CPI quer criar censura 2.0

Ronaldo Lemos, da Folha, diz hoje em sua coluna que o relatório da CPI quer na verdade criar um sofisticado sistema de controle e censura da Internet. As ditaduras do Irã, do Vietnã e da China impõem severas censuras, mas Países como Cuba e Coréia do Norte praticamente impedem as operações da rede mundial.

O relator da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Crimes Cibernéticos, deputado Esperidião Amin (PP-SC), apresentou na semana passada o texto final do parecer no qual sugere 19 medidas para combater delitos praticados pela internet. Um pedido de vista coletivo adiou, por duas sessões, o início da discussão do texto. A expectativa é que a votação da matéria ocorra entre os dias 12 e 13 de abril – prazo final de funcionamento da CPI.

Entre as sugestões do relator estão: alterar o Marco Civil da Internet (MCI - Lei 12.965/14) para facilitar a identificação de criminosos virtuais; tornar hediondos os crimes ligados à pedofilia; e criminalizar qualquer tipo de invasão de dispositivo informático (computadores, tablets, celulares e similares).

A CPI foi criada em agosto de 2015 e prorrogada até abril deste ano, tendo realizado 30 audiências públicas e ouvido mais de 100 convidados e convocados. “Ficou claro nos depoimentos a necessidade de melhorar dispositivos legais, tipos penais, além de procedimentos de investigação e o próprio aparelhamento das autoridades de investigação, bem como a educação dos internautas”, disse o relator.

CLIQUE AQUI para ler todo o material disponibilizado no site da Câmara dos Deputados. 

2 comentários:

Anônimo disse...

Falando nisto, a Rosane Oliveira, PT e seus patrões irão gostar de internet censurada.

Anônimo disse...

Existem vários meios técnicos para o ilícito na web, inclusive utilizados há tempos pelos MAVs. Estes idiotas acham que controlarão a internet.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/