentar aqui...

Luiz Vargas disse...

Bem que o tal de "não sei o quê Lima" que está de presidente do Tribunal de Justiça do Estado poderia HONRAR o cargo que ocupa e se manifestar quanto ao quadro nefasto pintado por taR$o oGênio, Pedro Ruas e Raul Pont (este último até hoje não explicou a grana que embolsou através de um assessor que o colocou nos tribunais).
Mas sei que este desembargador não tossirá ou muito menos mugirá por que até agora ele tem se mostrado obediente e cordado com todas as tramóias e artimanhas praticadas pelo gênio da concertação e da transversalidade.
Este estado já teve membros do poder judiciário com mais peito e menos orelhas murchas.

Anônimo disse...

Nada de anormal, os da mesma laia se protegem.

Tudo pelo poder e para se manter no poder.

Imagina se um destes um dia pensou em trabalhar
numa empresa carteira assinada cumprir horário
metas e ter chefe, jamais, o negocio deles é a
festa,ganhar grana sem fazer nada, ou melhor
esculhambar a vida do povo, e ter uma vida de
mentiras e safadezas.

Anônimo disse...

Pelotas: empresas e imobiliárias cobravam taxas de corretagem no programa "minha casa, minha vida".

Blog "Amigos de Pelotas" denunciou e MPF entrou na história.

http://www.amigosdepelotas.com/2011/07/ministerio-das-cidades-avisa-mpf-em.html

Anônimo disse...

O Psol, foi constituido para ser partido caudatário e "central de calúnias" do PT.Com único objetivo de infernizar a Yeda,não apresentaram nada de útil.Graças a esta central de calúnias, depotados então medíocres como:Stela Farias,Fabiano Pereira e Elvino Bohn-Gass, tiveram seus "quinze minutos de fama". A melhor caisa que nos aconteceu nestas últimas eleições, foi a não eleição de Luciana Genro.

Anônimo disse...

Nada evoluimos, estamos nos tempos da Revolução Farroupilha, apenas mais sofisticados.

SERGIO OLIVEIRA disse...

Interessante foi a presença de gente do PDT no ato de desagravo ao Becos (Ruas é muito para ele); deveriam ler o artigo que ele escreveu em 2006, postado no site de Luciana Genro (argh!), no qual ele detonava com o PDT.

Kafka disse...

Esse Davi Stival só se mete em fria com o PT assina contratos fraudulentos, desvia milhões teve condenação e está pobre! É o preço por se meter com quadrilheiros eles ficam ricos e os mulas morrem na pobreza e sem cabeça. Ele não foi condenado por assinar contrato falso tá no lucro.

Anônimo disse...

Polibio, o ruas tem imunidade SIM... Mas para falar acerca do municipio, prefeito, vereadores, etc...

Gaúcho disse...

Assisti o finalzinho do programa Conversas Cruzadas mas deu para pegar o discurso vigarista da Luciana Genro.
Tenha dó!
Esta perseguição implacável à família Crusius já atingiu o ridículo.
O tal ato de desagravo à condenação do “de repente herói”, tinha como convidado o partido mais corrupto da historia do Brasil mas, sobre isso, os Genro não dizem uma palavra.
Jogar a família Crusius contra a sociedade associando-a à corrupção enquanto manipulam para fazer de Pedro Ruas um herói tombado no combate à esta, é vigarice deslavada.
Parece que Luciana continua em sua busca por prestigio às custas de Yeda.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/