Perda de competitividade mobiliza empresários pelo fim do mínimo regional

Favoráveis ao fim das intervenções governamentais na economia, dirigentes de federações empresariais querem a extinção do piso no estado.

Setores como indústria, comércio e serviços discordam da proposta de elevação em 8,12% no piso, conforme reivindicam os sindicalistas. O governo estadual estuda o caso, mas o projeto que define o índice de reajuste deve ser enviado à Assembleia até o fim do mês.

De acordo com o presidente da Fecomércio, mesmo que fosse mantido congelado, ainda estaria 18% acima da média do país, considerando o último aumento do mínimo nacional. A entidade vai se manifestar pela extinção do piso regional, garantiu o presidente Luiz Carlos Bohn. 

A Fiergs considera que a vigência do mínimo regional gera perda de competitividade dos produtos e serviços gaúchos, na comparação com a maioria do estados que não adotam a prática.

9 comentários:

Anônimo disse...

'O mais surpreendente: Favoráveis ao fim das intervenções governamentais na economia, dirige tes de federações empresariais querem a extinção do piso do Estado'.
Interessante é que essas federações querem o fim da intervenção do Estado até ali, até onde os beneficia. Por que então não defendem o fim do Refis (refinanciamento que abate até 90% do imposto devido ou sonegado por empresas), fim de isenções fiscais, fim de financiamentos com taxas diferenciadas em Bancos estatais... tudo isso também é intervenção do Estado na economia, custeado com valor de imposto que todo cidadão paga e que vai para o bolso do empresário. Isso sim é transferência de renda dos mais pobres para os mais ricos, sr. Paulo Guedes. Mas esses parasitas o senhor não tem a coragem (ou a conveniência) de atacar.
Hipócritas!!!

Renato disse...

Na minha humilde opinião que não vai mudar nada,mas mesmo assim vou escrever o minimo deveria ser congelado ou seja não receber aumento este ano e ficar atrelado a ganhos de produtividade.Eu sei que não é facil ser empresario honesto,entretanto não se pode tornar o salario uma coisa extremamente vil pois ai não havera consumo nem poupança e a economia afunda de qualquer jeito.Tanto o RS como o Brasil tem de deixar de ser mero pais exportador e melhorar de forma sustentada a renda do Brasileiro para que haja um aumento do mercado interno e a diminuição de problemas estruturais como a pobreza e a miseria sem isso os demagogos voltam, é tudo o que eles querem uma chance para meter a mão de novo.

Anônimo disse...

O Brasil nunca foi um país competitivo, NUNCA.

O principal problema é EDUCAÇÃO. Falta mão-de-obra qualificada, é deprimente o tamanho da ignorância do povo brasileiro que não sabem nem as funções básicas do estado e do mercado, a opinião e as ações são todas baseadas em achismo.

Também tem o problema da desindustrialização. O Brasil nunca teve uma política INDUSTRIAL de longo prazo, focando em ciência e tecnologia, inovação, produtividade, eficiência, competitividade, diversificação e tudo mais. Só vemos casos pontuais exemplares com a WEG, Embraer, Marcopolo e algumas indústrias que dão exemplo. Deveria ser padrão nacional esse nível administrativo.

E por fim os velhos problema de sempre. Burocracia, Tributação, ineficiência do estado, moeda forte e competitiva, situação fiscal, soberania financeira e bancária, mercado interno aquecido e forte, baixa renda da população, economia pouco estável e sem planejamento com execução a longo prazo e inúmeros outros problemas conhecidos e nunca resolvidos.

Estão tentando resolver o máximo possível em um curto espaço de tempo. Por que o Brasil sempre foi assim, perde-se 10, 20, 30 anos ou mais no atraso e depois quando não tem mais para onde ir porque chegou ao fundo do poço tentam realizar todas as reformas estruturais em um curto espaço de tempo visando somente salvar suas peles para depois voltar a roubar e atrasar o país. Se não quebrar esse círculo viciosos eterno, esse país nunca será competitivo, desenvolvido e moderno.

Anônimo disse...

Elevações no salário-mínimo somente causam desemprego. Um jovem que entra no mercado de trabalho, totalmente inexperiente, não gera produção suficiente para receber um salário-mínimo nos patamares atuais.

Anônimo disse...

Desculpa para roubar o pobre trabalhador brasileiro! É exatamente isso que o ministro que chamou os trabalhadores brasileiros quer.

Anônimo disse...

Com um impostos de 38% e combustíveis a preço de Ouro e o governo dando carne do povo brasileiro para os chineses, o Brasil continuará miserável. Igual ao PT, não mudou nada.

elias disse...

Devia ser o contrário. Dobrar o salário mínimo e congelar os salários dos parasitas púbicos. Dos 3 poderes e seus puxadinhos.

Anônimo disse...

O salário mínimo regional foi atitude do incompetente olívio dutra. As empresas que podem se mandam do estado, vão para estados em que o salário mínimo é o nacional. Aki no Rio Grande tudo é mais caro.......gasolina, ICMS, salário mínimo(que é uma miséria, mas é diferente dos outros estados). Pq empresas se instalariam aki se podem investir do outro lado, na Santa e Bela Catarina....????

Anônimo disse...

Empresário honesto!? Onde!? Em Marte? Se achar um apenas, APENAS UM, vamos empalhar e mandar para o Museu Britânico que isso é mais raro do que achar um ovo de dinossauro!

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/