Ministério da Economia, assertivo e certeiro sobre queixas da GM: "Se tiver que fechar, fecha"

Eis o que disse o secretário de Produtividade, Emprego e Competitividade do ministério da Economia, Carlos da Costa, do ministério da Economia, Paulo Guedes, ontem, em Davos, Suíça, sobre a ameaça da GM de fechar suas fábricas no Brasil, inclusive em Gravataí:

- Se tiver que fechar, fecha.

É isto.

É o que faz qualquer empresa em dificuldade insolúvel.

Existem outras montadoras no Brasil ou dispostas a virem para o Brasil, mesmo dispensando fartos favores fiscais e financeiros estatais (dinheiro dos contribuintes.

20 comentários:

Anônimo disse...

Engraçado esse pessoal, mas é como no setor elétrico, se a meta do lucro não é atingida joga para o consumidor pagar. No caso das montadoras, é só abater dos impostos a pagar e alinhar as contas para os acionistas ficarem felizes.

Anônimo disse...

Se fosse outro tipo de governo corrupto, estavam negociando alto esses incentivos, e a propina rolando solto.

Anônimo disse...

Muito bem! Não tem que dar dinheiro para multinacional.

Anônimo disse...

Será?

Não é algo tipo 'vamos fechar a EBC'?

Anônimo disse...

Hahahahah, é isso, haaaaaa se fosse em outros tempos.

Paulo SG disse...

Caso a GM, que sempre recebeu mais incentivos do que qualquer empresa brasileira, resolva fechar suas fábricas o governo deve cassar as suas licenças de funcionamento (alvarás) e, no caso deles demostrarem interesse em reativar a produção, renegociar a política de benefícios.
Não é possível se submeter à chantagem de diretores incompetente que sugam, com seus salários absurdamente altos, os recursos da empresa e depois querem exigir sacrifícios de seus funcionários.

Gilson disse...

Tá cheio de chinesas e coreanas querendo entrar! Não fará falta.

Anônimo disse...

Inclusive nem compro carro da GM

Anônimo disse...

Blefe. O maior lucro deles, de qualquer montadora, é aqui em Banânia, nunca fecharão.

Anônimo disse...

O próximo passo da indústria 4.0 é robotizar ainda mais a linha de produção. Então a desculpa de preservar empregos é furada. Querem mais subsídios para se robotizar mais e não para gerar empregos ou não fechar.

Anônimo disse...

Na década de 60 quando o JK abriu o Brasil para as montadoras estrangeiras, eu até compreendo a necessidade de dar apoio fiscal para elas. Mas no século XXI com inúmeras montadoras instaladas no país, tem que parar de dar incentivo fiscal para todo mundo alegando atrair investimentos. O Brasil é o quinto maior mercado de comércio automotivo do mundo, será as montadoras do mundo inteiro não tem interesse de vender e produzir aqui no Brasil? Até pouco tempo as montadoras da China estavam tentando entrar aqui a todo custo e aposto que não desistiram ainda.

Se a GM não tem lucro aqui, que melhore seus produtos e baixe os preços. É assim que funciona no livre mercado e na concorrência. Para vencer tem que ser mais competitivo.

E tem outro problema. Desde a década de 50 o Brasil não tem uma montadora nacional competitiva de carros. As únicas que conseguiram ter sucesso foi a Marcopolo que faz ônibus e a Agrale. Mas nenhumas das duas são competitivas no setor de carros. Todas as tentativas de ter uma montadora brasileira competitiva deram errado. Ou faliram ou foram vendidas. As que foram mais longe foi a Troller vendida para a Ford e a Kasinski vendida para a China.

Se fosse para dar incentivo fiscal, deveriam ter dado para as montadoras nacionais crescerem e serem competitivas.

O ministro tem razão. Tem que acabar com essa cultura de passar a mão na cabeça das grandes. Se quer apoio, procure o setor financeiro privado que existe para isso.

Anônimo disse...

O coitado do "Inacio da Silva" presidente do sindicato vai ter que devolver a GM o que recebeu para chantagear o governo.As trapacas de Luis Inacio Lula da Silva copiadas nao enganam mais ninguem.Kkkkkkkkkkkkkkk

Anônimo disse...

pra quem nao precisa do emprego, é facil falar assim...

Anônimo disse...

Já imaginaram se uma declaração dessas tivesse sido dita por um dirigente do PT?

Anônimo disse...

Inclusive o editor!!!

Anônimo disse...

eu não quero que feche a GM...

quero que fechem as ESTATAIS!

Iara Mãe D'água disse...

Não atende bem o cliente e só vende porcaria, então fecha!!!

Anônimo disse...

Pobre Gravataí!...Pobre Rio Grande!
Não diga bobagens, se um sai, ninguem mais vai querer entrar na mesma "fria".

Anônimo disse...

Dirigentes do PT iriam encampar as fábricas colocariam dirigentes cupinchas e em poucos meses as fábricas virariam sucata fazendo Ladas e Trabants!

Anônimo disse...

Quer ver várias entrevistas de Sérgio Moro? Veja os vídeos no blog Portão de Notícias.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/