Opinião do editor - Entenda por que as corporações públicas ajudaram a destruir o setor público estadual e a economia do RS

A responsabilidade sobre a desordem fiscal gaúcha é exclusivamente do governo Tarso Genro, porque como o editor demonstrou ontem (CLIQUE AQUI para ver texto e gráfico), o governo anterior de Yeda Crusius equilibrou as finanças públicas e entregou uma herança bendita, o que quer dizer que o líder petista botou tudo a perder e passou uma herança maldita para o governador Ivo Sartori.

Fez isto com o apoio incondicional da Assembléia, inclusive oposição, e com o beneplácito do Judiciário, MPE e TCE.

O governo Tarso Genro promoveu um festival de aumentos salariais que se projetaram para além do seu governo, patrocinou gastança terrível, garfeou recursos bilionários do caixa único e dos depósitos judiciais, fez empréstimos bilionários e desorganizou o serviço público.

O editor pediu ao economista Darcy F.C. dos Santos uma tabela que demonstrasse a evolução dos gastos com a Folha de Pessoal em relação à Receita Corrente Líquida, que é o padrão aceito universalmente para fazer este tipo de medição e estabelece a relação entre a despesa efetivamente feita e o que entra de dinheiro efetivo através dos tributos recebidos. A idéia foi apanhar o primeiro dos quatro anos do governo Tarso, portanto com o que lhe deixou Yeda para trabalhar, depois seu último ano de governo, e em seguida o primeiro ano do governo Sartori, ou seja, o que lhe deixou o PT para trabalhar de início.

Acompanhe:

Pessoal e Encargos Sociais sobre a Receita Corrente Líquida:

2010 - 61,86%
2014 - 70,19%
2015 - 74,39%

Ora, se o leitor somar Outras Despesas Correntes, Serviço da Dívida, Investimentos, conforme demonstra a tabela ao lado, será possível verificar que o resultado orçamentário registrou déficit correspondente a 0,71% no primeiro ano, 2010, depois 4,1%em 2014, fim do governo Tarso, e 15,3% no primeiro ano de Sartori.

E tudo desandou muito mais em 2016, culminando por esta greve inédita e ilegal de hoje no serviço público estadual, que é a reação mais do que justa diante de atrasos continuados nos pagamentos dos salários. Isto que acontece, no entanto, era previsível. O próprio editor alertou que as corporações, sobretudo as das carreiras jurídicas, aboletadas na elite do funcionalismo público, insaciáveis, ajudaram a eleger o PT e este cumpriu as promessas selvagemente irresponsáveis que fez para chegar ao Piratini, que acabaram por desestruturar o setor público estadual e ajudando a enterrar a combalida economia gaúcha.

24 comentários:

Unknown disse...

Eleitores(as) gauchos(as), chegou a fatura! Tudo indica que o RS ultrapassou Alagoas e Rio de Janeiro na disputa de quem elege mais vagabundos!

Anônimo disse...

O Judiciário e o Legislativo são vampiros sedentos de sangue ($) não importa o resto.
Torço pelo dia que falte dinheiro para pagar essa gente.

Anônimo disse...

Bem, vocês acham que o servidor do judiciário não trabalha e assim não merece o salário que recebe? Então faça uso da Lei 9.608/98. Quanto aos números apresentados, o judiciário gasta, somente, até 6% do orçamento do Estado.

Anônimo disse...

A culpa são dos empresários que não nunca perdem a oportunidade de sonegar tributos. Cambada de bandidos!

Anônimo disse...

*A culpa é.

Anônimo disse...

O pior de tudo é convencer esse povo que o funcionalismo público não funciona. Você trabalhando e correndo o risco de ser demitido por conta da crise e muitos funcionário públicos chorando que ganham mal e trabalho muito. Concordo com eles mas todo mundo sabe que eles podem ganhar até atrasado mas não serão demitidos. Se estão ganhando atrasado agradeçam a crise onde muito deles apoiaram os governos que a causaram. O Brasil está no início do estágio da Grécia. Mas dificilmente o quadro será revertido já que desde dos anos 80 há 2 gerações inteiras que cresceram ouvindo coisas do tipo: pra se garantir tem que ser servidor público, estude bastante pra passar num concurso público, privatização é coisa do diabo e assim por diante...

Anônimo disse...

Políbio,

Ao 10:06:

- Já esta faltando dinheiro e os barnabés ainda não acreditam.

Agora só tem uma saída para o RS: COPIAR A GRÉCIA.

1. Cortar pensões em 35%.

2. Limitar salários e pensões no "teto" de cada Poder(caso os 35% não sejam suficientes).

3. Privatizar TUDO, inclusive CEEE e BANRISUL.

4. Aparecer um político com "culhões" que lidere este processo pelo Legislativo.

JulioK





Anônimo disse...

E o Estado ainda mantém muitas fundações e estruturas que não tem finalidade pública, fica se amarrando para implementar e votar as reformas de diminuição destas estruturas obsoletas.

Anônimo disse...

O PTB/RS apoiou PEREMPTORIAMENTE o Governo Tarso Genro.Não podemos esquecer isto nas eleições municipais deste ano.

Anônimo disse...

"O governo Tarso Genro promoveu um festival de aumentos salariais que se projetaram para além do seu governo..."

E o editor sabe muito bem quais categorias foram contempladas com tais aumentos. Magistério e Segurança pública receberam aumento escalonado, sendo que o último vai continuar a receber até 2018. Mas isso parece que não causa revolta na população, nem em voces da imprensa. Revolta mesmo é contra os parcos 8,13% que o baixo clero do TJ- oficiais escreventes, oficiais de justiça...- recebeu com o retroativo mutilado pela metade devido às manobras sujas deste governo e sua corja que pensam que são os donos do dinheiro do Judiciário.

Anônimo disse...

EDITOR GOSTARIA QUE SARTORI, ABRICE A BOCA SOBRE AS FINANÇAS DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL, DEIXADO PELO DESGOVERNO DO PT COMANDADO PELO TARSO GENRO

Anônimo disse...

Privatiza !!!!!!!!!!!!!!!!!
Reduz o tamanho do estado.

Falta coragem né ?

Anônimo disse...

O editor está completamente enganado achando que foram as carreiras jurídicas que elegeram o PT. Elas TAMBÉM ajudaram, mas são em número insuficiente, insignificante até, para eleger um governador. Foi preciso a legião formada por professores, policiais e agentes de saúde votarem em MASSA no PT para eleger Tarso. São eles que tem a maior culpa no cartório, e são eles que também estão sofrendo mais agora que acabou o dinheiro. Nada mais justo, por sinal.

JORGE LOEFFLER .'. disse...

Para de mentir Políbio. Britto e Sartori enterraram o Estado. A dívida trabalhista foi de bilhões de reais. Condenação judicial contra o Estado. O Tarso que não é sem vergonha como essa corja do PMDBosta pagou as dívidas e graças a isto hoje eu e minha esposa não passamos fome como aposentados que somos.

Cria vergonha, por favor!

Anônimo disse...

Você mora em Paris ?!

Anônimo disse...

Polibio,

Administração Direta
Mês/Exercício: Julho/2016 Acumulado


Valores nominais em reais
Especificação Valor Percentual
Receita Tributária 20.504.041.647,82 85,73
Transferências Correntes 4.792.288.463,05 20,03
Outras Receitas Correntes 1.625.383.771,89 6,79
Receitas de Capital 109.385.453,71 0,45
Deduções da Receita Corrente 3.115.703.401,86- 13,02
Total 23.915.395.934,61 100,00

Administração Direta
Mês/Exercício: Julho/2016 Acumulado
Dados Parciais

Valores nominais em reais
Poder Despesa Empenhada Percentual
PODER LEGISLATIVO 566.882.579,45 2,47
PODER EXECUTIVO 20.018.634.943,41 87,42
PODER JUDICIARIO 1.634.306.595,77 7,13
MINISTERIO PUBLICO 488.872.655,90 2,13
DEFENSORIA PUBLICA 189.720.289,69 0,82
TOTAL 22.898.417.064,22 100.00

Obs: Inclui despesa de pessoal realizada com insuficiência de dotação.
O Poder Legislativo inclui Tribunal de Contas do Estado.

Até o momento há superávit ou déficit financeiro?

Carlos Edison Domingues disse...

POLIBIO. A sociedade sabe de quem é a culpa. Tenho vergonha do Estado a que chegamos. Carlos Edison Domingues

Anônimo disse...

Políbio desculpe discordar em um único ponto! Os servidores com dever de fiscalização, punir, julgar são os maiores culpados, pois foram corruptos ou omissos... As matérias circulavam sobre a destruição e todos fecharam os olhos... Agora reclamam que o Estado não tem dinheiro... Na hora de votar elegem um imbecil como Tarso e deixam ele livre pra fazer que bem entendeu... Povo omisso, servidores que não serve e governador corrupto são os 3 ingredientes da devastação. Acho que a ex governadora Yeda deve rolar de rir deste povo gaúcho imbecil!!

Anônimo disse...


"Fez isto com o apoio incondicional da Assembléia, inclusive oposição, e com o beneplácito do Judiciário, MPE e TCE." - Isso é importante salientar, pois a idéia que passam é a de um Tarso Genro autoritário e irresponsável. Quando na realidade, temos aí a impressão digital da colaboração e da participação de todos os partidos políticos!
Fazem muito bem o jogo para a população gaúcha, do tipo: não temos nada a ver com isso!

Anônimo disse...

Gauchada politizada, continuem votando nos incompetentes que o legado é esse, vcs plataram tarso e estão colhendo dívidas. O RS virou a Venezuela brasileira?

Anônimo disse...

Não moro, mas gostaria ...
O Brasil precisa uma desobediência civil, 6 meses sem pagar impostos para começar tudo do zero.

Anônimo disse...

O dinheiro não é deste ou daquele poder, o dinheiro é fruto dos impostos que todos nós pagamos, inclusive servidores públicos, que aliás não tem, mesmo que quisessem, como sonegar pois são descontados na fonte. Portanto, o dinheiro é nosso e nós temos que cobrar dos políticos para que o usem responsavelmente! Aliás, os políticos, estes sim são uma classe cheia de privilégios imorais, e não vejo nenhum, NENHUM falar sobre isso, muito menos tentar acabar com eles!

Anônimo disse...

Ah por favor, pare de olhar para o próprio umbigo! O Tarso é um comunista, da turma do Lula e Dilma! Olha o que o Maduro está fazendo com a Venezuela! O nosso futuro com eles não é diferente disso!

Gilmar disse...

O anônimo das 10:49 deve ser tãO IMBECIL, MAIS TÃO IMBECIL em culpar os Empresários que deve defender regimes do tipo das pujantes economias da Venezuela, cuba ou coréia do norte. Otário deste tipo é que vota em otário do tipo tarso do atraso genhro. Qual Empresário que vai se sujeitar a produzir num estado que tem os piores funcionários públicos do Brasil? Se a culpar é do setor privado então porque não se arrisca e põe uma lojinha de R$ 1,99 igual a que a tua incompetente "presidenta" botou e quebrou em época das vacas gordas. Outra coisa, VT n C´* anônimo de merda.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/