Entenda como é que será o cenário da Câmara dos Deputados com 30 Partidos

O portal G1, Rede Globo, publicou o levantamento a seguir, que é o mais completo a respeito do cenário no qual se moverá a Câmara dos Deputados a partir do ano que vem. A Casa será composta por 513 deputados federais de 30 partidos diferentes. PT e PSL elegeram o maior número de representantes. A bancada do PT terá 56 deputados e a do PSL, 52. São os dois partidos com mais deputados federais eleitos. Em seguida com mais cadeiras na Casa aparecem PP (37), MDB (34) e PSD (34).

Leia a reportagem, na íntegra (arquive para usar as informações mais vezes):

• Maiores bancadas serão do PT (56 deputados) e PSL (52)
• 30 partidos terão representantes, um recorde
• PMDB foi o que mais perdeu cadeiras: caiu de 66 eleitos em 2014 para 34 eleitos em 2018
• PSL foi o mais ganhou cadeiras: foram 52 deputados eleitos agora, contra 1 em 2014
Menos da metade dos deputados conseguiu se reeleger, ou seja 240 dos 513
• PSDB, que foi a 3ª maior bancada eleita em 2014, caiu para 9º

Na comparação do resultado de 2018 com o de 2014, o MDB foi o que sofreu o maior revés. O número de deputados da sigla reduziu quase pela metade: pulou de 66 para 34 deputados. Considerando os números de 2014, apenas o PRTB deixou de eleger um deputado federal.

CLIQUE AQUI para ler muito mais.

4 comentários:

Anônimo disse...

Segunda vez em uma semana que esquece de colocar um link funcional em cima da palavra "CLIQUE AQUI". Tá aprendendo com a PTzada? :')

Anônimo disse...

Pra que tantos partidos e para quê 513 deputados, só servem para trancar pautas, não legislam mais, só criam problemas e ainda ficam ricos com o dinheiro que os impostos arrecadam, e dão "gratuitamente" para eles.


Tem que mudar na marra mesmo, porque com vontade de políticos ninguém pode contar.

Anônimo disse...

Se mudar tamos lascados....as esquerdas conseguem colocar 150 deputados ...se diminuir eles continuarão colocando os mesmos e nós seremos os diminuídos.

Anônimo disse...

A reforma política é fundamental. 30 partidos é imoralidade. Deveria ter no mínimo 2 ou 3 e no máximo uns 10. Mais do que isso é exagero.