Toffoli propõe a Cármen Lúcia estender restrição de foro privilegiado

O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), encaminhou nesta quarta-feira à presidente da Corte, ministra Cármen Lúcia, uma proposta de súmula vinculante para garantir segurança jurídica e estender às demais autoridades brasileiras a restrição ao foro por prerrogativa definida na semana passada pelo plenário.

No texto, Toffoli sugere duas súmulas, uma para definir que a prerrogativa de foro, prevista na Constituição Federal para agentes públicos dos Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário e do Ministério Público, compreenda exclusivamente os crimes praticados no exercício do mandato e em razão do cargo.

A segunda proposta é para tornar inconstitucionais as normas de Constituições Estaduais e da Lei Orgânica do Distrito Federal que preveem prerrogativas de foro que não estão previstas na Constituição Federal (CF).

5 comentários:

Anônimo disse...

O STF e os políticos não estão entendendo o que a sociedade quer

Anônimo disse...

O que está acontecendo com o adevogadozinho nº 1 do partido das trevas=pt?
Ele nunca foi a favor do país?
Querendo tirar privilégios de um montão de amigos, sei, não? Aí tem coisa!

Anônimo disse...

O Foro Privilegiado é uma chaga , uma afronta, que tem que acabar. Assim como outras benesses institucionalizadas
como os carros oficiais , Seguranças, viagens desnecessárias ao exterior, Ministros e Presidentes de Estatais fazerem parte do Conselho de Administração de outras Estatais, os auxilios, de todos tipos, as benesses a ex-Presidentes, e muitas outras mumunhas.!!! Vovó Cândida.

josé paulo moletta disse...

Que eu saiba, nenhum presidente dos governos militares, receberam o privilegio dos atuais ex mandatarios. Isso somente ocorre desde o " governo" SARNEY

Anônimo disse...

Todos eles sabem que se tentarem salvar os corruptos a nível de comprometer a democracia o exército entrará em ação para garantir a ordem pública. Ninguém quer enfrentar o rigor militar.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/