Se RGE comprar a CEEE, a distribuição de energia será entregue a um monopólio privado

A RGE é a candidata mais interessada na privatização da CEEE.

A RGE já controla 2/3 da distribuição de energia no RS, já que representa ela mesma e a antiga AES, hoje RGE Sul. As empresas são controladas pela CPFL, que por sua vez pertence à gigante chinesa State Grid.

O que ocorre é que dificilmente os órgãos controladores e fiscalizadores concordariam em entregar a área gaúcha de distribuição de energia para um ente monopolista privado.

20 comentários:

Helmuth disse...

Além disso, a RGE é um antro de gente burra! Que gente burra para se implementar um simples projeto de subestação. Muito atrasados.
Eu muito critiquei a CEEE. Muito mesmo. É que raramente eu trabalhava com a RGE, pois a área de Canoas estava, então, sob a regência da AES-Sul que era MELHOR DE TODAS. Aí, este antro de atrasados da RGE tomou conta só deu porcaria.
O site não funciona direito, as normas são um LIXO. A tal de GED-13 não chega ne no dedo mindinho do pé do que é o RIC (CEEE), tanto do MT como o de MT.
O único defeito da CEEE é não aceitar por meio digital e ser muito demorada nas análises.
RGE... puffff! Lixo...

Anônimo disse...

Gigante chinesa que é estatal do governo comunista chinês. Os China vão estar por todos os países nesse ritmo. Dominação pelo controle de energia e águas dos países.

Anônimo disse...

Ou seja, em 20 anos, saímos de um monopólio para outro ...

Anônimo disse...

Só nO Brasil q estatais não funcionam
Em todos os países funcionam, o q será q ocorre?? Corrupção não é pq temos em todos os países tb.

Anônimo disse...

Vai entender o neoliberalismo gagá do editor e dos seus leitores.
Querem Estado mínimo? Tomem.

Anônimo disse...

Por óbvio que não pode!

Se isto ocorrer, não vai ter concorrência e futuramente vamos ter de reestatizar com enormes prejuízos para o Estado!

Antagonista disse...

Antes da compra pela CPFL a RGE em gravatai era um serviço de qualidade eu nunca fiquei sem energia mais de 30 minutos mesmo com temporais agora e um liga desliga a todo o momento e pior o atendimento e por computador você não consegue falar com nenhum operador na falta de energia e ainda colocam panico fazendo previsões de mais de 24 horas para retornar e se passam 2 a 3 horas e a energia retorna.E a aneel que tem escritório no RS não fiscaliza fazendo vistas grossas.

Anônimo disse...

CHINESES

Anônimo disse...

Acontece que uma estrovenga que cosegue ter um prejuizo de quase R$ bi tem mais é que ser privatizada, e quem vai pagar essa conta não é só o cliente CEEE, é todo o cidadão gaúcho.

Se a CEEE é do povo gaúcho faz o seguinte, dê as ações da empresa pro povo gaúcho, dividem entre a população, e vamos ver o que os acionistas farão, deixem eles decidirem se ficam ou vendem as ações, simples assim.

Graças à incompetência administrativa ao longo dos anos, e à um Plano de Cargos e Salários prejudicial à companhia, elaborado por "cabecinhas coroadas" que só pensaram no próprio rabo quando elaboraram dando incentivo à vagabundagem e emperra a máquina de funcionar, nada de meritocracia. O que interessa é ter um "canudo", pode ser até cursos online da internet que contam para a pontuação (pqp!). Se você tem um curso técnico de assistente administrativo e você fez concurso para o cargo de assistente administrativo, pasmem, esse curso não serve pra nada porque os "iluminados" quando planejaram o PCS colocaram na lista só os cursos de seus interesses pessoais (fdpts). Altos salários para vagas fictícias que são aguardadas por aqueles que se revoltam por não tê-las e quem já tem, se atirou nas cordas. Quem fez concurso para cargo de ensino médio, assistente administrativo por exemplo, mas depois apresenta um diploma de administrador, é "promovido" e recebe como se administrador fosse, é como se entrasse pela porta dos fundos.
A folha de pagamento que passa tranquilamente dos R$ 0,5 bilhão anuais, compromete todo o capital que poderia ser usado em investimento, e não é só isso, tem mais o dinheiro que é jogado fora para pagar a mão de obra das empreiteiras (dos amigos) que são quem trabalha de verdade, duplo custo com pessoal.
MANDA ESSA GENTE PRA INICIATIVA PRIVADA!
Quem tem competência vai continuar empregado, só que com o salário mais baixo com certeza...e vai ter que trabalhar se quizer crescer dentro da empresa, em vez de ficar enrolando o dia inteiro...ah...e vai ter que fazer um curso pra entender e se expressar em mandarim.

NÃO VENDE A EMPRESA, DÁ DE GRAÇA PROS CHING LINGS QUE JÁ É LUCRO!

Anônimo disse...

Distribuição de energia na última milha e para consumidor pequeno é sempre monopólio. Nunca duas companhias diferentes vão levar energia até seu poste. Se a RGE é ruim tem que detonar ela na Aneel e no CADE pra frustrar e intenção dela e deixar alguém mais competente entrar.

Anônimo disse...



Pelo que conheço, se isto acontecer, só vai trocar as moscas.

Ultra 8 disse...

A RGE, não pertence ao governo chinês?

Então será um monopólio ESTATAL, internacional.

Anônimo disse...

Má administraçåo. Salários altíssimos. Sem investimento. Por isto quebra.

Anônimo disse...

Azar. Importante que vendam este mamute. Alias a prestação de serviço da RGE na região de caxias é ótima se comparada a Poa.

Anônimo disse...



QUALQUER empresa privada será melhor do que uma pública!!!

Esse antro de sugadores e aposentados no teto...

Kuhn disse...

Por ódio a alguns cargos políticos postos goela abaixo na CEEE CRM SULGÁS, um grupo de direita no campo político esta colocando no colo do país mais esquerdista no mundo, 100% geração, transmissão e distribuição de energia do estado. No mínimo muito estranho. Já que os partidos que são maioria agora porque não assumem as empresas e ajudem realmente o Estado a sair da crise e pagar suas contas mantendo as empresas que contribuem alto para o caixa único do Estado.

Anônimo disse...

PRIVATIZAÇÃO JÁ, o resto é mimimi do Atrasil.

Anônimo disse...

Fora a arrecadação do ICMS do estado qur vai toda para São Paulo, pois Campinas é a Matriz da CPFL

Anônimo disse...

Polibio, sugiro vc conversar com gente que entenda do assunto antes de escrever isso. O monopolio estatal é pior! A CEEE precisa ser privatizada!!! E como nao haveria monopolio na distribuicao de energia. Nessa area é dificil ser diferente. Nao é TV a cabo!!!!
Privatiza tudo ja!!

Anônimo disse...

Hoje no Brasil todas as distribuidoras são monopolio em sua região de atuação.
O consumidor não tem muita escolha, é contratar a única distribuidora disponível, não ter energia ou produzir por conta própria.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/