Bolsonaro diz que vetará projeto que permite venda de terras para estrangeiros. E denuncia: "Vender é ato impatriótico"

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta quinta-feira, em transmissão semanal ao vivo nas redes sociais, que irá vetar o projeto de lei que facilita compra, posse e arrendamento de propriedades rurais no Brasil por pessoas físicas ou empresas estrangeiras, caso seja aprovado pelo Congresso.

“Você acha justo vender terras aqui para estrangeiros? Se você vender terra para estrangeiro ele nunca mais vai revender para ninguém, vai ser território dele”, afirmou.

“Não pode acontecer isso no Brasil. Passou no Senado... vai para a Câmara, se a Câmara aprovar tem o veto meu. Aí o Congresso vai derrubar ou não o veto. Falta patriotismo para nós. Não podemos permitir que o Brasil seja comprado”, acrescentou.

O projeto, de autoria do senador Irajá (PSD-TO), indica que a aquisição de terras por estrangeiros deverá ser limitada a 25% do território dos municípios e ocorrerá mediante o cumprimento de sua função social.

O texto foi aprovado de surpresa pelo Senado esta semana e enviado à Câmara dos Deputados.

45 comentários:

Anônimo disse...

MAS, as altas esferas desta MONARQUIA compram com dinheiro do trabalhador daqui imóveis fora do Brasil!

Quem são os "patriotas", na verdade?

Anônimo disse...

Vender terras para estrangeiros é abrir mão de nossa soberania. O presidente está certíssimo e o Congresso não atua em favor dos interesses do povo brasileiro. Veja o exemplo da Argentina, onde os comedores de morcego tem uma base de "pesquisas" onde é vedada a entrada de qualquer autoridade daquele país. Não podemos permitir que o dragão vermelho tome de assalto nosso amado Brasil, corrompendo autoridades em busca de seu projeto totalitário de domínio a nível mundial. Fora imperialistas!!

Anônimo disse...

Puxa vida! O Presidente descobriu, finalmente, que tem poder de veto e que se derrubarem o veto dele, ficarão como responsáveis pelo ato impatriótico. Ou será que ele sempre soube disso e aquilo que não vetou e assinou de primeira (como a lei Mandetta/Moro) foram escolhas dele mesmo?

Anônimo disse...



Não apenas um ato impatriótico, um crime de lesa pátria e alta traição. Essa gente que vive provocando segregações e incentivando a marginalidade em nosso país são inimigos dos brasileiros e estão loucos para comprar terras no Brasil. Vamos permitir que esses inimigos venham para dentro do nosso país? E se o Presidente vetar e eles aprovarem assim mesmo, esperamos que os militares tomem atitude, pois isso é questão de soberania. Não podemos permitir que esses que estão provocando esse inferno em nosso país e que estão loucos pela a Amazônia se infiltrem em nosso país.


Ze do Embau disse...

Tem q fazer alguma coisa mesmo senao os nossos politicos traidores mancomunados ao stf vao entregar o pais pra china.

Anônimo disse...

Senadores lesa-pátria, entreguistas.
Onde passa um boi, passa uma boiada.

Anônimo disse...

ok, vai vetar, mas quem aprovou o projeto pode derrubar o veto, é isso?

é piada, perda de tempo, desperdicio de dinheiro publico ou só surrealismo brazuca mesmo?

que linda a nossa democracia...

igualmente a relação Senado X STF, construida para nao dar certo, ou dar certo para eles...

só o Senado pode impichar capa preta do STF e só capa preta do STF pode processar senador...

o que voces acham que pode sair dai desse arranjo maravilhoso de prerrogativas?

o povo ficou de fora dessa maravilhosa regra, porque, tolo, so pode assistir as duas inxtituixões resolverem entre si as suas pendengas...

o constituinte foi severo, nao deixou nem um pedaçinho de poder para o povo nessa festa...

o povo pode eleger os senadores, que depois de eleitos mudam e quem os elegeu nao tem sequer o poder de recall...

é uma maravilha...

vamos direto ao parlamentarismo entao, ja que presidente da Republica esta mandando menos do que o sindico do meu predio, que espalhou cartazes de obrigatoriedade do uso desses panos na cara a que chama de mascaras por todo o condominio sob penas severas...

me sinto morando num Gulag soviético...

Anônimo disse...

DESDE JÁ VAMOS PUBLICAR TODOS OS DIAS O NOME DOS VENDILHÕES!
============================================================

IMAGINE SÓ OS TRAIRAS QUEREM VENDER 25 POR CENTO DO BRASIL! HOJE!
AMANHÃ QUANTO MAIS? POR QUANTO "VENDERAM",QUAL O PIXULECO?

INACREDITAVEL,COMO NO VIDEO, XI JINPING QUER O PLANETA TODO
AGORA SÓ ESTA DANDO SUSTO,DEMONSTRANDO PODER, TEMOS QUE PUBLICAR OS NOMES DOS VENDILHÕES DA PATRIA.

Anônimo disse...

Para surpresa alguma, este Irajá é cria da Kátia Abreu, aquela que era considerada "conservadora", mais nada era do que uma farsante, pois logo que pode "apetralhou-se", virou TRAÍRA e se tornou irmãzinha de infância da Dilma.

Anônimo disse...

Pelo menos ISSO, Bolsonaro!! Depois de quase um ano de vexame internacional acerca da Pandemia, onde, por causa da sua incontornável estupidez ao falar, é tachado de "Negacionista", de "Genocida", finalmente emite declaração coerente!!

Anônimo disse...

Finalmente o Bolso deu uma dentro, deve ser milagre de Natal!!!

Anônimo disse...

SOU RADICALMENTE CONTRA A VENDA DE TERRAS PARA ESTRANGEIROS. ELLES NÃO TEM NADA O QUÊ FAZER AQUI. VÃO SE FUDER.

Marat da Silva disse...

"FUNÇÃO SOCIAL" existe artifício mais genérico e comunista que esse?
.
Quando vejo essa expressão me vem à mente outra que por analogia é:
"A função romântica do estupro."

Anônimo disse...

Bah... facinho burlar...
Pega um testa de ferro, cria uma empresa limitada ou uma s.a. ...
E tá feito o bagúio

Anônimo disse...

Se depender dos votos dos 54 Deputados do PT, dos Deputados do PSOL e do PCD do B não passa na Camara. Mas de depender do "centrão" do minto, passa.

Anônimo disse...

Lembrando que o PSD do Senador Iraja do PSD, assim como o próprio PSD é da base aliada do governo minto tanto na Camara como no Senado.

Anônimo disse...

Informe o nome dos canalhas corruptos que votaram a favor desta barbaridade. Merecem fuzilamento em praça pública

Anônimo disse...

Atraso nível PT.

Anônimo disse...

Patriotismo: o último reduto dos patifes, milicianos, corruptos, covardes.

Anônimo disse...

Os chineses já nos deram a Pandemia, agora querem nos tirar a soberania! Predadores, são Aliens em sua versão o 12º passageiro, os outros 11 já os defendem.

Anônimo disse...

Vender é ato impatriótico??? É mais do que isso, é o propinoduto Chinês em ação, chineses prospectaram onde estão os corruptos em cargos-chaves no Brasil, de ministros do STF, governadores como Dória et allii conhecidos, juízes, Senadores, Deputados Federais, prefeitos em municipios de interesse, generais do "selva só da boca para fora", acertaram seus valores e partiram para as ações! Se o PCC corrompeu até o judiciário americano, imaginem a barbada para eles corromper no Brasil!

Anônimo disse...

É um burro, idiota, obscurantista. Não há prejuízo algum à soberania nacional, e se trata de xenofobia pura. Tem estrume na cabeça.

Anônimo disse...

Onde se lê "estrangeiros", entenda-se "chineses", principalmente.

Anônimo disse...

Mais um motivo para o sul se separar. Nortistas, pensam como nortistas, tem problemas de nortistas.

Anônimo disse...

Texto aprovado "de surpresa" pelo Senado???? Surpresa só para os otários, pois os ratos do Senado "tem método"! Se o PCChinês comprou até boa parte do judiciário americano, comprar senadores brasileiros, onde dos 81 senadores, 50 são corruptos notórios para eles foi uma "barbada"! E por enquanto parece que ainda nem precisaram usar os "préstimos" do General Mourão, grande admirador confesso da China, mais que, com certeza vai colocar as suas unhas de fora e forçar de todas as formas Bolsonaro a aprovar este "patriótico projeto xing ling"!

Anônimo disse...

262 anos da morte de Sepé Tiaraju

Por Celso Deucher

Nossa história de libertação do Sul vem de longe… Nascemos todos Guarani e Ges… De muitas povos e nações… Vinhamos ao mundo Guaianás, Ibiraiaras, Caaguás, Arachãns, Carijó, Tapes, Pampeanos, Kaiguangues, Xocklengs, Charruas, Caiuas, Minuanos, Mbyas, Xiripas, Xetas, Guenoas, Yaros, Mboanes e Chanás, entre tantos outros. Falávamos várias línguas e muitos dialetos… Tínhamos nosso próprio modo de vida. Nossa casa era a imensidão do mar verde da floresta Sulista. Nosso teto sempre foi as galhadas majestosas das araucárias. Éramos livres e não admitíamos que ninguém nos tolhesse o direito de andar e viver em plenitude em nossa própria terra.

Desde o dia em que o espanhol Vicente Yanes Pinzon, em 1499, aportou nas terras mais tarde chamadas de Brasil, nosso modo de vida passou a ser ameaçado. Logo viriam os aventureiros e súditos de reis e reinos distantes tentando impor a Povo Sulista uma outra cultura, sacrificando nossos usos costumes e tradições ancestrais. Com armas muito superiores as nossas, aos poucos foram tomando conta deste território, matando e expulsando os verdadeiros donos da terra… E por isto, como reação a esta usurpação, surge o sentimento de autodeterminação Sulista, que remonta o século XVI. Foram os chamados Movimentos nativistas de defesa da nossa terra e da nossa gente.

O primeiro e mais importante movimento organizado surgiu no que hoje conhecemos por Paraná e parte de Santa Catarina. Sob a liderança do Cacique Guayracá, primeiro herói Sulista. Formamos uma primeira Confederação de Aldeias e Povos e sob a liderança de Guayracá criamos um exército de mais de 100 mil compatriotas. Combatemos heroicamente de 1550 a 1601 os Espanhóis que pretendiam anexar este território. Enfrentamos e vencemos muitas batalhas, principalmente contra as tropas de Irala em 1554, de Nuflo de Chaves em 1555, de Alonso Riquelme em 1561, de João de Garai em 1576 e de Hermando Saavedra em 1601. Neste primeiro ciclo de lutas contra os invasores perdemos nos campos de batalha mais de 80 mil compatriotas. Mas ficou marcada a nossa divisa de luta, na frase do grande líder Guairacá: “Esta terra tem dono”.

A partir de 1601, aos inimigos do Sul juntam-se os portugueses, que também, nada mais queriam, que escravizar nosso povo e se apropriar deste território. Nós, através de uma aliança com os Jesuítas, criamos as primeiras missões guaraníticas e nelas construímos uma magnifica civilização. Objetivando a defesa deste território e de nosso povo, erguemos uma grande Confederação de Missões, que mais tarde ficou conhecida como a “República Del Guaíra”. Nesta organização social, criamos o comércio, as instituições jurídicas, as artes, a moeda, uma economia forte e pujante. O Sul floresceu com a expectativa de um grande futuro. De 1610 a 1628, foram fundadas diversas Missões. Entre elas, as que tiveram maior expressão estão Nossa Senhora de Loreto do Pirapó, San Ignácio Mini, San Jose, San Francisco Xavier, Nuestra Señora de la Encarnación, San Miguel, Jesus Maria de Guaraverá, San Antonio, San Pablo del Ivagy, São Tomé, Sete Arcanjos, San Pedro de los Piñares e Nossa Senhora da Conceição.
Sepé Tiarajú, herói Sulista.

Anônimo disse...

Não tardou a repressão. Novamente, tanto espanhóis como portugueses passaram a tramar contra o Povo Sulista e atacaram nosso território. Lutamos heroicamente contra os Encomenderos espanhóis e os traficantes de escravos portugueses. Fomos cruelmente espezinhados pelos exércitos inimigos e praticamente dizimados. Em 1629, somente as duas maiores e mais antigas missões da Confederação estavam de pé: Nossa senhora do Loreto e San Ignácio Mini. Com nossos inimigos nos perseguindo e fechando cada vez mais o cerco, não tivemos outra opção, senão fugir. Foi uma fuga sofrida.

Construímos mais de 700 embarcações e através do Rio Paranapanema mais de 12 mil compatriotas tiveram que se arriscar para não ser chacinados. Na chamada “Marcha dos Catecumenos”, estes 12 mil irmãos foram praticamente dizimados por emboscadas, vítimas de inanição e de inúmeras doenças e agruras da mata virgem. Apenas 4 mil de nós chegaram em segurança as Missões de “Natividad del Acaray” e de “Santa María del Iguazú”, onde hoje se situa nossa valorosa cidade de Foz do Iguaçu. Em todo nosso território tombaram em batalha ou foram capturados como escravos, mais de 100 mil compatriotas.

Tempos depois, em 1632, nosso povo voltou a se reagrupar e criou novas missões desde o Rio Paraná até o Rio Uruguai, incluindo parte do Paraguai e Argentina. Era o renascimento do sonho Sulista através da construção de uma outra Confederação: Os Trinta Povos. Em território Sulista, fundamos os Sete Povos das Missões ou a Confederação das Missões Orientais. Faziam parte desta nova Confederação, São Francisco de Borja, São Nicolau, São Miguel Arcanjo, São Lourenço Mártir, São João Batista, São Luiz Gonzaga e Santo Ângelo Custódio. Através destas missões progredimos muito em todas as áreas do conhecimento humano. Honramos nossa terra ancestral construindo uma grande civilização.
Como de costume, nossa paz logo foi ameaçada, mais uma vez pelos dois reinos distante: Espanha e Portugal, que eram Brasil. Em 1750 estas duas potencias assinam o Tratado de Madri e sem nos consultar, decidem que as terras em que vivíamos passariam para o domínio Português, nosso principal inimigo naquele momento. Simplesmente recebemos a ordem para abandonar tudo e fugir de nosso próprio território.

Esqueceram que em nossa cultura as terras ancestrais são um bem inegociável e portanto não podem ter dono de além mar. Afinal os filhos da terra são os donos da terra. Em nossa fé e cultura, quando uma pessoa morre ela se transforma em terra. Portanto em nosso território estão nossos antepassados e por isto, esta terra é parte de nós.

O trabalho de demarcação das fronteiras se iniciou em 1753. De imediato, sob a liderança de nosso grande herói Sepé Tiarajú, organizamos a resistência e mais uma vez fomos a guerra. A peleia grossa se inicia em 1754 e segue até 1756. Lutamos contra dois grandes exércitos fortemente armados, mas sem honra. No dia 7 de fevereiro de 1756, na batalha de Caiboaté, nosso líder maior, Sepé Tiarajú, é covardemente assassinado. Neste mesmo dia, após a morte do líder, outros 1500 compatriotas foram chacinados.

Lutamos ainda mais três meses e em maio daquele ano, os exércitos inimigos se juntam na fronteira com o Uruguai e dizimam nossos batalhões de compatriotas. Mais uma vez, mais de 30 mil irmãos de luta perdem a vida peleando bravamente pelo nosso chão sagrado. Nossos filhos, esposas e velhos, que não morreram de fome, frio, doenças e ataque de animais bravios, fugiram para bem longe do alcance dos inimigos.

Neste dia 7 de fevereiro, completam-se 262 anos da morte de Sepé Tiarajú, nosso segundo grande herói da luta Sulista. Tantos séculos depois, cá estamos, lutando pela mesma causa em defesa da nossa terra e da nossa gente. Hoje organizados em um movimento de libertação, usamos a mesma divisa de guerra de Guairaca e Sepé e mantendo viva o grito: “Co Yvy Oguereco Yara”… Esta terra tem dono, por que o Sul é o nosso País. Basta de Brasília!!!

Anônimo disse...

Um absurdo o que este congresso aprovou, ainda bem que temos um presidente sério e honesto para vetar isso!

Anônimo disse...

Duvido muito que Bolsonaro consiga reverter isso, ele não manda nada, quem vai decidir é o STF, eles que mandam hoje no país.

Anônimo disse...

Este é o governo liberal.

Anônimo disse...

Isso é a novilíngua. Bolsonaro é esperto assim dá negociar melhor a comissão. kkkkkkk

Anônimo disse...

Comentário longo ninguém lê

Anônimo disse...

>>

Suprema burrice!! É um tremendo retrocesso. Parece até coisa de petista.

O estrangeiro que comprar terras aqui não poderá leva-la embora, e para compra-la trará dinheiro para o país.

No mais, se o proprietário, seja de onde for, pagar os impostos em dia e respeitar a legislação, qual o problema?

<<

Anônimo disse...

O bugrão Sepé Tiaraju tinha o espírito libertário, terrunho, nativista dos gaúchos, já o bugrão Mourão, como ele mesmo se auto´denomina, muitos generais seus admiradores e seus dependentes intelectuais eternos sabem muito bem que o espírito dele é globalista, logo totalmente oposto ao do indio Sepé!

Anônimo disse...

Frutas para o indio Sepé era guabirova, araticum, sete-capotes, araçá, todas frutas da querência, já para o indio Mourão, brasileiros de todos os rincões dizem que a fruta preferida dele e de alguns de seus destacados colegas é a melancia!

Joel Robinson disse...

Você não leu o livro do Sepé se tivesse lido saberia que nos os europeus imigrantes somos os invasores e o Sepé era o dono da terra...ridículo

Joel Robinson disse...

é um babaca esse bolsonerus infectus; e os laranjas??? que já dominan as terras do centro oeste

Anônimo disse...

A esquerda comunista morreu de inveja.

Anônimo disse...

Irajá, aquele que veio acompanhar a internação da mãe, Katia "Dilmoca" Abreu, no Sírio Libanês de São Paulo, e aproveitou a estadia para dopar uma modelo no Café De La Musique, e em seguida levá-la a um hotel para transar, o que caracterizaria estupro de vulnerável ? Ah... Só pra saber.

Anônimo disse...

O Senado aprovou?Será que rolou muito Lobe$?Quem votou a favor de uma barbaridade dessas? Poderia dar o nomes dos vendilhões do Templo,digo, da Pátria.

Anônimo disse...

"Se é a vontade do povo brasileiro eu promoverei a Abertura Política no Brasil. Mas chegará um tempo que o povo sentirá saudade do Regime Militar. Pois muitos desses que lideram o fim do Regime não estão visando o bem do povo, mas sim seus próprios interesses."

General Ernesto Geisel

Anônimo disse...

Nao sabia que o Sepé foi escritor. Ridículo

Anônimo disse...

Depois que o miniministro sem votos utilizou a palavra obscurantista os devogadozinhos noventistas a repetem com entusiasmo.

Klauss disse...

Presidente eleito Bolsonaro deve vender todo Nordeste, Norte e de bônus, o Acre. Viva o Atrasil.

Anônimo disse...

E você ainda não descobriu que o veto do Presidente pode ser derrubado?

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/