Até Leonardo Boff reconhece que o PT roubou, mentiu, enganou e virou lixo histórico. Ainda assim, ele quer refundá-lo.

Neste artigo no qual propõe refundação do PT, logo depois de uma severa autocrítica, tese também defendida por Tarso Genro, o histórico petista Leonardo Boff reconhece explicitamente que dá para discutir o Mensalão, mas é impossível ignorar o Petrolão "pelos números altíssimos da corrupção, inegável, condenável e vergonhosa, que desmoralizou parte do PT e parte das lideranças, atingindo o coração do Partido".

É a primeira figura de envergadura política do PT que reconhece que o PT roubou, mentiu, enganou,virou lixo histórico e precisa acabar.

Leia:

Durante quatro a cinco décadas houve vigorosa movimentação das bases populares da sociedade discutindo que "Brasil queremos", diferente daquele que herdamos. Ele deveria nascer de baixo para cima e de dentro para fora, democrático, participativo e libertário. Mas consideremos um pouco os antecedentes histórico-sociais para entendermos por quê esse projeto não conseguiu prosperar.

(...) 

No entanto, pela primeira vez, uma coligação de forças progressistas e populares, hegemonizadas pelo PT, vindo de baixo, chegou ao poder central. Ninguém pode negar o fato de que se conseguiu a inclusão de milhões que sempre foram postos à margem. Far-se-iam em fim as reformas de base?

 (...)

O partido cometeu um equívoco fatal: aceitou, sem mais, a opção de Lula pelo problemático presidencialismo de coalizão. Deixou de se articular com as bases, de formar politicamente seus membros e de suscitar novas lideranças.

E aí veio a corrupção do "mensalão" sobre o qual se aplicou uma justiça duvidosa que a história um dia tirará ainda a limpo. O "petrolão" pelos números altíssimos da corrupção, inegável, condenável e vergonhosa, desmoralizou parte do PT e parte das lideranças, atingindo o coração do partido.

O PT deve ao povo brasileiro uma autocrítica nunca feita integralmente. Para se transformar numa fênix que ressurge das cinzas, deverá voltar às bases e junto com o povo reaprender a lição de uma nova democracia participativa, popular e justa que poderá resgatar a dívida histórica que os milhões de oprimidos ainda esperam desde a colônia e da escravidão.

Apesar de tudo, e quer queiramos ou não, o PT, como disse o ex-presidente uruguaio Mujica, quando esteve entre nós, representa a alma das grandes maiorias empobrecidas e marginalizadas do Brasil. Essa alma luta por sua libertação e o PT redimido continua sendo seu mais imediato instrumento.


Quem cai sempre pode se levantar. Quem erra sempre pode aprender dos erros. Caso queira permanecer e cumprir sua missão histórica, o PT faria bem em seguir este percurso redentor.

CLIQUE AQUI para ler a íntegra do documento.

43 comentários:

Anônimo disse...

Políbio,

I.M.P.O.S.S.Í.V.E.L.

JulioK

Anônimo disse...

esse, agora vai ser expulso do partido... ha ha ha

Anônimo disse...

Estranho. Agora vem o ex-frei tentando fazer uma mea culpa encabulada. Mas não era lula o grande gênio político jamais nascido por estas bandas? O ex-metalúrgico espetacular, pleno de virtudes e repleto de boas intenções? Hoje sabemos, depois de relatos como o do Tuminha em seu livro (que não é o único), que o sindicalista tem uma história que deve ser ocultada, apesar de ser impossível ocultá-la. Não se faz musse com óleo de ríceno. Nem se faz um país melhor com uma farsa.

Anônimo disse...

REFUNDAR A MAQUINA DE CORRUPÇÃO

REFUNDAR O PT ESCOLA DO CRIME?

ESTE FREI SAFADO, É GIGOLÔ DO POVO,DO POVO SOFRIDO,MAL ALIMENTADO E EXTORQUIDO POR ELEMENTOS COMO LULA,BOFF,TARSO,OLIVIO QUE PASSAM NABABESCAMENTE AS CUSTAS DO SOFRIDO POVO A QUEM ENGANAM OU ENGANAVAM.

O PT TEM QUE CONTINUAR POR QUE É NELE QUE OS BANDIDOS SE REUNEM, E SABEREMOS ONDE ESTÃO E O QUE ESTARÃO APRONTANDO.

UMA ENXADA PARA CADA UM PETRALHA FARIA BEM AO BRASIL.

Anônimo disse...

Fosse um pais totalitario esse ordinario seria fuzilado.
A proposta: refundar a ladroagem.

Esses safados, ordinarios acham que vai ficar tudo impune.

ARS disse...

O vigário de passeata não engana ninguém. Sempre defendeu a roubalheira desenfreada dos corruPTos. Agora que foram desmascarados fica tentando tirar o dele da reta. O excomungado mereceu a punição que teve de Bento XVI, pelo baixo nível intelectual que possui. Não merece crédito de ninguém.

Anônimo disse...

Sugiro que esse excomungado vá refundar o PT no fundo do inferno, junto com o cachaceiro de nove dedos, sob as bençãos do capeta!

Anônimo disse...

nao sei qual é pior...

esse PT que gatunou ou esse que se pretende refundar...

Anônimo disse...

Façam isso, seus lesos. Refundem o pete...e coloquem lula de presidente do partido. Como ele é o cara mais honesto do Brasil não tem pra ninguém.

Anônimo disse...

É uma questão patológica, isto está no próprio DNA de quem se considera de esquerda, destroem, roubam, mentem e logo estão prontos para fazer tudo isto de novo.

Anônimo disse...

Acredite nesse pulha quem tenha prazer em ser enganado. PT, CUT, lula, Dilma, seminarista et caterva, nada disso é
importante. Não passam de cadáveres ambulantes. A Causa é o que importa! É aquilo o que deve ser preservado a todo custo. Outra chusma de psicopatas cafajestes e cínicos surgirá para formar nova quadrilha sob um nome qualquer para, novamente,tentar tomar de assalto o aparelho estatal e aproveitar o latifúndio desse, conquistado
à custa da liberdade dos cidadãos.

Anônimo disse...

Achei que esse abestalhado ja tinha falecido!

Anônimo disse...

ELE NÃO QUER É "PAGAR DIPLOMA DE BURRO", NEM DE CORRUPTOR, MENTIROSO E FALSÁRIO, UM ENGANADOR DAS MASSAS IGNORANTES.

Anônimo disse...

O atual sistema político brasileiro está podre.
Toda e qualquer pessoa vinculada a qualquer um dos atuais partidos políticos deve necessariamente ser afastada das decisões políticas

Anônimo disse...

Para ombudsman, Folha protege Aécio na Lava Jato:

Jornalista Vera Guimarães Martins, ombudsman da Folha de S. Paulo, criticou neste domingo, 7, a falta de destaque do jornal à declaração do lobista Fernando Moura, de que o senador Aécio Neves, presidente do PSDB, recebia um terço do esquema de propinas montado em Furnas; "A citação ao tucano apareceu com maior ou menor destaque na capa dos grandes diários, mas não deu as caras na "Primeira Página" da Folha", criticou; Vera lembra que o senador tucano é o maior líder da oposição, "e nessa condição tem sido crítico contundente do governo petista a cada revelação trazida pelas investigações" e recomenda ao jornal dirigido por Otávio Frias Filho que "leve em conta as mudanças no país" ....

PS: Se a ombudsman da Folha, que é paga para isso pela própria Folha, disse que a Folha "protege" Aécio, do PSDB, do Alkmin, Serra, FHC, Richa, Yeda, MArquezan JR, quem sou eu para discordar?

Anônimo disse...

Quem é este cara que nunca trabalhou na vida. Sempre teve cama, comida e roupa lavada. Trocado por m.....perde-se o cheiro.
Vagabundo palpiteiro.

Anônimo disse...

Esse sujeito representa o exemplo em carne e osso o tal "DESONESTO INTELECTUAL"

Anônimo disse...

ESSA RETÓRICA DO POBRE OPERÁRIO DO PT DA MORAL E ÉTICA FOI PARA O BREJO ESSE LIXO E SEUS INTELECTUAIS TUPINIQUINS NÃO RECICLA É RADIOATIVO TEM QUE LACRA NUMA REDOMA DE CHUMBO, PARA NÃO CONTAMINAR MAIS NINGUÉM JUNTO COM ESSE BOÇAIS.

Anônimo disse...

Esse frei bofe é o maior cara de pau que conheço. Qual parte do PT é sadia? Tudo podre e corrompido, o PT já morreu e ele ainda vem com esse lero lero de sempre. Vá tomar no c.. frei bofe!

Anônimo disse...

NINGUÉM AGUENTA MAIS ESSES VERMES COMUNOPETISTAS NOJENTOS... TEM QUE ACABAR COM ESSA ESQUERDALHA VAGABUNDA QUE EMPORCALHA O NOSSO AMADO BRASIL

Anônimo disse...

AMIGOS CONSERVADORES...
COMUNISTA E QUALQUER ESQUERDALHA FDP É ATEU, ATEU É CONTRA DEUS... SÓ ISSO JA DIZ TUDO, ELES SÃO E REPRESENTAM O MAL, A MENTIRA, A INVEJA, O GENOCÍDIO... O COMUNO/SOCIALISMO MATOU 120MILHOES DE PESSOAS INOCENTES, DEVERIA SER PROIBIDO POIS MATOU MAIS QUE O NAZISMO... COMUNISTA PARA QUEM ESTUDAR A FUNDO É SATANISTA...MARX ODIAVA DEUS.... SOU CRISTÃO E LUTAR CONTRA O COMUNISMO É NOSSA OBRIGAÇÃO COM DEUS.

Anônimo disse...

SO ACHO QUE E' UM POUCO TARDE .
Por quer nao fizeram a critica antes ? Ha sim , estavam ganhando e ocupando cargos e mamanto nas tetas da corrupcao . Agora que o "titanic" esta afundando pensam nas bases .
O PT sempre foi do Lula e sabemos que o Lula nunca foi honestos e sempre teve um projeto pessoal . Basta ver os milhoes acumulados em propinas [ subornos ] com as supostas palestras e o patrimonio acumulados escondido atraves de laranjas .
O PT nunca foi popular , desde a sua fundacao . Ate porque o seu fundador , Lula , foi criacao do Golberi .

O Mundo esta cheio de " boas " imtencoes .....

Anônimo disse...

E os seminários continuam vomitando "seminaristas" e "padrecos" comunistas, que adoram ir para paróquias pregar socialismo/comunismo com o dinheiro dos outros e, muitas vezes, praticar pederastia, pedofilia ou "papando" as beatas de sacristia ou as freiras. Por que sempre perto de um seminário tem um convento? Não é por nada que a igreja católica está se sumindo! Nas missas costuma haver poucas pessoas e somente se vê "véio" e criança. Para registro: sou católico apostólico romano não praticante.

Anônimo disse...

LEONARDO BOFF! Sr. quer que passamos por nova situação, NOVOS ROUBOS, NOVAS MENTIRAS, NOVAS ENGANAÇÕES?

Sr. QUER continuar com SOCIALISMO de roubalheira?


Anônimo disse...

Xi as 22:34, a PF ainda vai chegar em ti!

Ou, irás receber um processo por danos morais. O que prefere o japonês ou o oficial de justiça?

Anônimo disse...

Este tal frei é um bofe que apodreceu. Só pode ser doente mental.

Anônimo disse...

TU ÉS UM PETÉBA IGNORANTE VAGABUNDO COMUNOPETISTA LIXO VERME ADORADOR DE STALIN

Anônimo disse...

Descrição perfeita do que é a esquerdalha comunista... e do perigo que representa.

Anônimo disse...

É sempre o mesmo "PAPO FURADO" chega o Brasil não merece isso.

Anônimo disse...

Isso é tatica velha e conhecida, eles usam as merd.. da esquerda para se limparem, tudo conversa mole, vão queimar quem for preciso para manter o seu projeto, estamos tratando de um enorme movimento revolucionário que usa guerra assimétrica, que se subdivide em infinitos submovimentos que hora convergem, hora antagonizam.

Anônimo disse...

É mais uma ratazana, agora é tarde!

Anônimo disse...

A alma dos pobres ficará presa para sempre. Que mania que tem o PT de se dizer defensor dos pobres, quando estes é que são os mais prejudicados pela roubalheira. Que gente fingida! Afff!.
Esther

Anônimo disse...

Eita inferno. De vez em quando surge das trevas este Boff que é BOFFE mesmo. Vai refundar este partido lá no teu inferno, que não é o Brasil dos brasileiros honestos. Padreco infeliz!!!

Anônimo disse...

O seu inútil.vai fazer isso,lá no inferno,certo.

Anônimo disse...

Se olhe no espelho seu maledito

Vajra Pema disse...

Ui, que horror! Este é um débil mentecapto. Basta ver sua cara. Que ele vá pras Furnas do Inferno com toda a corja de quadrilheiros malfeitores PT.
#AlgemasNeles

Anônimo disse...

Se vão refundar quem vai ser o novo Lulla?

A Maria do Rosario ? Kkkkkkkkkk

Justiniano disse...

Quando do II concílio ecumênico foi proposto a teologia da libertação, que era um libélulo comunista.

Os comunistas virão que a igreja seria um meio de chegar as massas, com a criação das comunidades eclesiais de base e portanto essa escória se infiltrou no meio.

João Paulo II que conhecia as raízes comunista desse grupo, puniu teólogos da Teologia da Libertação, posteriormente o papa Bento XVI, a emitiu duas instruções de censura à Teologia da Libertação.

“Nunca, na história do cristianismo, os pobres ganharam tanta centralidade”. A prova, segundo Boff, são o Partido dos Trabalhadores, o Movimento dos Sem-Terra, o Conselho Indigenista Missionário, a Comissão Pastoral da Terra e outras pastorais.

Movimento essencialmente comunista comandados pelos canalhas do Boff e frei Betto que pregam sobre os pobres mas nunca fizeram algo pelos pobres, são socialistas do luxo e das riquezas.

tem um livro que conta a infiltração comunista quando do II concilio ecumênico.

,

Anônimo disse...

Esse padreco ordinário foi proibido pelo Vaticano, há décadas, anos 80, Papa João Paulo II, de manifestar-se dentro da Igreja. É da esquerdalha que comunga a "famosa" teologia da libertação (em minúsculas) junto com outro papa-hóstias, o gilberto carvalho.
Agora quer refundar uma ORCRIM, discutir o mensalão do pt, ajudar a levantar o que caiu (de podre, diga-se de passagem). Esse foi e sempre será um VAGABUNDO BOA VIDA! Nunca morou e nem atendeu paroquianos em favelas. Sempre viveu no bem-bom. Que mostre suas mãozinhas mais macias que bunda de bebê!

Anônimo disse...

O que esse camarada escreve não serve nem para mandar para a Venezuela para servir de papel higienico.

Anônimo disse...

Este é o típico "inocente útil" descrito por Lenin e, por ser idiota, perdeu a inocência quando foi conivente com o projeto satânico marxista. Melhor caberia o adjetivo COMUNOPATETA.

Anônimo disse...

Padreco de merda, tu e o partido da corrupção VTNC...!!!

Anônimo disse...


Teologia da Libertação: dizem que é um dos expoentes. Muito bem usam a Bíblia como forma de tratar questões sociais, ideologicamente. Será que o " cidadão boff" paga 5 meses de seus salários todos os anos para engordar os dois trilhões de impostos pagos pelo povo, o que trabalha, para as burras do governo? As CEBs a que se refere em seu texto são as tais Comunidades Eclesiásticas de Base, que parecem ter dado origem aos movimentos da chamada "Via Campesina", parceiras das primeiras invasões de terra em Encruzilhada Natalino no RS e depois em Ronda Alta e etc...etc.. etc.. espalhando-se pelo Brasil, adotando a denominação de mst (com um tal stédile que vive às custas dos impostos dos brasileiros??). Terá esse tal boff alguma relação com a CNBB que sempre dá o tapa e esconde a mão? Adoram, todos, referir-se ao chamado capital privado mas poderiam, em se tratando de um enfoque cristão, disponibilizar para fins de assentamento as terras das igrejas (eu escrevi igrejas: tanto católicas, quanto das demais religiões....)NOTA: Não sou proprietário de terras ou fazendeiro, mas acho um absurdo as invasões de terras). Então sr boff, ficar tangenciando a "estória" (e não história) recente, seja delle, seja de seu parttido, é negar muitas verdades que graças a Deus (não sei se o mesmo Deus seu ou delle que já blasfemou mais de uma vez...)o povo, incluindo aquele a que voces gostam de referir-se (os chamados pobres ou miseráveis...) já compreenderam a ladainha e tomando posição... Não há mal que sempre dure e nem bem que nunca se acabe.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/