Internetsul: consumidor é prejudicado pelo monopólio da Telecom, na questão das franquias de dados

A decisão das operadoras de telecomunicações de estipularem franquias de consumo de dados nas conexões fixas à internet vêm gerando polêmica. Na iminência de um parecer da Anatel, favorável ou contrário, à mudança, consumidores e pequenos provedores são afetados de formas distintas pela possibilidade.

O presidente da Internetsul, Luciano Franz, destaca que, para o consumidor, a mudança para as franquias de dados é prejudicial, já que as grandes operadoras formam dois grandes grupos de Telecom – NET/Claro/Embratel e GVT/Telefônica -, deixando o país sem opção de escolha frente a suas ofertas. “O que defendemos é que o usuário tenha poder de escolha, e o que está havendo no país é exatamente o contrário: a concentração da telecom em dois grandes grupos. Com esse monopólio, pode-se dizer que 80% dos consumidores são afetados”, comenta Franz. “É uma concentração ruim, em termos de preço e serviço para o consumidor, pois as franquias oferecidas pelas grandes operadoras são muito pequenas – em torno de 10 a 15 Gb, variando com pacotes máximos de 300 GB, estes na casa dos R$ 1.500 mensais”, destaca o gestor.

Por que isso acontece? Na opinião de Franz, porque as gigantes de Telecom não querem que o usuário faça alto uso de serviços de streaming, por exemplo, que concorrem com as TVs de suas marcas.

Segundo ele, por outro lado, os pequenos provedores trazem uma oferta mais atrativa, pois a maioria deles não estabelece franquia de dados, e os que estabelecem, oferecem franquias muito maiores, chegando à casa dos 320 GB por preços menores do que os ofertados pelas grandes operadoras.

6 comentários:

Anônimo disse...

Viva a Privatização, na iniciativa privada é tudo ótimo.

Anônimo disse...

A nossa Internet e TV a cabo são das mais caras do mundo. Em países onde há governo capitalista e democrático a tarifa desses serviços é regulada pela própria concorrência, pois são serviços considerados relevantes ao povo !!!

Anônimo disse...

Façamos boicote, todos cancelam seus planos, ai quero ver a onça beber água.

Anônimo disse...

BRASIL! Um País de Tolos.

Quanto a turma da ANATEL e do Ministério das Comunicações recebeu de propina pra aprovar este assalto à nacionalidade brasileira?
Cadê os jornalistas independentes?
E a ZELOTES?
Era só pra afofar o Lula?

Anônimo disse...

E nem precisaram de Marco Civil pra calar a Internet!!! Bastou limitar a banda como fazem no celular. Se isso continuar várias empresas vão fechar principalmente as de tecnologia.

Anônimo disse...

Mais uma obra do PT, que fez de tudo para concentrar a oferta de internet ao invés de promover a entrada de novas empresas.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/