Manuela conseguiu o que queria: vagas de estágio caíram 60% em um ano


OPINIÃO DO LEITOR

Quem ouviu alguma palavra de Manuela em favorde Yoani Sanchez, a cubana que acaba de editar "De Cuba com carinho"(compre na Cultura, em Porto Alegre, neste sábado ou domingo). Yoani edita um blog (só consegue escrever quando ingressa clandestinamente no hall de algum hotel internacional de Havana). Ela não pode viajar para o exterior. Nenhum cubano pode fazer isto, a não ser os membros da nomenklatura. Nem pergunte se Manuela apóia Yoani. Leia mais sobre a blogueira em
http://edition.cnn.com/2009/WORLD/americas/11/07/cuba.blogger.detained/index.html

Quando a deputada comunista gaúcha Manuela D'Ávila propôs mudanças na lei de estágio, forçando a redução da jornada para apenas seis horas diárias e estabelecendo restrições igualmente mais severas, o editor avisou que os empregadores cortariam vagas. Foi o que aconteceu apenas um ano depois da proposta aprovada. O material a seguir revela que o corte de vagas já chegou a 60%. É muita coisa. Quem mais perde com isto são os próprios estudantes que encontram no sistema duas saídas inteligentes: 1) conseguem estágios para aprender a profissão. 2) buscam renda para concluir seus cursos. Os empregadores, claro, não querem estagiários para fazer favor, mas para se livrar dos altíssimos custos sociais, porque cada empregado custa o dobro para a empresa. LEIA:

Após um ano, nova lei de estágio reduz ofertas de vagas em até 60%
Vagas tiveram queda maior para estudante do ensino médio
Gianvitor Dias
economia@eband.com.br


Após completar um ano em vigor, a nova lei de estágio ainda sofre rejeição por parte de algumas empresas. Desde a implantação, em 25 de setembro de 2008, o número de vagas de estágio em geral caiu cerca de 20%. Para estudantes do ensino médio o recuo foi ainda maior e chegou a 60%.“As vagas para alunos de ensino médio que foram perdidas não vão ser recuperadas. Esses estudantes foram muito prejudicados com a lei pois quem contratava estagiários de ensino médio no Brasil eram as micro e pequenas empresas. Por ano, são mais de 200 mil jovens que deixam de ser colocados no mercado de trabalho”, comenta Carlos Henrique Mencaci, presidente do Nube (Núcleo Brasileiro de Estágios).Para Eduardo Oliveira, superintendente operacional do CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola), a lei causou um grande impacto no início, quando houve uma queda de quase 50% na oferta de vagas: “Foi uma lei que entrou para ser cumprida de imediato, não houve prazo para adaptação. As instituições de ensino, estudantes e empresas não tiveram tempo de digerir ou entender aquilo que estava na nova lei.”No entanto, segundo Ricardo Romero, gerente de estágios e novos talentos do IEL (Instituto Euvaldo Lodi) a lei ainda não mudou a realidade de muitos estudantes e alertou para a existência de contratos irregulares: “No comércio, alguns estagiários têm funções até perigosas. Muita gente põe estagiários para exercer funções inadequadas ou incompatíveis com o curso.”O que mudou?Entre as principais mudanças instituídas pela lei estão a exigência de apresentação de relatórios das atividades de estágio, previsão de 30 dias de recesso para o estagiário e carga horária de, no máximo, seis horas por dia. Além disso, segundo a nova lei, o número de estagiários deve corresponder a no máximo 20% do quadro de funcionários das empresas.BenefíciosApesar da queda no número de vagas, os três especialistas consultados pelo eBand concordam que a nova lei trouxe muitos benefícios. “Foi a primeira vez que a sociedade brasileira discutiu um assunto tão importante. A antiga lei de estágio era de 1977. Agora, ela finalmente regularizou as normas dos programas de estágio e trouxe mais segurança jurídica para empresas e instituições de ensino”, comenta Romero.Segundo Mencaci, os estudantes devem comemorar conquistas como o recesso remunerado, a redução da jornada de trabalho, o auxílio-transporte e a bolsa-auxílio. Atualmente, um estagiário do ensino superior ganha em média R$ 825, enquanto um estudante do ensino médio recebe cerca de R$ 477 por mês – um salário 43,2% menor.O IEL informou que os setores que mais oferecem estágios atualmente são o de serviços, o governo e a indústria. Para o futuro, a perspectiva é positiva: “Estava na hora de modernizar e regulamentar a questão do estágio. Chega daquela época em que estagiário era mão-de-obra barata. O estágio do futuro é para formar trabalhadores qualificados, porque as empresas estão precisando”, concluiu Romero.

12 comentários:

Anônimo disse...

Políbio,

A gloriosa deputada é o produto final dos "trabalhadores em Educação".

Anônimo disse...

Já fiz estágio sem receber nada, mas isto pouco me importava, pois o meu maior ganho era a experiência profissional de ter no meu currículo, o trabalho para uma grande empresa de Geotecnia e Topografia.. o que pouca gente nessa área tem

Arno Edgar Kaplan disse...

Até ao empetecar-se, a cargueira, acaba, mesmo que não o queira admitir,a corroborar a lei da oferta e da procura...

Anônimo disse...

A beleza de Manuela é largamente suplantada pela insuficiência intelecto-psíquica que a ideologia lhe implantou no cérebro. Pior ainda são os seus eleitores, mas espero ao menos que aqueles em idade de estágio tenham percebido seu abismal erro em votar simplesmente no que está na moda, faltou-lhes inteligência e cultura, se soubessem da história do rinoceronte cacareco numa eleição em SP, não teriam feito tal asneira! Peço desculpas às louras, pois Manuela conseguiu ultrajar este belo contingente das mulheres! Pessoal, em 2 dias o mundo livre comemorará o maior ato de liberdade dos últimos 60 anos, a queda do Muro de Berlim, um exemplo que poderá ser seguido pelo Brasil quando este se livrar das retrógradas, burras, desumanas e sangrentas doutrinas de esquerda!

Anônimo disse...

Leiam a notícia:

http://edition.cnn.com/2009/WORLD/americas/11/07/cuba.blogger.detained/index.html

Por que Manuela não dá apoio a esta Cubana, ou será que seu papo de direitos humanos é só para beneficiar bandidos?

Nota: É preciso maximizar a tela para aparecer todo o endereço do site. Obrigado.

Anônimo disse...

Comunista tenta sempre interferir no mercado, e conseguiu. Logo, como se vê, nosso País não é capitalista. Tá mais pra mercandilista.

Gilmar Moschen disse...

Prezado Políbio!!
Em minha peqna empresa eu tinha um contrato com o Ciee para 2 estudades de ensino médio.Efetivei 1 pois estava terminando o estágio e dispensei o outro.Encerrei o contrato com o Ciee.Eu preciso 2 estudandes para aprender e fazer tarefas aux.adm,mas devido a lei,vale mais a pena(econom.) ter 1 experiente doque 2 aprendizes.
Sobre a queridinha deputada com o beiço impinado do mundo,resultado de experiecia nos gremios e entidades estudantis que ha decadas são o símbolo da uma juventude burra, me espantou mais ainda que ela está em 2o.lugar na votação do Congresso em Foco, então fiz um artigo sobre isso:
http://gilmarmoschem.blogspot.com/2009/11/votacao-premio-congresso-em-foco-o-que.html
O que eles fazem que eu não consigo saber!
Fiz o artigo ontem e hoje o Polibio trouxe uma resposta.!!

Anônimo disse...

Realmente é um problema qualquer lei que dificulte o acesso ao trabalho . Agora meus amigos , deixemos de hipocrisia : os empresários e as entidades públicas ( prefeituras à rodo ) usam mão-de-obra como estagiários porque a atual CLT é absolutamente anti carteira assinada . Vá um pequenos empresário ter 10 funcionários com carteira assinada para ver onde ele vai parar . Hoje 90%do funcionários botam seus empregadores na justiça , amparados por um sistema que tem ódio de quem emprega . Tu podes pagar tudo correto que na justiça tu vais pagar um extra , tranquilamente . Ninguém faz nada porque ninguém está preocupado com os 40 milhões de brasileiros que estão na informalidade ( desistiram de procurar emprego ) além dos 10% oficialmente desempregados . Eu tive que fechar minha pequena empresa gráfica porque não mais aguentei os custos de indenizações trabalhistas e as humilhações dai decorrentes ( botar numa ação "dano moral e assédio " , para engrosar a demanda , é fichinha ) . Eu desisti porém estou aposentado mas tenhos três filhos que estão fazendo faculdades e terao de trabalhar . Reforma da CLT já !!!

Abraços
João Paulo / Taquari

Pratikant disse...

Mais uma alpinista política, que usou os DCEs para se ajeitar na vida. Os dois neurônios desta patricinha geraram esta burrice, que acaba ferrando com os seus eleitores. E ai beleza? Sifu pra vcs gurizada!

Anônimo disse...

Pelo menos os empresários confessam que usavam os estagiários para substituir mão-de-obra contratada pela CLT... Concordo que a CLT é uma excrescência legal que impede o desenvolvimento do país, mas não é explorando estudantes, atribuindo-lhes tarefas estranhas à sua futura formação, que o problema vai ser resolvido! Isso é mentalidade escravagista, é transferir o problema para os mais fracos. Onde fica a coragem empresarial dos empreendedores? Bater em cego é a coisa mais fácil do mundo...

ALMIR OLIVEIRA disse...

POLÍBIO.
ESSE RESULTADO NÃO SE CONSTITUI EM NENHUMA SURPRESA. TÃO LOGO, APROVARAM ESSA ABERRAÇÃO LIMITADORA PARA ESTAGIÁRIOS, JÁ SE ANTEVIA O SOTERRAMENTO DESSA INSTIUTUIÇÃO TÃO IMPORTANTE PARA OS ESTUDANTES, DE UMA MANEIRA GERAL. ESSA QUEDA DE 60% É APENAS O COMEÇO. A PREVISÃO É QUE HAJA UMA QUEDA MUITO MAIS ACENTUADA, RESUMINDO A CONCESSÃO DE ESTÁGIOS, APENAS PELO PODER PÚBLICO, CUJOS GESTORES NÃO TÊM QUASE NENHUM COMPROMISSO COM O DINHEIRO PÚBLICO.
AGORA, DIANTE DESSA INFELIZ INICIATIVA DESSA BELA COMUNISTOIDE, CONSEGUE-SE TER UMA VISÃO UM POUCO MELHOR, DO QUE A CATERVA COMUNISTA CONSEGUIU IMPÔR À UNIÃO SOVIETICA, TRANSFORMANDO-A NUM ESCOMBRO ECONÔMICO E SOCIAL, POR CONTA DA INCOMPETÊNCIA DESSA GENTE ESTATIZANTE.
ESSA LEI TEM QUE SER, DE IMEDIATO, REVOGADA, SOB PENA DE UM ENORME PREJUÍZO PARA OS JÓVENS ESTUDANTES.
E, AINDA, EXISTE JÓVENS VOTANDO NESSA BELA INCOMPETENTE.

Marcelo Andreazza Menna Barreto disse...

Mais uma pelega ignorante, cria de DCE e da UNE. Em entrevista ao jornal Zero Hora, quando era candidata à prefeitura, ela disse que nunca (!) leu O Capital. Pior: disse que começou a ler, mas achou-o muito difícil! Continuo achando que a melhor forma de combater o marxismo é fazer os comunas lerem Marx. Quanto à ManuELA (Santo Deus!), só posso dizer que, como dePUTAda é uma bela (?) mulher.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/