Artigo, Estevão Leuck, Jornal do Comércio - A autobahn dos Pampas está abandonada

A autobahn dos Pampas está abandonada Estevão Leuck Uma rodovia bem sinalizada, com pistas muito bem asfaltadas, acostamento seguro. Com exceção ao limite de velocidade, as primeiras características nos permitiam comparar a freeway com as famosas estradas alemãs, as autobahns. Pois não é que, mais uma vez, aquilo que dá certo no Brasil é visto como um equívoco e, obedecendo a máxima do quanto pior, melhor, a freeway deixou de ser gerida por sua concessionária. O resultado disso? Em pouco tempo, as excelentes condições de uso da rodovia já não existem. As perspectivas futuras são sombrias e causam apreensão entre todos aqueles que circulam pela estrada. A autobahn dos Pampas está abandonada. É inadmissível que o alto preço que pagamos pelo IPVA não possa ser utilizado adequadamente na conservação das nossas rodovias. 

Fazer a EGR assumir a manutenção da freeway não me parece a melhor solução.

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14 comentários:

Anônimo disse...

O IPVA É PARA PAGAR AS APOSENTADORIAS DE FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS HÁ MUITO TEMPO! A FREEWAY JAMAIS SE COMPARA A QQ AUTOBAHN1 TEM ONDULAÇOES, VIBRAÇÕES, ASFALTO RUIDOSO, PARTES COM CONCRETO TREPIDANTE, FALTA DE VIBRADOR LATERAL PARA EVITAR SAÍDA DA FAIXA, E VELOCIDADE MÁXIMA QUE É A METADE DE UM AUTOBAHN!!!!!

E NA ALEMANHA NÃO TEM PEDÁGIO! E SE HOUVESSE, CUSTARIA A METADE!

Anônimo disse...

Caso a rodovia fosse gerida de forma correta, não haveria degradação do revestimento asfáltico em menos de 30 dias.Concordo que a EGR não tem folego para gerir uma rodovia deste porte, mas provavelmente a Triunfo-Concepa não estava obedecendo as clausulas contratuais no tocante ao restauro do pavimento, porem isto é matéria para o TCU.........

Anônimo disse...

E ainda temos quem entenda que serviço público é preferível à iniciativa privada. Uma estultice ímpar, digna de figurar nos anais da história da burrice. Público apenas o necessário, ou seja, a justiça, a segurança, e o básico na educação, saúde e previdência. Onde o privado puder ser utilizado, por óbvio com os mecanismos de controle adequados, sempre o privado será mais eficiente e barato.

Unknown disse...

Comparar uma Autobahn na Alemanha com qualquer estrada existente no Brasil é de um exagero e falta de humildade impressionante. Quando vamos deixar de ser tão primitivos e começarmos a encarar a realidade e deixar de fazer comparações absurdas. Quando passaremos a ver a realidade com olhos críticos, e não aceitarmos mais uma obra mais ou menos como se fosse uma das melhores coisas no mundo. Uma estradinha regularmente mantida achamos ser uma maravilha, mas que absurdo. Muitos vão dizer que isso é complexo de inferioridade, mas é exatamente o contrário, se sentir inferior é quando se recebe um lixo qualquer e aceitamos aquilo como uma boa solução.
Temos que exigir que o valores gastos tenham um resultado compatível, pois, diferente do que muitos declaram, os valores investidos nas obras do Brasil são altos e poderiam gerar soluções muitos boas. Achar que o que estava sendo feito era de boa qualidade, aí sim, é ter um imenso complexo de inferioridade. Vamos ser mais exigentes, só assim a nação mudará .........

Anônimo disse...

Onde tem estatal não tem NADA;

Onde tem EGR pouco tem, ou seja, pintura no asfalto, capina e tapas buracos.

Anônimo disse...


Maaaas o que é iiiiiissso !!

A Free-way faz 20 anos que é um buraco só !!

Nem a cor do asfalto é parecida com uma autobahn !!!

B a a h h... menos índio veio ... menos....

Anônimo disse...

A freeway foi construída pelo governo militar na década de 70. Andei de VW Brasília logo após a inauguração 1973. O limite era de 110 Km/h, considerando que essa velocidade valia para os opalas, mavericks, como velocidade mínima.

Fábio Duarte disse...

A Free Way antes de pedagiar foi feita manutenção. Devolvem e em 30 dias está toda esburacada. Idem aconteceu com o trajeto da Univias trajeto a Charqueadas. Deram um banho com uma camada fina de asfalto e repintaram. Nem tinham acabado e os buracos já estavam de volta. E a fiscalização?

Anônimo disse...

"É inadmissível que o alto preço que pagamos pelo IPVA não possa ser utilizado adequadamente na conservação das nossas rodovias."
O problema é o estado, o funcionalismo público. Quase tudo o que se arrecada só alcança para pagar salário e benefícios do funcionalismo ativo e inativo. Sobram 5% para investir em tudo o que não seja salários e benefícios. O que o governo faz, aumenta impostos, cada ano seu imposto de renda aumenta porque nunca é corrigido, enche as estradas de pedágios e radares tanto nas rodovias quanto nas cidades para arrecadar dinheiro. Lembrando que 50% do IPVA vai para SUS. Tanto o governo FEderal quanto os estaduais tem de ser reduzidos pela metade e privatizar tudo. Com Ciro, Marina, Alckmin e PT tudo vai ficar igual.

Anônimo disse...

Essa rodovia alemã cantada em verso e prosa aqui, não tem limite de velocidade, lá o cidadão faz a velocidade que julgar necessário sem interferência do estado e as coisas vão muito bem obrigado, os alemães são pessoas civilizadas.

Anônimo disse...

AutoBahn? Me poupe. Eu conheço as rodovias da Europa. Se existe algo parecido é em São Paulo, 10 melhores rodovias do Brasil e todas pedagiadas.
Mas não teve um deputado ou senador gaudério que se manifestou contra esta sacanagem? Quero ver agora aqueles da vanguarda do atraso quando chegar o verão...
Joel

Anônimo disse...

O asfalto está deteriorado em 30 dias? Como é que que durante a administração da Concepa durava 6 meses ou mais? Será que a Concepa colocou algum produto para desmanchar o pavimento logo que ela perdesse a concessão? Eu sabia, essas empresas privadas são muito gananciosas, só querem lucrar às custas do povo...

Anônimo disse...

OS PETRALHAS QUEREM ESTATIZAR ESTA RODOVIA = RESULTADO = PARA CADA FUNCIONARIO DA CONCEPA VAI PRECISAR DE 5 PÚBLICOS, ESTA É A JOGADA.

Anônimo disse...

Que é o responsável?
O PT, o PSOL ou o PSTU? Afinal, eles são o atraso e os demais são o moderno, o eficiente.

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