Artigo, Fernão Lara Mesquita - O povo tem o direito de auditar o resultado eleitoral, seja qual for

- O artigo e a ilustração são do blog O Vespeiro.


Domingo o problema era um. Na segunda passou a ser outro. E tem “ataque hacker”, aqueles a respeito dos quais nunca se chega a conclusão nenhuma, pra todo tipo de conveniência, de chinês e russo a “miliciano antidemocrático”, passando até por português, ouve lá! Tudo só para confirmar o resumo da ópera: sobre a questão das urnas é ocioso discutir tecnicalidades, a questão é de princípio. Qualquer sistema que o cidadão comum não possa aferir com seus próprios olhos num suporte inteligível para o comum dos mortais; qualquer um que o faça ter de aceitar a palavra de alguém para lhe “garantir” o que aconteceu ou não aconteceu, não serve. É como trata a questão a constituição da Alemanha. E eu estou de pleno acordo.

Quanto aos que vêm “inimigos da democracia” debaixo da cama, é bom lembrar: não precisa mais que esse decreto esdrúxulo declarando o voto impresso “inconstitucional” para “semear a duvida sobre as instituições democráticas e desmoraliza-las aos olhos dos cidadãos”.

9 comentários:

Anônimo disse...

Mas parece que o STE quer punir quem coloca em dúvidas a eleição? Como assim? Então não temos o direito de pedir auditoria, voto impresso e transparência? Sabemos que esse sistema foi criado na Venezuela para garantir as vitórias de Chaves e Maduro e expandido para a América do Sul e até os USA.Em breve saberemos toda a trama e sujeira que aconteceu nas eleições americanas, em que a fraude atingiu níveis exorbitantes!!

Anônimo disse...

Gasta-se tanto dinheiro com lagostas e vinhos premiados.
Gastou-se uma fortuna na tal BIOMETRIA que, ao final, nem foi usada, por questões higiênicas!
Que se gaste um pouco em impressoras.
Nem precisaria ser em todas as urnas. Uma ou 2 impressoras por colégio eleitoral.
Faz-se a conferência por "amostragem" - as correições do poder judiciário são feitas assim.
Se nas amostras estiver tudo certo, é provável que tudo esteja.
Se encontrada irregularidade, aí sim, esmiuça o restante!
Por que Não??!
Não é por causa do custo!
Só pode ser medo!
Medo do que?
Do que vão encontrar errado.
Aí está a suspeita do eleitor!

Anônimo disse...



Um sistema totalmente vulnerável que qualquer hacker pode invadir e alterar dados, mas a população tem que confiar nesse sistema e não tem sequer o direito de duvidar da legalidade da disputa eleitoral. E ainda dizem que é inconstitucional o voto impresso. De onde eles tiraram essa inconstitucionalidade, pois o que temos na Constituição é o Princípio da Publicidade em que todos os atos da Administração Pública tem que ser público e notório, ou seja, a Administração Pública tem o dever de dar publicidade aos seus atos. Negar transparência à eleição não é fere o Princípio da Publicidade explícito na Constituição de 1988?

Anônimo disse...

Hipoteticamente, o processo eleitoral eleitoral pode ser comparado a um processo judicial onde a sentença aparece pronta e as partes não conhecem e não podem ver as provas que embasam a sentença.

Anônimo disse...


Quanto mais o STF e o TSE forem contra a impressão do voto mais o povo vai exigir a impressão do voto. Não existe na democracia, esse negócio de confiar na palavra, pois democracia não é jogo do bicho. Todos os atos, dos 03 poderes, devem ser auditados e fiscalizados.

Chico Valente disse...

Você tem que acreditar no que eu quero e eu só falo o que eu quero e você tem que acreditar e também querer o que eu quero.
De nada adianta você querer acreditar em algo que eu não quero que você acredite, pois o que eu quero é o que você tem que querer.
Eu quero e pronto! Nós estamos em uma democracia e por isso você tem que acreditar no que eu quero que você acredite. De nada importa em quem você votou já que o seu voto foi para o candidato que eu quero e a democracia assim funciona. Fora disso eu digo que é inconstitucional, afinal eu tenho o poder vitalício que me foi conferido pelo poderoso do dia, ou de um dia.
Agora você deve voltar ao trabalho sem resmungar.

Anônimo disse...

É COMO QUERER:

- PROIBIR DE CONFERIR O TROCO NO BANCO

- PROIBIR DE CONFERIR O PESO DO PACOTE DE ARROZ OU FARINHA

- TIRAR A BALANÇA DO AÇOUGUEIRO DA VISTA DO COMPRADOR...

- PROIBIR O CLIENTE DE PEDIR EXTRATO DE CONTA DE SUA CONTA BANCARIA

-PROIBIR O ELEITOR DE CONFERIR SEU VOTO

SÓ TROUXA

SÓ OTARIO

VAMOS PARA AS RUAS OU SE DEIXAR PARA DEPOIS, "ESTARA FORA DE PRAZO"

ESTÃO RINDO, MAS AGORA IRÃO SE ASSUSTAR,QUEREMOS CONFERIR

E OS VOTOS DEVEM SER CONTADOS COM PUBLICO CONFERINDO

POVO SE PREPARE, OU TUDO SERA INUTIL!

Anônimo disse...

-DECIFREM-ME OU VOS DEVORAREI...KKKKKK...de novo...outra vez

diz a urna para a plebe ignara

Anônimo disse...

UMA INFÂMIA COMPARAR ELEIÇÃO FALSEADA COM JOGO DO BICHO!
=========================================================

CHEGA AO BRASIL DOM JOÃO VI,e CRIOU o JARDIM BOTANICO E ZOOLOGICO
===========
UM BELO DIA,OUVIU-SE NA ESCURIDÃO:
-FAÇA-SE O JOGO DO BICHO!
E o JOGO DO BICHO SE FEZ!

SE DEMOCRACIA FOSSE SÉRIO COMO JOGO DO BICHO NÃO TERIAM DEPUTADOS ANÕES ACERTANDO NAS LOTERIAS DO GOVERNO TODAS AS VEZES.

FAZ FAVOR DE NÃO OFENDER OS "CORRETORES ZOOLÓGICOS"

ALGUEM JA VIU FRAUDE EM JOGO DO BICHO?, INSTITUIÇÃO NACIONAL RESPEITAVEL E SÉRIA , BICENTENARIA, MAIS DE DUZENTOS ANOS...

DEPUTADOS JÁ VIMOS, MAS ALGUEM JÁ VIU CORRETORES DO JOGO DO BICHO COM AS CUECAS CHEIAS DE DINHEIRO?

ENTÃO RESPEITEMOS OS QUE DEVEM SER RESPEITADOS E EXPURGUEMOS OS LADRÕES E CORRUPTOS QUE AINDA PORVENTURA EXISTAM!

ASSIM SEJA!



https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/