Bolívia e Brasil acertam novo acordo sobre venda de gás para a Petrobrás

O gás canalizado vendido no RS vem da Bolívia.

A estatal boliviana YPFB anunciou neste sábado que firmou um acordo de transição com a Petrobras sobre a exportação de gás natural para o Brasil. 

O gás natural boliviano é exportado para o Brasil desde 1º de julho de 1999 e o contrato entrará em fase final em 31 de dezembro. O novo acordo de transição é válido de 1º de janeiro a 10 de março de 2020. Durante esse período, a Bolívia compromete-se a exportar até 19,25 milhões de m3/dia e a fornecer volumes adicionais para cumprir gradualmente o fornecimento de 0,04 TCF (trilhões de pés cúbicos). O acordo estabelece, ainda, que a estatal brasileira não pagará antecipadamente por volumes de gás natural na fase de transição. Também define que não incidirão multas sobre a YPFB caso a companhia entregue abaixo de 19,25 milhões de m3/dia. Durante a fase de transição, será realizado 1 balanço no qual a YPFB deverá calcular e entregar o volume de gás natural não retirado durante os 20 anos de contrato, o que equivale a aproximadamente 0,99 TCF. Para levar adiante o processo, as estatais deverão assinar 1 novo adendo.

7 comentários:

Anônimo disse...

A propaganda dizia que tínhamos gás sobrando, que o preço seria reduzido a metade. Puro engodo.

Anônimo disse...

"Lojistas de shopping querem ir à Justiça para contestar alta de vendas do Natal
Associação de lojistas satélites questiona crescimento divulgado pela Alshop"Devem ser todos comunistas!!!

Anônimo disse...

Em 2 anos. Após a privatização, que recém foi feita. É só ouvir o que o Guedes falou. Pessoas hoje em dia não lêem nada até o final, não escutam nada até o final e depois desancam a postar besteiras.

Anônimo disse...

Não podemos depender só do gás da Bolívia! Precisamos construir com urgência o TERGAS no Porto de Rio Grande, já projetado, orçado, estudado, detalhado etc e que abastecerá o Polo Petroquímico e a região metropolitana e industrial da grande Porto Alegre.

Anônimo disse...

Não falou nenhuma linha sobre a Angola [que foi considerada caloteira] ter quitado a divida antecipadamente, tu é um pífio jornalista e ainda não vai publicar aqui isto!

https://poncheverde.blogspot.com/2019/12/angola-antecipa-pagamento-de-divida-com.html

Parece aquela "istória" da mamadeira de piroca e o tal livro francês que era direcionado para crianças menores de 6 anos!

Anônimo disse...


Ininteligível

Anônimo disse...

E nossas refinarias ? Vão nos devolver ou não ?????????????????????

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/