Artigo, Silvio Lopes - Chance final

Ilustração de Dinhos Laskoski, blog Outros Quinhentos, disponibilizados no Google.

Desde a criação do mundo, temos de certo modo conceitos claros do que sejam (e representem), a luz e as trevas. 

Tivemos períodos considerados de vigência da luz, como o próprio movimento iluminista do século XVIII, tido como o" século das luzes", e o vasto período da Idade Média (século IV ao XV) taxado como ," século das trevas", de ruínas e flagelos. Nem um, nem outro, seguramente, ou só produziram luz, ou unicamente trevas. 

O mundo hoje, se bem observarmos, flerta muito mais com o conceito de trevas, que de luz. O Brasil, então, parece mais próximo de se casar definitivamenre com o mal (as trevas) ao tempo em que se divorcia espantosa e rapidamente do bem (as luzes). 

CLIQUE AQUI para ler mais.

2 comentários:

M. Esther TeixeiraCorrea disse...

Caro Políbio
Texto excelente. Em poucas palavras o autor disse tudo com maestria.
Esther

Anônimo disse...

Lúcido. Esclarecedor, expõe o resultado do avanço do mal, do avanço das trevas.
Expõe a nossa realidade, a realidade que prospera no nosso Brasil, no mundo Ocidental e entre povos de muitas outras regiões.
Muitos se deixam seduzir pelas benesses imediatistas oferecidas pelos agentes do lado escuro da força.
Quero o meu agora e o resto não interessa, ideia que a muitos às trevas levam.
Em sequencia a Isaías, é possível constatar a inversão de valores fazer os iludidos acreditarem ser a Porta Larga o seu caminho natural, sem sequer querer ouvir a simples menção da alternativa da Porta Estreita - brigam e esbravejam.
São esses que chamarão o Criador de injusto à simples menção do último livro do evangelista João, quando algo a respeito escutam.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/