Artigo, Astor Wartchow - Pandemia politizada

- O autor é advogado no RS.

A politização da pandemia tem atingido níveis surpreendentes e agravado a discórdia social. Não é exclusividade nacional. Em todos os lugares estão exacerbados os ânimos e a precocidade de avaliações e responsabilizações.

Na Europa, especialmente, desde os primeiros dias da crise sanitária, antes mesmo do reconhecimento como uma pandemia, já havia expressivos debates acerca das atitudes das autoridades.

Especialmente, tocante à extensão e à intensidade de inúmeras restrições sociais, ainda que a título de prevenção, todavia acusadas (as autoridades) de práticas de exceção e abuso de poder.
Ainda em março, o filósofo italiano Giorgio Agamben afirmou que "os homens, acostumados a viver em permanente crise, não percebem que a vida foi reduzida à condição biológica, perdendo suas dimensões social, política e emocional. Uma sociedade em permanente estado de emergência, diz, não pode ser livre."

CLIQUE AQUI para ler tudo.

4 comentários:

Unknown disse...

Como a direita é a centro direita governa a maioria dos paises no planeta a esquerda parece que viu na pandemia a chance de desgastar os governantes e poderem assumir adianta o poder. V3ja como a esquerda até em todos eles e particularmente Brasil e Estados unidos . Quem sofreu vom isso foi o povo. Lamentavel

Anônimo disse...

No Brasil, a população NÃO leva a sério QUALQUER recomendação das "autoridades" por uma razão simples: nossas "otoridades" só querem nos roubar.
Não oferecem contrapartida dos elevados impostos.
Estabelecem normas absurdas e ridículas.
Ainda que o isolamento fosse a solução: ninguém acredita nessas quadrilhas que tomaram Brasília de assalto.
Mas, ... para piorar.. .. tudo é especulação. Até em países, com dirigentes bem intencionados: ninguém sabe nada. Estão perdidos.
Aí, levamos "uma vantagem": nossos dirigentes NÃO estão perdidos. Só estão pensando em como lucrar em cima da gente por conta da pandemia!

ganhatudo disse...

Tem outro vírus que não tem medicamento específico, ao menos até agora; é o do politização da pandemia e de outras coisitas mais.

Anônimo disse...

é uma pena o professor, o filósofo,
o poste do lula não ser nosso presidente.

se fosse com ele esta crise não estaria acontecendo.
a estas alturas o corona já teria um grande cargo no governo
e estaria tudo tranquilo.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/