O interminável problema do asfalto precário nas ruas de Porto Alegre


Nesta semana a prefeitura anunciou o início das obras na Protásio Alves, que devem levar um mês, incluindo ajustes em paradas de ônibus e drenagem pluvial. 

Uma obra que havia iniciado anos atrás e parou, depois foi anunciado que começaria novamente, houve um ensaio e tornou a paralisar outra vez, é no asfalto dos corredores de ônibus da avenida João Pessoa, próximo ao Centro Histórico. 

Uma das mais conturbadas vias da metrópole, voltou a ficar deteriorada onde não recebeu obras de reforço no pavimento. O trecho fica entre a avenida Venâncio Aires e a rua Jerônimo de Ornelas. Uma fina camada, "lambida" de asfalto foi aplicada em julho de 2019 para "requalificação asfáltica", mas já está invadindo a parada de ônibus, fez um calombo após sofrer com o peso do tráfego. O balanço é sentido por quem está dentro dos ônibus. A previsão do piso de concreto era mais uma promessa da Copa do Mundo 2014. A prefeitura informou que já realizou a licitação e está concluindo ajustes orçamentários, respondendo a questionamentos feitos pelo TCE. Depois disso é que poderá firmar o contrato.

A propósito, o editor pergunta: como andam as usinas de asfalto novíssimas e super modernas, adquiridas entre os anos de 2014-15, uma para a Restinga e outra na zona Norte? Não temos notícia, não informam nas matérias oficiais se elas operam, e qual a capacidade em que funcionam, se o asfalto que usam nos tapa-buracos cotidianos vem dali, ou precisa ser comprado de terceiros e a usina que a cidade comprou já não serve, ou está por algum motivo funcionando de maneira precária. Fica a dúvida e o espaço está aberto a esclarecimentos. Se houver, publicaremos para informar aos leitores.

11 comentários:

Anônimo disse...

Quem sabe o problema é o monopólio da Petrobras? Quem produz este asfalto?

Renato disse...

Não sou especialista,gostaria que algum explicasse,pela foto mostrada ou o asfalto é de má qualidade,não deu tempo de secar ou foi mal aplicado,por favor quem sabe responda.

Anônimo disse...

Parece mingau!

kkkkkk!

CPI do asfalto mingau!

Anônimo disse...


Muito bem lembrado.

Se os órgãos de fiscalização funcionassem o Brasil seria diferente.

Se não fosse o pessoal da imprensa tudo cairia no esquecimento.

Depois o político quer dizer que falta dinheiro.

Não conseguem colocar um asfalto que preste e querem apresentar grandes projetos.

Aliais notaram que todo político tem mania de grandeza em seus projetos mas mal conseguem implementar o saneamento e serviços básicos de uma cidade.

Anônimo disse...


É uma chinelagem os buracos no asfalto na cidade toda.

Temos orla fina e requintadamente decorada em Porto Alegre .... mas pra ir lá olhar ou passando por ali ... a buraqueira nas ruas é uma constante.

Andar de carro ou moto em Poa é um Rally.

Santa Catarina da de relho nas nossas ruas e estradas.

O aplicativo de solicitação de serviços funciona pra receber as solicitações ... mas NADA acontece os serviços solicitados.

Podem tirar do ar esse aplicativo porque não presta pra nada, deculpe !!

Anônimo disse...

E aquela grana toda que o inFortunatti torrou pra, ao fim, não colocar os BRTs e todas aquelas obras inacabadas na cidade? Ficou por isso? A imprensa e o tribunal de contas e seu indefectível MPc levaram quanto pra não tocar ou investigar assunto?

Anônimo disse...



O serviço 156 e a tal carta de serviço são fake.

Você liga para falar com a EPTC e o 156 dá o telefone da Prefeitura nova.

A cara de pau é tanta que muitas das secretarias não informam telefone para contato.

Anônimo disse...

Em Paradas de Onibus o piso deveria ser de concreto para não ocorrer esse tipo de situação. Acho que não se trata da qualidade do asfalto porque o piso nesse área sofre muita compressão devido a frenagem dos onibus. Esse é um fato recorrente nas grandes cidades, é só observar que com o tempo o asfalto sofre essa degradação.

Anônimo disse...


Infelizmente é a inexperiência administrativa da atual gestão.

Sabe de tudo, explica tudo, faz "mudanças" porém sem saber o que de fato vai melhorar.

A Reforma Administrativa bagunçou o que já funcionava precariamente.

Anônimo disse...


É que os órgãos de fiscalização não funcionam.

Quem não sabe desta palhaçada do asfalto?

Anônimo disse...

Que o editor reclame para o Napoleão de Hospício Jr, seu grande protegido e de quem é grande admirador!

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/