João Villaverde, Poder360 - - A década perdida de 1980 e a década frustrada de 2010

A incessante troca de ministros da Fazenda e o fracasso da bala de prata. Esse pode ser um resumo da “década perdida” na economia brasileira, isto é, os anos 1980. Mas também serve para a “década frustrada”, isto é, a década atual, de 2010.

Entre 1981 e 1990, a Esplanada dos Ministérios em Brasília viu seis pessoas diferentes ocuparem o cargo máximo do prédio da Fazenda, todos em busca de uma derrota da inflação descontrolada e da retomada do crescimento econômico. O último deles, inclusive, comandou até troca de nome – o Ministério da Fazenda passou a ser chamado de Ministério da Economia.
Sounds familiar?

Ernane Galvêas, Francisco Dornelles, Dilson Funaro, Luiz Carlos Bresser-Pereira, Maílson da Nóbrega e Zélia Cardoso de Mello foram os seis ministros da Fazenda entre 1981 e 1990. No caso de Zélia, da Economia.

Em maior ou menor grau, todos tiveram os mesmos objetivos. Nenhum deles conseguiu atingir a meta. 

CLIQUE AQUI para ler tudo.

7 comentários:

Anônimo disse...

Qual a culpa do congresso nisso?

Como confiar numa casa legislativa como a nossa preocupada com seu umbigo e com o feriado de sexta-feira num pais de mais de 13 milhões de desempregados?

Funcionários eleitos por nós para ganhar bem, viver bem, ter poder e que não fazem o que tem que ser feito. Gente que deveria estar virando noite, fazendo hora extra, pra ajudar a colocar o pais nos eixos.

Uns brincando de parlamentares ofendendo ministros de estado e outros preocupados com cargos e dinheiro.

Que merda de congresso é esse?

Anônimo disse...




GUEDES VEM COM IDÉIAS DA ESCOLA DE CHICAGO, tentando implantar um modelo que pode funcionar em economias capitalistas avançadas, mas que não servem para o Brasil, que tem sua força econômica atrelada ao setor primário.

Anônimo disse...

Interessante. Nem uma palavra sobre a causa da inflação: emissão de moeda sem lastro.

Anônimo disse...

parabéns bolsonaro:

PIB AFUNDA COM BOLSONARO E CAI 0,73% EM FEVEREIRO:

PT AGRADECE!!!

aparecido disse...

Situações economicas completamente diferentes.. vivi as duas...a primeira dos vinte aos trinta anos e a segunda dos 50 aos 60 anos...ja na reta final da minha vida economica .. a primeira foi muito pior... e o Brasil eternamente condenado a rolar a pedra para o alto da montanha e o cãogresso mandá-la de volta para baixo...O Brasil é um pais ainda imaturo...muito imaturo.. jamais tivemos uma guerra de verdade que ensinasse o povo a viver de modo desesperador como os europeus, japoneses e chineses tiveram na segunda guerra.. Por aqui os privilégiados ditam e fazem seus proprios privilegios..um absurdo de verdade que se contados a um estrangeiro eles sequer acreditariam que é verdade... as aposentadorias publicas em torno de 30 vezes superiores as aposentadorias privadas...Uma pilha de profissões pedindo privilegios na reforma da previdencia e as duas profissões mais perigosas do pais em acidentes fatais.( caminhoneiros e eletricitarios) sequer são citadas na reforma da previdencia pela absoluta falta de representantes deles no cãogresso.. O Brasil não é para amadores... e ainda vamos demorar muito para ser uma nação de verdade...

Anônimo disse...

ERAM TODOS ANALFABETOS SOBRE LEIS DE MERCADO.

LEIS DE MERCADO FUNCIONAM INDEEPENDENTE DA VONTADE DE QUEM QUER QUE SEJA,COMO A LEI DA GRAVIDADE,DA AERODINÂMICA ETC.

OS TAIS "DOUTORES" ACHAM QUE UM DECRETO VAI ALTERAR A LEI DA GRAVIDADE, POR EXEMPLO O PESO DE UMA PESSOA.DILMA ACABA DE DECLARAR QUE O "DEUS MERCADO" DEVE SER IGNORADO...SANTA IGNORÂNCIA COMO A DELA É QUE DEVE SER IGNORADA.ELA ACHA QUE LEI DA OFERTA E PROCURA E OUTRAS CORRELATAS NÃO IMPORTAM.DECLARAR COISAS ASSIM DEVERIASER CRIME E O AUTOR SER RESPONSABILIZ\ADO POR ENSINAR ERRADO.

RIDICULOS,SE FOSSEM SEM ESTUDO, MAS CONSUMIRAM RECURSOS DE ESTADO PARA ESTUDOS E CONSULTORIAS...

HÁ MUITO O QUE FAZER, E BOLSONARO MARCA MAIS UM TENTO COM BANCO CENTRAL INDEPENDENTE, ESPERO TENHA FORÇAS PARA REALIZAR NA PRATICA.

FORÇA BOLSONARO,CORAJEM CAPITÃO,PARABÉNS!

Anônimo disse...



TITULO DE ELEITOR COM HABILITAÇÃO E COMPETENCIA COMPROVADA.
---------------------------------------------------------

CANDIDATO COM IDONEIDADE E COMPETENCIA MINIMA COMPROVADA.

PARECE ÓBVIO MAS NÃO PRATICAM ISSO(TEM LADRÃO CANDIDATO),parece piada triste.

DEMOCRACIA REQUER HABILITAÇÃO DOS VOTANTES

DEMOCRACIA REQUER COMPREENSÃO MINIMA DO ELEITOR

ELEIÇÃO COM VOTANTES IGNORANTES É COMO MOTORISTA QUE NÃO SABE DIRIGIR,DÁ DESASTRE!

APARECIDO falou acima,, É VERDADE A DIFICULDADE NOS ENSINA MUITO, NOSSO POVO SÓ QUER TUDO PRONTO, E GOZAR A VIDA, FUTEBOL, SOFÁ E BBB.

NENHUM POVO CONSEGUIU SÓ USUFRUIR SEM TRABALHO DE CONSTRUIR E PARA VIVER, TRABALHAR, ATÉ PASSARO TEM QUE SAIR DE MANHAZINHA PARA BUSCAR A MINHOCA OU MORRE DE FOME.

A DEMOCRACIA SÓ FUNCIONA SE AS PESSOAS ENTENDEM QUE SÃO RESPONSÁVEIS,SEUS DIREITOS NÃO PODEM SER VENDIDOS,VOTO COMPRADO É CRIME, E NÃO PERCEBE QUE O FUTURO DEPENDE DE BEM VOTAR, DE BEM EMPREGAR UM FUNCIONARIO PUBLICO,MESMO POLITICO E PRINCIPALMENTE.

SE VOTAR NUM FUNCIONARIO PUBLICO INCOMPETENTE, TERÁ PÉSSIMO RETORNO.

OS CANDIDATOS DEVEM TER COMPETENCIA MINIMA COMPROVADA PARA CONCORRER

FOME OU FARTURA,EDUCAÇÃO OU IGNORÂNCIA,SAÚDE OU DOR E RAMGER DE DENTES,TUDO DEPENDE DE BEM VOTAR, DE BEM CONTRATAR FUNCIONÁRIO PUBLICO.

NOSSO POVO NÃO PERCEBE ISSO, E PIOR,ACREDITA EM PAPAI NOEL.

CANDIDATOS COM COMPETENCIA E HONESTIDADE É FUNDAMENTAL.

e podem criticar:

assim como motorista que não tem habilitação não pode dirigir,votante tem que estar habilitado para votar; candidato ladrão e incompetente não pode ser candidato.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/