O Globo diz que resistência de alguns governadores podem levar Estados à falência

Previsto para ser votado no Congresso na última quarta-feira, o projeto de lei que formaliza a renegociação das dívidas dos estados com a União foi adiado para esta semana. Segundo o relator do projeto, o deputado Esperidião Amin (PP-SC), as contrapartidas exigidas pelo governo federal enfrentam resistências dos governadores e suas bancadas na Câmara.

Isto é o que diz O Globo, hoje, em editorial.

A reação não é de todos os governadores. Os do Sul, inclusive Sartori, apóiam o acordo e suas bancadas votaram com a proposta. Leia mais:

O principal ponto de atrito é a inclusão dos estados na Proposta de Emenda à Constituição, que limita o aumento de gastos públicos à inflação do ano anterior.

Os representantes dos estados argumentam que a medida significa uma ingerência indevida, ferindo a autonomia dos gestores estaduais. Para o governo federal, porém, sem que se estabeleça um limite de gastos, o problema se repetirá, obrigando uma nova negociação no futuro, num ciclo vicioso, cujo preço final é pago pela população. Esta preocupação procede.

Na verdade, o impasse mostra que, passado o susto de uma insolvência catastrófica, os governadores insistem em antigos erros políticos, com aumento exponencial de gastos em atentado ao equilíbrio fiscal do país.

O acerto entre 27 governadores, o presidente interino, Michel Temer, e a equipe econômica liderada pelo ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, com o aval do STF, é um passo concreto para pôr fim a uma crise que se acumulava há três anos e caminhava para um desfecho desastroso.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

4 comentários:

Anônimo disse...

calote na divida e com a grana que vai sobrar aumento de salario pro funcionalismo dos 3 poderes.
vamos aproveitar pra torrar a grana do contribuinte trouxa.

Anônimo disse...

ESTADOS COMO RJ E RS JÁ ESTÃO FALIDOS SÓ FALTA A PÁ DE CAL A ESSES ESTADOS CUBANOS.....................

Anônimo disse...

Se ella diz isso, é porque é o contrário.

Anônimo disse...

Enquanto mantiverem aumentos aos servidores baseados apenas no critério "tempo", eles (governadores) nem sabem quanto vão pagar no final do mês!

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/