Artigo, Pedro Luiz Passos, Folha - Mundo avança na inovação, e o Brasil continua no século passado

Mais que quaisquer dos muitos problemas enfrentados pelo Brasil, a maturidade das inovações tecnológicas que já afrontam mundo afora empresas de todo tamanho e impactam a ordem política e o cotidiano das pessoas não é apenas mais um, mas um dos nossos maiores desafios.

A ruptura de velhos paradigmas fervilha nos EUA, na China, na Índia, em parte da Europa e nos pegou de calças curtas, agarrados a um sistema produtivo sem dinamismo para enfrentar a concorrência externa e com a educação, celeiro das inovações, despreparada para formar o que se requer.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

19 comentários:

Unknown disse...

E o RS... no buraco negro!!!

Anônimo disse...

Inovação exige liberdade para criar e daí empreender. Temos uma estrutura social e econômica arcaica, corruptamente burocrática, pesada e que desestimula iniciativas que gerem renda e progresso. Além disso temos poucas garantias de que se eu crio algo novo, que isto seja respeitado, logo somos copiados e vemos nossos esforços e capacidades nas mãos de espertalhões. Isto desestimula. Por último, temos luditas dispostos a destruir na base quaisquer inovações, vejam por exemplo o MST em relação ao reflorestamento e aos transgênicos. Tudo isto gera o prejuízo de que os melhores cérebros acabem fora do Brasil. Sobram os cérebros das ciências sociais que ninguém quer lá fora, ficamos com a escória!

Anônimo disse...

SÉCULOS o povo brasileiro é escravo de brasileiros!

SUBMISSOS se agarram nesta mesma cultura escravocrata na primeira oportunidade mediante entrada em CORPORAÇÕES, por concursos públicos ou indicações públicas.

ESTÁ no DNA do brasileiro, na primeira oportunidade escravizar o outro.

OS ESCRAVOCRATAS CONCURSADOS e aqueles indicados em votações de partidos políticos, levam a metade do trabalho produtivo do outro brasileiro no curso de um ano.



Anônimo disse...

http://atarde.uol.com.br/bahia/noticias/1931318-homem-morre-apos-tomar-vacina-para-febre-amarela-na-bahia

Anônimo disse...

E os bananeiros se orgulham de ser ¨pentacampeões, celeiro de jogador de futebol e pátria de chuteiras!
São uns eternos fracassados e inúteis que se desaparecerem por algum motivo da face da Terra não farão falta alguma, isso sim!

Anônimo disse...

Tem uma rede 📺 que passa direto propaganda das vantagens dos galinheiros , cada vez estamos mais parecidos com Cuba.

Anônimo disse...

Não venha com essa!
Eu nunca quis trabalhar no serviço público.
Apesar da minha excelência profissional (cursos técnicos, graduações e línguas estrangeiras), somente consegui emprego no serviço público porque o concurso seleciona o mais capacitado, independentemente de apadrinhamentos, que é o critério empregado na iniciativa privada.
Ou vais me dizer (atochar) que não e assim?

Anônimo disse...

Aqui ainda discutimos a óbvia imoralidade e indecência do auxílio moradia das hienas e abutres do judiciário. Tem um destes que até o cachorro leva para Paris

atento disse...

EXCELENTE ALERTA de Pedro Passos,há mais de dois anos tive esta percepção, comecei a escrever e falar sobre isso,levei um "criticas e xingamentos" no site MISES.
Os DOUTOS SENHORES, eles acham que porque um dia algo parecido aconteceu, tudo se acomodou e vai se acomodar, mas chamo a atenção que o nivel dos humanos que foram rearranjados na economia da época era compativel com as novas funções surgidas(montador de roda de carruagem ia para montar rodas de automoveis). Hoje conforme descreve Passos,sai um cobrador de ônibus p.ex.,e tem 5 vagas de analista de sistemas,doutores em TI etc ,e como vai rearranjar o cobrador numa vaga de DOUTOR EM TI? Só noutra encarnação!

NÃO SABEMOS NEM POR ONDE COMEÇAR A FALAR,DISCUTIR, NOS OCUPAMOS DAS ROUBALHEIRAS E CRIMES DOS GOVERNANTES E DO PT,QUE NOS AMEAÇAM A LIBERDADE E A EXISTENCIA FISICA, COMO NA VENEZUELA!

URGE , agora que saimos da GRANDE AMEAÇA PETISTA DE LIQUIDAR O BRASIL, falar,discutir sôbre o momento ,nos SINCRONIZARMOS tecnologica e economicamente com o MUNDO não se trata de montar um "cavalo encilhado", mas de se conectar no mundo que anda a mil por hora!

Abaixo transcrevo do BLOG DO MURILO um trecho:

""""O "America First" do governo Trump concorre com o "Made in China 2025", programa do líder Xi Jinping para as empresas chinesas alcançarem liderança mundial em manufatura inteligente, robótica e semicondutores. A capacidade de criar artefatos providos de inteligência artificial é o que está em disputa.

Onde estamos nessa corrida? Não há nada sistemático em formulação, à exceção de esforços isolados. No geral, paira a incômoda sensação de que os governantes nem sabem do que se trata. É temerário. Nesse novo mundo não há "direito adquirido". Tudo é virado do avesso."""

VAMOS ACORDAR?
VAMOS AGIR?
SAIR DO BERÇO ESPLÊNDIDO?


Anônimo disse...

A ruptura de velhos paradigmas fervilha nos EUA, na China, na Índia,"

na India, é?

aquele lugar onde tudo é ainda separado por castas?

isso é que ruptura de velhos paradigmas...

na China, é?

onde o partido comunista esta cada vez mais forte?

ademais, a India é de uma contradição berrante, com uma miseria maior que a do Brasil e, sinceramente, nunca entendo quando classificam países assim como "em desenvolvimento", que era aquele truque barato dos BRICS aplicado para enganar trouxas...

Anônimo disse...

De 1985 a 2018, o BRASIL passou por sérias crises econômicas , hiperinflacao, corrupção sistêmica em governos, dois Impeachments de Presidentes e um ex-Presidente condenado pela Justiça, às portas da prisão. Com governos desse tipo, o País dificilmente retomará o caminho do desenvolvimento desejado e necessário. Ao invés disto , como um bêbado, trôpego, com os olhos turvos, fora do ar, continua procurando o caminho da casa, o FUTURO, que está passando à sua frente na alta velocidade do Século XXI .!!! Tia Glória.

Anônimo disse...

Aqui predomina o vir a ideológicoideológica é a mentalidade ante inovação, com o estado inchado e preocupado com a próxima eleição. E tome sigla com o nome "social" , que na verdade significa medo de perder votos e cuidar de alimentar dependência do estado. Atraso. Nosso o pt é a esquerda, embora não só eles, são os mestres do atraso.

Anônimo disse...

No Brasil as universidades, principalmente as públicas, estão preocupadas em mudar a cabeça dos estudantes, transformando-os em Idiotas Úteis(palavras de Lenin, O Genocida), servindo de massa de manobras para a grande revolução comunista desta triste e miserável América Latrina(Forum de SPaulo, não me deixa mentir). Cuidado Brasil...!!! teu futuro é negro(ou melhor, afro descendente).

Anônimo disse...

O autor é um otimista... Nosso Poder Judiciario está ainda no século XVI....rsrsrsrsrsrsrsr

Anônimo disse...

ALÔ 13;16 -
"NOVOS PARADIGMAS, não TODOS OS PARADIGMAS DA CHINA E DA ÍNDIA..."
Quantos anos acha que leva para transformar um analfa em nerd? Moises levou 40 anos vagando no deserto para criar uma nova geração com mentalidade diferente.

Este é o problema ,sobra desqualificados profissionais e faltam os de alto nivel, não tem como reprogramar um motorista,um cobrador de onibus de 45 anos em doutor em TI,Analista de sistemas etc...

PS.: Quebrar e destruir as máquinas e sistemas inteligentes não vale!

Justiniano disse...

No Brasil sempre há desculpas porque a China tem mão de obra escrava, paga pouco e assim por diante. Os nossos ditos industriais não conhecem o mundo e não participam de grandes feiras internacionais buscando parceiros e clientes em outras partes, sabemos que o governo atrapalha e muito o negócio, mas também cria linhas de crédito para investimentos que outros países não tem.

Num programa Conversas Cruzadas da extinta TV COM um empresário da Novus de POA, mostrou como a incompetência brasileira é devido a mentalidade de ganhar por unidade e não por quantidade. Essa empresa tem filiais em vários países (EUA, Canadá e Argentina) e exporta componentes eletrônicos para China, isso mesmo exporta para China. Esse empresário que não lembro o nome colocou que especializa a sua mão-de-obra nas melhores universidades internacionais e conhece o mercado chinês como poucos, dizendo que o seu produto tem qualidade e a China reconhece isso. Uma empresa gaúcha que dá orgulho ao RS.

Anônimo disse...

Enquanto o povo estiver na rabeira da Educação jamais teremos desenvolvimento. Nossos governantes nunca se preocuparam com a Educação no Brasil. Nem o povo exige ter uma Educação de qualidade.

Anônimo disse...

Boa resposta, tbm sou concursado pq é uma das poucas formas de se viver dignamente sem estar bajulando ngm

Anônimo disse...

Os concursados representam 5% dos trabalhadores que sustentam o país mas consomem 50 % do bolo produzido.É ou não é verdade ? Essa de fazer concurso é outra desculpa para continuar como está. Muito para a Casa Grande Estado é uma verdade fazer o que

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/