O ministro da Economia, Paulo Guedes, disse ontem que o Brasil vai continuar tentando fazer mudanças no Mercosul. Segundo ele, o governo brasileiro busca “modernizar” o bloco econômico, mas tem encontrado resistência da Argentina. O bloco é formado por Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai.
“A nossa posição é de avançar. Nós não vamos sair do Mercosul. Mas nós não aceitaremos o Mercosul como ferramenta de ideologia. O Mercosul tem uma proposta muito clara: é uma plataforma de integração na economia global. Se ele não entregar esse serviço, nós vamos modernizar, os incomodados que se retirem”, disse o ministro ao participar, de modo remoto, do evento O Brasil quer Mais, promovido pelo International Chamber of Commerce, a Câmara de Comércio Internacional.
O Brasil tem proposto a redução da tarifa externa comum (TEC) em 10% para todos os produtos, enquanto a Argentina defende que apenas parte das mercadorias sejam incluídas na redução.
Um comentário:
Mercosul só vai valar a pena quando a Argentina, Chile e os países da América do Sul largarem o esquerdismo doentio e atraso e virarem países capitalistas, liberais e desenvolvidos. Até lá, o Mercosul será um mero grupo burocrático de países medíocres e fracassados.
O Chile que era o país mais liberal da América do Sul, era o 7º país mais liberal do mundo, agora caiu no golpe da esquerda bolivariana e aprovaram uma constituição nova com viés esquerdista igual o Brasil fez em 1988.
A Argentina agora um Peronismo atrasado e idolatram um ex-presidente que já morreu há décadas e não transformou o país em uma nação soberana e desenvolvida.
O único país da América do Sul com potencial é a Colômbia, que conseguiu superar os anos de narcotráfico, mas ainda é um país com muitas favelas e até hoje não conseguiu urbaniza-las de alguma forma.
O Brasil é um país que tem potencial para ser o maior do hemisfério sul. Deveria ser Brasil, África do Sul, Índia e Austrália os 4 maiores potências do Hemisfério Sul. Um de cada continente. América, África, Ásia e Oceania.
Postar um comentário