Editorial, Zero Hora - Ingerência indevida na Petrobras

Se o governo tem a intenção de conter as tarifas artificialmente, precisa dizer de onde virão os recursos necessários, sem impor a conta do prejuízo à estatal petrolífera.

A semana começa sob o impacto de uma das maiores quedas recentes do valor de mercado da Petrobras, resultante da inoportuna intervenção do presidente Jair Bolsonaro no preço do diesel. Com a intromissão indevida, o presidente da República contraria frontalmente a defesa do livre mercado de seu ministro da Economia, Paulo Guedes. A atitude chega a lembrar as da ex-presidente Dilma Rousseff, que impôs prejuízos consideráveis à estatal brasileira com sua política intervencionista. Além de tumultuar um mercado sensível como o de combustíveis, a mais recente decisão nessa área, tomada na última quinta-feira à noite, provocou perdas bilionárias nas ações da empresa e encurtou suas receitas, o que é uma temeridade.

Preço de combustível não pode se prestar para demagogias, pois os danos costumam ser irrecuperáveis, e não só para os acionistas. 

CLIQUE AQUI para ler mais.

20 comentários:

NEWTON disse...

Como assim LIVRE MERCADO? Quais são as empresas concorrentes no mercado do petróleo/combustíveis no Brasil? Defina, por favor, o que entendes por LIVRE MERCADO.

Anônimo disse...

Toma.

Anônimo disse...

A avaliação foi: dos males o menor; uma greve de caminhoneiros já estava engatilhada e isso iria paralisar o país durante meses. O que seria pior?

Anônimo disse...

Ingerencia na Petrobras?? Que piada, quer dizer que os funcionários do governo podem aumentar a bel prazer o valor do combustiível de maneira a folgar o caixa dea empresa para continuar a distribuir lucros e benesses para os funcionários?? Se a Petrobras é do povo, quero combustivel no menor valor possóvel e caso o custo de produção esteja alto em relação a média mundial, que demitam os parasitas e melhorem a eficiência da empresa.

Anônimo disse...

As mídias associadas a institutos de pesquisa trabalham incansavelmente para desgastar a imagem de um governo que começou há 3 meses e está altamente produtivo em setores que a mídia não mostra. Esse desgaste é a fase 1 das tentativas de golpes. Tentaram o mesmo esquema 3 vezes contra Michel Temer.

A fase 2, provavelmente com a associação de sindicatos, fundos de pensão e corretoras, é jogar contra a economia, faturando alguns bilhões com a alta e baixa das ações na B3. Nessa fase é que o Congresso pode querer dar o pulo do gato. Se o governo cair, caiu. Isso não tem importância para os rentistas.

Anônimo disse...

ingerência?

ué, pensei que era cuidado com o povo, preocupação com o que mais faz aumentar o custo de vida do trabalhador...

não é mais?

a jornalistada esta mudando de conceito muito rápido, hein?

Lulão deu subsídios a rodo para a indústria automobilística e a mídia via ali um presidente preocupado em gerar empregos...

se Bolsonaro fizer o mesmo, sera execrado...

Anônimo disse...

Por isto, pela falta de coerência, por abrigar um bando de petralhas, e a esquerdalha inútil do Estado, depois de 40 anos, cancelei a assinatura deste jornaleco. Além disto, mais da metade trata de esportes

Anônimo disse...

Cobrar coerência da mídia comunista nao dah...passaram 13 anos comendo na mão dos PTRALHAS, agora querem cobrar coerência.

Anônimo disse...

Jornalismo de quinta categoria.

Anônimo disse...

Petrobras compra petróleo na bolsa com 3 a 6 meses de antecedência, estatégia de reajustar os preços todos dias dizendo que o preço lá fora aumentou é para ter um lucro astronômico. Estão usando os lucros para pagar os grandes prejuízos provocados pelos governos do Lula e da Dilma.
Nos EUA que não tem nenhuma empresa estatal o preço do disel ou gasolina só variam mensalmente ou nem variam tudo depende da eficiência de cada petroleira em administrar os estoques junto com os contratos futuros.
Privatize já para o díesel baixar.

Anônimo disse...

Quem diria... Que grupo de comunicação exemplar.

Anônimo disse...

Somente os editoriais da zero hora pode se prestar a demagogia pois em 16 ANOS DE GESTAO/ROUBO PETRALHA ERAM SÓ ELOGIOS...

CANCELEM JÁ SUAS ASSINATURAS POIS VAO CONTINUAR A DEFENDER LADROES E AUMENTO DE IMPOSTOS DOS QUAIS VAO LEVAR SUA PARTE...

Anônimo disse...

Quando era o Lula e sua caterva interferindo ... no problem né !!

Çei 😡

Anônimo disse...

Bolsonaro que é saber porque exportamos gasolina a praticamente 1 real.

Povo brasileiro é que está pagando diferença ?

Anônimo disse...

Zero Hora, jornal esquerdopata e sem credibilidade, está sempre pronto para atacar Bolsonaro seja qual for o motivo.

Extrema imprensa traidora da Pátria e sem compromisso com a verdade.

aparecido disse...

Livre mercado e o C..U da mãe.... quem diz que a petrobras trabalha no livre mercado ??? cobra o que quer para realizar lucros aos seus acionistas...lIvre mercado só existiria se fosse totalmente livre para qualquer empresa do Brasil comprasse petroleo refinado do exterior...Empresas do centro oeste brasileiro poderia comprar petroleo mais barato da Bolivia.. mas tem que comprar da Pterobras a 2000 km de distancia....Livre mercado é a p.q.p.....O gás sai a 22 reais da refinaria e chega a 80 reais na casa do consumidor numa cadeia de roubos tributarios fretistas e lucros abusivos....

Adilio Faustini disse...

Há controvérsias, por quê no Brasil quanto mais se extrai petróleo, mais caro o povo paga pelos combustíveis?Esse mistério tem que ser desvendado, sugestão, Levantar o preço dos combustíveis nos principais países produtores de Petróleo.Bolsonaro está no caminho certo,acho que o Presidente poderia liberar para qualquer pesdoa produzir Álcool de Cana, babaçú ou de Batata doce e vender diretamente aos vonsumidores.

Anônimo disse...


Esperar o quê de um jornal de uma família de desgraçados e inúteis sociais. Estes jornalistas que aprenderam jornalismo por correspondência fazem de tudo para eles se darem bem, o resto que se dane. Livre mercado, parece que o editorialista não sabe o que é isto deve ser, pois é um idiota que mama na pica de uma família de inúteis.

Anônimo disse...

Só sei o que a ZH publica quando é citado aqui.

Anônimo disse...

Cuidado com o AVC ...

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/