Secretário da Agricultura vai passear, enquanto o agro do RS enfrenta a pior seca dos últimos sete anos


No pior momento da seca no RS, o secretário estadual da Agricultura, Covatti Filho, resolveu passear durante 30 dias no exterior.

Segundo a secretaria da Agricultura, o estado enfrenta a pior seca dos últimos 7 anos, e as chuvas irregulares não foram suficientes para o enchimento dos grãos.

As perdas ainda estão sendo calculadas, mas, mesmo que a chuva volte, muitas lavouras não têm mais como se recuperar. As produções de milho, fumo e uvas foram as mais afetadas.

O editor acompanha manifestações de produtores, comercializadores e exportadores do agro, com ênfase para a soja, que apostam em quebra de pelo menos 10% da safra da leguminosa deste ano.

A soja é o principal grão colhido pelos gaúchos, seguido do milho e do arroz, todas lavouras de verão.

A situação não é muito diferente nas áreas de arroz. O setor já prevê queda na produtividade por causa do atraso no plantio e da falta de chuva.

Pelo menos 31 cidades decretaram situação de emergência, segundo dados deste domingo.

15 comentários:

Anônimo disse...

Faltou dizer o principal: qual é o partido dele? (deve ser o de sempre, o pt...)

Anônimo disse...

Mas o que ele poderia fazer aqui?
Dança da chuva?

Elvino Bombas Goiaba disse...

O cara é fraco, Políbio.

Anônimo disse...

Esse filhinho de papai é o legítimo almofadinha.

Anônimo disse...

Aquele filme "matou a mãe e foi ao cinema" revelava a mesma preocupação do criminoso daquele filme com a "monstruosa preocupação" do secretário da Agricultura Covatti Filho! Covatti Filho quer que o mundo acabe em barranco, para ele poder morrer deitado!

Anônimo disse...

O incompetente do Governador coloca um guri em um cargo dessa importância e quer o quê?

Anônimo disse...

O RGS desceu ao porão do absurdo ao nomear esse cidadão para Secretario de Agricultura, não há a menor condição mínima desse rapaz permanecer no cargo, mas com um governador desse nível, nada surpreende.

Anônimo disse...

Covati, né. Os albergueiros!

aparecido disse...

Queria saber se o secretario voltar a trabalhar as chuvas voltarão ??? ou então dá um passeio de helicoptero sobre as lavouras que os problemas desaparecem.. como a Dilma fazia todos os dias...e ainda prometia enviar um barquinho de "fibra otica" para os afogados da enchente...

Anônimo disse...

Deve ter sido eleito pelos agro...Se foi não reclamem...Agro é Pop...

Anônimo disse...

Algumas lideranças do agro nunca souberam o que é plantar um pé de alface ou criar um terneiro. Alguns até são proprietários, mas sua única preocupação é receber o arrendamento. o q mesmo importa a esse senhor se temos prejuízos. O produtor nem mesmo lembra do nome do secretário dada a sua gestao apagada.
É muito diferente quando a gestão é exercida por uma liderança de fato, acho impossível que algum produtor no país não saiba o nome da Ministra Tereza Cristina, nem que desconheça seu trabalho.

Justiniano disse...

As estimativas de perdas da soja passarão de mais de 30% e milho já é uma quebra de 60%. Produtores que colheram no anos passado 170 sacos de milho por hectare esse ano mal conseguem tirar 40 sacos. Os pedidos de Proagro para milho se acumulam nas emater municipais.

Algumas regiões como campos de cima da serra como Vacaria está escapando dessa situação de seca, já a região noroeste São Luiz Gonzaga e Santa Rosa a situação é critica.

Anônimo disse...

Esperar o que de um governicho de araque como esse do dudu milk?

Anônimo disse...

Essa família Covati está em todas, mesmo não tendo competência.

Anônimo disse...

este imbecil deveria ir para a AUTRÁLIA!!!

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/