O chefe da Procuradoria Geral da República, Rodrigo Aras, afirmou, em entrevista a Pedro Bial, que as Forças Armadas podem intervir em um Poder quando este “invade a competência” de outro Poder, como é o caso, atualmente, do STF, conforme explicou na semana passada o jurista Ives Gandra Martins.
Nas redes sociais, as rãs pedem a aplicação do 142 para defender Bolsonaro.
A declaração de Aras foi dada ao explicar sua interpretação do artigo 142 da Constituição, que define o papel das Forças Armadas.
Segundo o procurador-geral da República, o artigo define as Forças Armadas como garantidora dos Três Poderes, com atribuição para intervir quando um Poder intervém em outro:
- As Forças Armadas, no plano constitucional, atuam como garantes da Constituição. Quando o artigo 142 estabelece que as Forças Armadas devem garantir o funcionamento dos Poderes constituídos, esta garantia é nos limites da competência de cada Poder. Um Poder que invade a competência de outro Poder, em tese, não há de merecer a proteção desse garante da Constituição, porque, se esses Poderes constituídos se manifestarem, dentro das suas competências, sem invadir a competência dos demais Poderes, não precisamos enfrentar uma crise que exija dos garantes uma ação efetiva de qualquer natureza.
Questionado se o Brasil está próximo de um cenário desses, Aras foi evasivo:
- Não será este procurador-geral da República o catalizador de uma crise institucional desta natureza.
46 comentários:
mimimi, podem não.
Coisa mais estapafúrdia. Forças Armadas garantirem a constituição somente em ditaduras.Quem garante a constituição é o STF quer queiram ou não.
Esse procurador do governo só dá bola fora.
Igual ao ministro da justiça entrar com HC para o ministro da educação.
Esse HC deve ser solicitado pela AGU.
Pede para sair digníssimo!
Podem e devem quando for necessário,está na constituição (mesmo alguns se fazendo de cegos) mas apenas da maneira como Ives Gandra Martins disse, em casos específicos onde um poder invade o poder do outro e não com tanques nas ruas e nem o comandando do exercito virando presidente.
https://www.oantagonista.com/brasil/em-nota-aras-diz-que-constituicao-nao-admite-intervencao-militar/?desk
Se pode, o trouxa, vai perder a vaga no STF e a fungão de PGR....
Golo contra do PGR
Alguém avisa o PGR que ele pode ser cassado pelo Congresso
mimimi, podem sim.
Não só podem como devem, inclusive acho que isso deveria estar explicitado na constituição.
Parece que o PGR atua com advogado do bozo
Poxa, Políbio, até que enfim vão usar a nossa Carta Magna do jeito que Ela deve ser usada.
O PGR tá disputando uma vaga no STF já para novembro no lugar do Celso de Mello?
O que não faz uma pessoa para ganhar uma vaga no STF....
Para quem será a vaga do STF para o filho do Ives Granda ou para o PGR?
Mimimi, pode sim
Em nota, Aras diz que Constituição ‘não admite intervenção militar’:
Brasil 02.06.20 - O Antagonista
Diante da repercussão das suas declarações ao programa de Pedro Bial, Augusto Aras divulgou uma nota para dizer que a Constituição “não admite intervenção militar”.
A nota fala em “interpretações feitas” a partir da fala do procurador-geral da República de que as Forças Armadas poderiam intervir em um Poder quando este “invade a competência” de outro Poder.
Até agora, as decisões de Aras foi para proteger Bolsonaro e pessoas próximas. O Brasil inteiro está de olho bem aberto em seus propósitos.
Faz mais de 6 anos de crise e os analfabetos ainda não entendem que o 142 não permite golpe militar.
Se continuar nessa balada, esse PRG vai ser mais engavetador geral da nova rebublica. O Primeiro foi Geraldo Brindeiro do governo FHC, abafou tudinho contra o FHC...burro foram lula e a dilma, com esse "papo" de "republicanos" ao escolher o primeiro da votação da lista triplice do MPF.
Só tomara na b*nda, ou seja, arrumaram uma cadeia para o lula e uma impedimento para a Dilma.
Corruptos de direita como FHC e TEMER saíram de "lombo liso" e pousam de "santinhos" pq indicaram PGR do time deles...
Finalmente alguem com autoridade colocando o pingo nos is. Talvez a gente ainda tenha como evitar o agravamento da crise que o STF esta provocando.
NOTA PÚBLICA
A propósito de interpretações feitas a partir de declaração ao programa Conversa com Bial sobre o artigo 142 da Constituição Federal, o procurador-geral da República, Augusto Aras, afirma:
A Constituição não admite intervenção militar. Ademais, as instituições funcionam normalmente. Os Poderes são harmônicos e independentes entre si. Cada um deles há de praticar a autocontenção para que não se venha a contribuir para uma crise institucional. Conflitos entre Poderes constituídos, associados a uma calamidade pública e a outros fatores sociais concomitantes, podem culminar em desordem social.
As Forças Armadas existem para a defesa da pátria, para a garantia dos Poderes constitucionais e, por iniciativa de quaisquer destes, para a garantia da lei e da ordem, a fim de preservar o regime da democracia participativa brasileira.”
O editor ainda não foi informado...
Um barril de pólvora, senão intervirem agora, iremos todos para o fundo do poço.
Isso é mais do que claro. As Forças Armadas são garantidoras dos três poderes e se um invade a competência do outro, é portanto, dever das Forças Armadas intervirem não permitindo essa invasão de competência. Cada um em seu devido lugar.
USAR AS MESMAS ARMAS DO INIMIGO? POLÍCIA FEDERAL ATRÁS DE ANTIFA.
Quando criança, quando não dava para enfrentar no braço, devido à diferença de tamanho e porte físico, eu usava um bom pedaço de bambu!!! É isso que o Governo deve fazer... Revidar, porém, com outras armas! Fez muito bem, o Governo Bolsonaro, em colocar a Polícia Federal na cola desses bandidos! Usou a arma certa! Primeiro usou a caneta bic para exonerar o curitibano que, quando criança, soltava pipa na frente do ventilador. Agora, com a pessoa certa no cargo, acionou a PF!
Água Mole em Pedra Dura...
Sr Políbio, o Senhor é um ótimo jornalista!!! MG e o Brasil agradecem! O 142 está no forno. Quando estiver bem assado, será servido a todos... Para o bem da Nação Brasileira!!! Vai ser igualzinho ao velho e bom chá de boldo, amargo mas resolve na hora certa! Txr62
Podem sim bobão. Primeiro vá aprender a diferença entre Nação, Estado, Pais e Governo....
Anônimo 16:35 Juras que não podem, tens certeza???
CONVERSA MOLE
NÃO ESQUEÇAM SE HOUVER INTERVENÇÃO ACABA A INTERNET, O FACE E O DIABO QUE CARREGUE, TUDO CONTROLADO. ACABA OS BLOGUEIROS TAMBÉM...
CONTROLE TOTAL NA MÍDIA E REDES SOCIAIS...
Forças Armadas podem sim, pois está na Constituição.
Como diz o ditado: cada macaco no seu galho.
Em sempre a i intervenção das forças armadas tem a ver com ato arbitrário ou ditatorial. A constituição prevê essa ação em determinadas circunstâncias. Está parece ser uma delas. O STF vem ultrapassando sua finalidade
Sr Polibio. Porque meu comentario nao foi publicado?
Conta aí, especialista da globo?
O cara deve ter falado isso ontem a noite, mas como ninguém mais assiste globo, só ficamos sabendo agora, no fim do dia.
Aras disse.
NOTA PÚBLICA
A propósito de interpretações feitas a partir de declaração ao programa Conversa com Bial sobre o artigo 142 da Constituição Federal, o procurador-geral da República, Augusto Aras, afirma:
A Constituição não admite intervenção militar. Ademais, as instituições funcionam normalmente. Os Poderes são harmônicos e independentes entre si. Cada um deles há de praticar a autocontenção para que não se venha a contribuir para uma crise institucional. Conflitos entre Poderes constituídos, associados a uma calamidade pública e a outros fatores sociais concomitantes, podem culminar em desordem social.
As Forças Armadas existem para a defesa da pátria, para a garantia dos Poderes constitucionais e, por iniciativa de quaisquer destes, para a garantia da lei e da ordem, a fim de preservar o regime da democracia participativa brasileira.”
Se podem? Porque não o fazem? Uma Instituição não respeita a outra e querem que o povo as respeitem?
Na minha opinião o mais grave aconteceu do Ministro Celso de Mello comparar o Presidente da República Jair Bolsonaro a Hitler. Celso de Mello esqueceu que ele gostando ou não do Presidente Jair Bolsonaro, esse é o representante máximo da Nação. Representa o Brasil no mundo. Celso de Mello deve ser responsabilizado pela leviandade que cometeu pois sabia das consequências dos seus atos.
Confrontado pelas manifestações de vários representantes de instituições, o Araras já deu marcha e desdisse o que havia dito na Conversa com Bial.
"Omem" de palavra, este Araras!!!
MI MI MI podem sim, leia a constituição.
Tu entendeu errado, Polibio...
Podem sim!
Tá com medinho é ...
O PR Bolsonaro jurou solenemente defender a nossa constituição portanto nada de minimo quando o STF corta as asas dele.
Se quando um poder invade o outro pode, imagina com o Executivo tentando manietar os outros dois?
Nosso Presidente é que vai acabar preso se não aprender a se comportar como o cargo exige.
O Aras, muito adequadamente, assumiu e incorporou o poder que lhe compete. Os carinhas do STF, do Senado e do Congresso maximizaram para além de todos os limites os poderes que lhes competem. Só falta o Bolsonaro entender, assumir, incorporar e exercer o poder que lhe compete. Para isso os brasileiros o elegeram. Já imaginaram se o Super Homem ficasse na beirada do muro da vizinha, comendo pastel com caldo de cana, reclamando que o Coringa hackeou o email dele?
O #gaadoPtba Anônimo das 17:11 não leu o Art. 2º da CF!!!
Postar um comentário