A tarifa generalizada imposta pelos EUA às exportações brasileiras expõe a fragilidade diplomática do governo Lula e sua condução ideológica da política externa. O custo dessa imprudência será pago por trabalhadores, empresários e pelo país como um todo.
Dagoberto Lima Godoy, o autor, é advogado e engenheiro, também ex-presidente da Fiergs e membro do Conselho Superior da CICs, Caxias do Sul.
A decisão do presidente Donald Trump de impor uma tarifa de 50% sobre todos os produtos brasileiros é um marco de ruptura que não pode ser dissociado das ações e omissões do atual governo brasileiro. A justificativa política dada por Trump — em reação à condenação de Jair Bolsonaro e à escalada de censura às plataformas digitais no Brasil — encontra terreno fértil numa diplomacia brasileira cada vez mais militante, reativa e afastada da realpolitik internacional.
Trata-se de um tarifaço com motivação política clara, mas cujos efeitos econômicos serão concretos e duradouros: queda nas exportações, perda de competitividade, inflação, fuga de capitais e retração do setor produtivo. E tudo isso em um momento em que o Brasil já mostra sinais de desaceleração.
Ao longo do último ano, o governo Lula fez questão de adotar posturas confrontacionistas no cenário internacional
CLIQUE AQUI para ler muito mais.
13 comentários:
Esquerdalha filha da puta.
O Lula vai dobrar a aposta, ele é muito macho com o dinheiro dos outros.
Chupa essa, mané!! Nada como os números: da OMC, temos que as exportações do Brasil para os EUA somam não mais que 11% do total, perfazendo ridículos 2% do PIB. Se duvida, pergunte pro chatGPT, Grok o u o que quiser. MENTIRAS, MENTIRAS E MAIS MENTIRAS. assim tenta sobreviver o bolsonarismo.
Mr Trump, não se esqueça da Rede Globo e Associados, mídia podre e golpista, propagadora de narrativas e Fake News.
TEXTO MUITO CLARO.
- FALTOU ACRESCENTAR QUE LULA JAMAIS IMAGINARIA QUE TRUMP VENCERIA A REELEIÇÃO!
- TAMBÉM CABE UMA LIÇÃO À ELITE EMPRESARIAL ACOMODADA QUE DEIXOU A SITUAÇÃO CHEGAR A ESSE PONTO.
- TAMBÉM ÀS FFAAS QUE EMBARCARAM NO ÓNIBUS COMUNO GLOBALISTA EM 2022 E ACEITARAM O VOTO NÃO IMPRESSO, ACEITARAM A DESCONDENAÇÃO DE UM MULTI CORRUPTO E ACEITARAM QUE O MESM9 FOSSE NOMEADO PELO STF, ALÉM DE SE CALAREM PARA A AVALIAÇÃO DOS CÓDIGOS FONTES!
- MAS A GRANDE CULPADA FOI A MÍDIA IMPRESSA E TRADICIONAL, QUASE QUEBRADA, QUE ACEITOU SE PROSTITUIR AO DESGOVERNO NARCO SOCIALISTA
Dr Dagoberto,
Ótima síntese dos fatos provocadores e das consequências desastrosas previsíveis, de cunho social e econômico.
O governo do Brasil ignora que o país é signatário de Tratados e Pactos Internacionais comprometidos com os direitos humanos fundamentais dos seus povos, em nosso continente Americano.
Para todos os demais signatários um de seus maiores direitos está no uso de plataformas digitais voltado para a liberdade de expressão que não existe na confraria dos BRICS.
O governo brasileiro resolveu romper, unilateralmente,o se juramento Americano para se colocar do lado oposto, em conflito com o EUA e não quer sofrer pela traição cometida.
O Brasil está sendo usado pelos países comunistas que dominam os do Brics como aríete, com a cabeça de um bode nordestino na ponta.
Quanto aos empresários,eles estão para o cofre do BNDES, assim como os Deputados para as Emendas Parlamentares.
E o nosso povo ohh!🐑🐑🐑
Sim, LULADRÃO pediu e forçou. Aliado ao comunismo chinês e russo, teocracia assassina do Irã e ai enta colocar o Brasil como aliado do TOTALITARISMO, e depois, implantar uma Venezuela aqui. Vai cair brevemente. Aliás, venho dizendo há tempo q vão pra banha quente.
Sua mãe
Zuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuurra mais!!!
Mais um bobalhão puxa saco !!!!
Esse petralha é representante dos ASSALTANTES DOS APOSENTADOS E INVÁLIDOS e doente mental.
Tá com medinho, hein, #jeguePTba???
Postar um comentário