Análise do editor - Lula poderá ser candidato ?

É como candidato a presidente que Lula desembarca hoje em Porto Alegre para um comício na rua da Praia, Esquina Democrática, final da tarde. 

Quem vai tirar Lula da disputa presidencial será a  Lei Complementar 135/2010, a Lei da Ficha Limpa, caso ele não seja preso até lá. A Lei, promulgada pelo próprio Lula, prevê que um candidato se torna inelegível quando condenada por colegiado. Nesta quarta-feira, ele será julgado por um colegiado, a 8ª Turma do TRF4 e, se confirmada a condenação, ficará impedido de concorrer.

Acontece que existem muitos recursos, inclusive sobre o resultado do julgamento - até habeas corpus junto ao STF. 

A materialização da inelegibilidade ocorre na inscrição da candidatura, que deve ser feita entre 20 de julho e 15 de agosto. Se a candidatura for indeferida pelo TSE, Lula pode apresentar embargos na própria corte ou recurso extraordinária no STF, concorrendo sub judice. No entanto, em caso de vitória na eleição, só será diplomado se até a data da diplomação conseguir derrubar a inelegibilidade no TSE ou reverter a decisão do TRF-4 no STJ ou STF. 

13 comentários:

Anônimo disse...

Se ele concorrer e ganhar não tem mais volta, não tem lei que tire a presidência dele, é assim q as coisas funcionam!

Anônimo disse...

É nisso que o PT aposta, agora imagine como o Brasil fica se esse cara ganha a eleição?
Ou rasgam a constituição ou acabam com o sufrágio universal.

Anônimo disse...



Aí quem vai governar será o vice do Lula, o que dá na mesma, uma vez que apenas o cabeça da chapa vai estar impedido.

Anônimo disse...

Ele já é candidato. Candidato com 99% de chance de habitar a Papuda. Outro 1% de habitar em Curitiba.

Anônimo disse...

LULA, eterno presidente da QUADRILHA travestida de partido poltico!

Anônimo disse...

Lula concorrendo, Bolsonaro ganha no 1º Turno de chicote erguido.

Anônimo disse...

Qualquer que seja o resultado do julgamento do novededos amanhã no TRF4, será apenas uma das etapas rumo à condenação do larápio.
Obviamente os advogados irão usar de todos os recursos possíveis em todas as instâncias e uma delas é o STF que sempre é bonzinho com os ladrões deste calibre.
Por isto não adianta ter falsas expectativas, Lularápio será candidato e Deus me livre este povo sem noção entregar a presidência nas mãos dele.
Neste país bananeiro não dá pra duvidar de mais nada.
Quem acha que não vai ser assim lembre-se do Maluf que ficou por muitos e muitos anos solto por força de recursos e mais recursos, inclusive concorrendo e sendo eleito deputado.
A Justiça mudou um pouquinho, mas só um pouquinho, poderosos continuam se escondendo atrás dos caros advogados que podem pagar com o dinheiro que roubaram.

Anônimo disse...

Se ele ganhar a coxinhada vai se desesperar. Vao ter q sair do Brasil.
O ar ficará melhor de respirar sem o cheiro de pato molhado.

Anônimo disse...

Falanges de demonios devem proteger esse crapula. Temo que vai chegar aos 100, fazendo muita maldade, mentindo, roubando e atormentando quem quer trabalhar e produzir.

Anônimo disse...

A extrema direita raivosa e o MERCADO não está querendo a prisão do Lula por irregularidades mas sim para que ele não possa concorrer.
Aí poderão implementar as reformas trabalhista e previdenciária que farão do Brasil uma nova China, juntamente com o Paraguai e a Argentina para produzir bugigangas a preços baratos para todo o Ocidente

Anônimo disse...

URGENTE Lula ja estaria preparando fuga cinematografica,

Anônimo disse...

Sim, é sério candidato a uma CELA em Curitiba .!!!

Anônimo disse...

Vai te pro inferno pão com mortadela poste vai comuna pra venezuela

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/