Entrevista, Sylvia Urquiza, Istoé - Há risco de quebrar a indústria nacionasl

A operação Lava Jato não aumentou apenas a procura por advogados criminalistas. Acelerou também a demanda por escritórios especializados em acordos de leniência e programas de compliance, palavra pomposa para designar a adesão a boas práticas corporativas.

Nesta entrevista publicada pela revista Istoé que está em circulação, fala a advogada Sylvia Urquiza (foto ao lado), presidente do Instituto Compliance Brasil. Responsável pelo acordo de leniência da Siemens no escândalo do propinoduto dos trens e defensora de réus no Petrolão. Ela afirma que o histórico mostra que, embora num primeiro momento as empresas que denunciam condutas internas tenham prejuízo, elas ganharão valor de mercado depois se adotarem severas regras de governança. Sylvia também defende a aprovação da Medida Provisória 703, que facilita a celebração de acordos de leniência. “A MP garantirá a sobrevivência de setores, empregos e a retomada da economia”, afirma.  

Leia toda a entrevista:

ISTOÉ -
 Executivos das maiores empreiteiras do País estão sendo condenados no escândalo do Petrolão. A senhora acredita que a Operação Lava Jato provocará mudanças significativas nas empresas brasileiras?
SYLVIA URQUIZA -
 A Lava Jato é, sem dúvida, um marco para o Brasil. Ela representa um começo, um ponto de partida para que as empresas, sejam elas grandes, médias ou pequenas, ajam de forma diferente, com maior responsabilidade, e que passem a investigar com profundidade os seus procedimentos internos. O próprio juiz Sérgio Moro tem dedicado de quatro a cinco páginas por sentença para alertar a importância de as empresas terem uma política de compliance. 
ISTOÉ -
 Essa é uma preocupação real das empresas?
SYLVIA URQUIZA -
 Conheço muitas companhias que têm procurado estruturar programas deste tipo. O problema é que as pessoas ainda não entendem bem o que é.
ISTOÉ -
 Qual é o conceito correto de compliance?
SYLVIA URQUIZA -
 É um programa amplo. Não basta ter um código de conduta interno. A partir do momento em que a empresa opta pelo caminho do compliance, ela deve possuir políticas e canais que propiciem detectar, investigar e, no fim, punir empregados que violem as suas regras. 
ISTOÉ -
 Como é possível fazer disso uma prática consistente?
SYLVIA URQUIZA -
 A empresa precisa comunicar constantemente todos os seus empregados, de forma enfática, o desejo de que eles atuem de acordo com a legislação brasileira e dos outros países onde a companhia está presente. Em muitos casos, a auto-regulamentação vai além da legislação vigente. No Brasil, não existe o crime de suborno privado, em que um fornecedor paga propina para obter contratos, mas o código de conduta de muitas empresas proíbe a prática.
ISTOÉ -
 Como a legislação é falha, muitas empresas não supervalorizam seus programas de compliance?

CLIQUE AQUI para ler tudo.

9 comentários:

Anônimo disse...

Paraty: Lula manda Globo à m...

Sobre o pedalinho com cisne, dobra e...

01/03/2016

O Conversa Afiada reproduz nota do Instituto Lula:


Troca de mensagens com O Globo sobre pedalinhos

A reportagem do jornal O Globo procurou a assessoria de imprensa do Instituto Lula a respeito de "reportagem" da Veja sobre pedalinhos no sítio que o ex-presidente frequenta em Atibaia. Conforme já foi informado à imprensa pelo instituto e pelo próprio ex-presidente, Lula e seus parentes frequentam de fato o sítio, que pertence a amigos da família.

Reproduzimos abaixo a troca de e-mails com a reportagem do jornal.

***
De: sp.oglobo.com.br
Data: 1 de março de 2016 11:46
Assunto: pedalinhos - sítio
Para: institutolula.org

Bom dia

Conforme nos falamos por telefone, gostaria de saber se o ex-presidente Lula se posicionará sobre a informação divulgada pelo site da Veja, de que há dois pedalinhos no sítio de Atibaia, com os nomes dos netos Pedro e Arthur pintados nos mesmos.

Vocês vão soltar alguma nota?

***

De: institutolula.org
Data: 1 de março de 2016 12:18
Assunto: Re: pedalinhos - sítio
Para: @sp.oglobo.com.br

Não, não vamos soltar nota sobre pedalinhos com os nomes dos netos do ex-presidente. Já explicamos várias vezes que o ex-presidente e dona Marisa frequentam o sítio, que é de propriedade de amigos da família. Os proprietários do sítio constam na escritura e não são empresas offshore no Panamá.

Aguardamos que a brava reportagem de O Globo que persegue pedalinhos de crianças investigue quem seria o real proprietário da mansão construída em área de proteção ambiental na praia Santa Rita, em Paraty. Haverá alguma nota ou reportagem do Globo sobre essa polêmica propriedade?

Relembrando que consideramos a nossa troca de mensagens com repórteres material de interesse público e histórico, que podemos divulgar de acordo com nossos critérios.

Atenciosamente,....

Emmanuel disse...

Hummm ... sei....
Na verdade, entre outras coisas que acordos de leniência permitem, salta aos olhos a forma como se pode trazer dinheiro de fora sem dar qualquer explicação, desde que se paguem os encargos. Nem se fala da origem das verbas.
Em resumo: são acordos para acobertar vigaristas, ou seja, bom chamar os criminalistas ...

Anônimo disse...

Quem sabe o PT não faz um acordo de conpliance? O problema é que são necessários dirigentes honestos e confiáveis o que destrói qualquer acordo decente com a quadrilha !

Vigilante da Luz disse...

Mai uma advogada que tira empresas fraldulentas das garras da justiça. Parabéns Nobre advogada o Brasil inteiro agradece!
A tua hora vai chegar....

Anônimo disse...

HÁ RISCO?NÃO MINHA FILHA...AS INDÚSTRIAS JÁ ESTÃO QUEBRANDO,PORQUE O BRASIL RACHOU NO MEIO...QUE PAÍS AGUENTA POR ANOS E ANOS FALCATRUAS DO GOVERNO E O GOVERNO SE DEFENDENDO E SENDO ACUSADO?QUE ECONOMIA QUE AGUENTA?QUE SOCIEDADE SUPORTA ISSO?O BRASIL É UMA GRÉCIA MELHORADA.ERA UMA FRANÇA,CANADÁ,ITÁLIA NO TEMPO DE FHC,AGORA É UMA GRÉCIA,UMA VENEZUELA,CUBA...OLHA QUEM ESTÁ NO COMANDO...

Anônimo disse...

APA ou ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL é REGULADA e de responsabilidade
do IBAMA, logo do GOVERNO FEDERAL. Se foi ocupada a área, CORRERAM
PROPINAS ADIVINHEM COM QUEM????? OS MESMOS, os AMANTES DE PIXULECOS, não é, petraha 15:37??? LEVASTE QUANTO $$$$??

Anônimo disse...

dexá quebrá...

nao dá é prá ficá do jeito que tá...

fred oliveira disse...

lamentavelmente o Brasil ja' e' um pais desindustrializado. Recuamos aos anos cinquenta no que diz respeito a participacao da industria no pib brasileiro. Os governos Lula e Dilma levaram a esssa situacao e quebraram o Brasil

Anônimo disse...

Basta empresários trabalharem, serem honestos e empregados se adaptam.

Outra coisa é só para alguém ganhar dinheiro.

No passado 'importavam' métodos de outros, principalmente Japão e alguns escritórios 'especializados' ganharam milhões e as empresa quebraram.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/