Inflação em queda livre justifica redução da taxa básica de juros para 7%. E vem mais em fevereiro.

O Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) decidiu ontem reduzir a taxa de juros de 7,5% para 7,0% ao ano, confirmando as expectativas do mercado e conforme este editor divulgou ontem mesmo. 

O Comitê levou em conta o comportamento da inflação, que permanece favorável, com diversas medidas de inflação subjacente em níveis baixos. As projeções de inflação do Banco Central caíram em comparação com as da última reunião tanto para este ano como para o próximo, passando de 3,3% para 2,9% em 2017 e de 4,3% para 4,2% em 2018.  Além disso, o BC indicou para a próxima reunião, no cenário central, uma redução moderada na magnitude de flexibilização monetária, em linha com nosso cenário de um corte de 0,25 p.p. em fevereiro. Além disso, o comunicado ressalta que o atual estágio do ciclo recomenda cautela na condução da política monetária. 

Serão possíveis cortes adicionais da Selic após fevereiro serão condicionais à evolução mais favorável do cenário. Desse modo, reafirmamos nossa expectativa de juros de final de ciclo em 6,75%, em fevereiro.

3 comentários:

Anônimo disse...

Inflação em queda livre só se for nos gabinetes dos burocratas. Nos mercados e nos postos de combustíveis a inflação disparou!

EU ACUSO! disse...

A Economia está parando; os preços não sobem porque ninguém está comprando. A Recessão continua.

Anônimo disse...

piada pronta...tiraram os combustíveis do cálculo ou deram menos peso?

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/