ANEEL aprova aumento de até 19% para clientes da RGE Sul

 

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) aprovou nesta terça-feira (16) o reajuste tarifário da RGE Sul Distribuidora de Energia S.A., responsável pelo fornecimento de energia para cerca de 3,19 milhões de unidades consumidoras no Rio Grande do Sul. Os novos índices entram em vigor a partir de 19 de junho de 2026 e representam mais um peso no orçamento de famílias e empresas gaúchas.

Para os consumidores residenciais da classe B1, o aumento será de 14,97%, enquanto a média da baixa tensão ficará em 14,93%. Já os consumidores de alta tensão enfrentarão um reajuste médio ainda maior, de 19,02%. No cálculo geral, o efeito médio para os consumidores atendidos pela concessionária será de 16,06%, percentual que tende a impactar diretamente o custo de vida e a competitividade de diversos setores da economia.

Segundo a ANEEL, os principais fatores que pressionaram o reajuste foram os custos relacionados aos componentes financeiros acumulados dos ciclos tarifários, além dos encargos setoriais, transporte e compra de energia elétrica. Parte desse aumento também está ligada às medidas adotadas após a calamidade pública que atingiu o Rio Grande do Sul em 2024, quando as tarifas foram mantidas congeladas temporariamente. Agora, a conta dessa recomposição começa a chegar ao bolso dos consumidores, reacendendo o debate sobre o peso da energia elétrica nas despesas dos brasileiros.

4 comentários:

Anônimo disse...

E a inflação é 5% ? VTNC !

Anônimo disse...

Top isso aí. Vamos China, vamos escalpelar esses blasileiros idiotas. Xing ling jin ping bate palmas.

Anônimo disse...

agora faz o L filha daputa

Anônimo disse...

Se ninguém reclamar, os reajustes atingirão todo o Brasil. Eles enfiam só a cabecinha e depois o talo, para pagar as dividas da JBS. É assim que se faz no comunismo dos compadres, os compadriotas.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/