Leio diariamente o teu blog e concordo em geral com as
tuas análises, mas tenho discordância quanto as críticas sistemáticas ao
governo Sartori na questão da segurança pública. Ninguém ignora o caos da
segurança no RS, mas há de se reconhecer que não adianta somente aumentar o
efetivo dos policiais, o que poderá amenizar o problema, mas é fundamental que
o judiciário mantenha os bandidos atrás das grades. Os que estão praticando
todo tipo de crime são exatamente aqueles que deveriam estar confinados e são soltos
pela justiça. Não há solução com bandidos fora dos presídios. A culpa desse
caos deve ser compartilhada entre governo e judiciário. O judiciário alegar que
cumpre a lei é muito relativo, pois os juízes muitas vezes são discordantes nas
suas sentenças, em casos iguais.
Nota do editor
O editor apóia praticamente tudo que tem feito o governador Ivo Sartori, mas no ítem segurança pública o editor não apóia nada do que não faz o governador. Sua atuação nesta área é de total descaso e inapetência, para usar termos mais benignos. O Judiciário não tem nada a ver com a atual desordem nas ruas. Os números listados na nota logo abaixo são do atual governo. São os piores de toda a história do RS. Isto deve-se única e exclusivamente ao atual governo. Não se trata apenas de percepção, mas de números irrefutáveis.
24 comentários:
Sou obrigado a concordar com o leitor. É bem provável que se parte dos que cometeram esses crimes fossem pegos hoje e verificadas suas fichas, verificar-se-ia que quase todos já passaram meia dúzia de vezes pela mão da polícia... Somente este mês... E isto que estamos somente no dia 12.
POLÍCIA PRENDEU 100 MIL BANDIDOS, QUE VOLTARAM ÀS RUAS PARA COMETER CRIMES. A POLÍCIA FEZ A SUA PARTE E O JUDICIÁRIO FEZ O QUE?
O sistema de segurança pública é caótico em todo o país. Infelizmente em última análise a culpa recai sobre o policiamento, mas não podemos ignorar que quase a totalidade dos delinquentes pegos já são reincidentes e estão livres para seguir delinquindo por favores legais ou do judiciário que os libera. Nem´é bom falar dos criminosos menores (os famosos di menor) que fazem oque bem entendem de forma totalmente impune. São presos por um delito e voltam às ruas mesmo antes de suas vítima. A reforma deve ser geral. EM TODOS OS ESTADOS A SITUAÇÃO É A MESMA. O governador não incide.
Há um problema de compreensão em torno do "que" é o "que".
Explico: não existe o "governo" e o "judiciário"; na verdade o governo é composto pelos três poderes, de sorte que não se confunde o "executivo" com o "governo".
Para bom entendedor: seria de bom tom que o governo - que compreende quem faz leis, quem executa leis, e quem julga os casos conforme as leis - andasse na linha, na expectativa de seus patrões, a saber, os cidadãos, que por sinal são vilipendiados pela verdadeira leniência do governo, compreendidos aqui, obviamente, os três poderes.
Concordo com a opinião do leitor, o Judiciário tem boa dose de culpa sobre a insegurança, não só do RS mas em todo o Brasil. Sugiro, que na falta de verba, da parte do executivo, para construir presídios se use os rendimentos dos depósitos judiciais. Estes recursos seriam direcionados para a construção de presídios ao invés de palácios para o judiciário na capital e no interior.
Concordo com ambos mas porque a midia tem medo do judiciário? Porque não vemos entrevistas com o judiciário quanto a horda de bandidos soltos? Só vejo entrevista com o judiciário quando vão ver os estado das cadeias e ficam todos com peninha dos bandidos. Os deuses não podem ser confrontados?
E pior vejo desculpas de muitos juízes que dizem que estão "cumprindo a lei" então para que juízes ou o que julga, basta então o delegado cumprir a lei, prende e solta. Sai mais barato para o estado. E vem sempre a mesma desculpa não temos isso, não temos aquilo mas ganham muito bem.
Joel
Políbio,
O editor desse ótimo blog, faz, por razões que desconheço, um auto-de-fé contra a Brigada e o governador, como se a culpa da criminalidade no estado fosse ( só) da conta do governador, coisa que ( a maioria decente e alerta ) o povo gaúcho não concorda. Já disse: ante de colocar brigadianos e policiais civis novos no sistema, quero uma medição isenta da produtividade do sistema. Não tenho um átomo de dúvida que temos policiais suficientes; temos que: a) melhorar produtividade; 2) mudar procedimento do judiciário. A maioria ( mais de 80%) dos criminosos são reincidentes; são bandidos que foram ( várias ) presos e soltos por decisões judiciais. Também temos um grave problema social: um elevadíssimo desemprego na faixa dos jovens menos escolarizado. O mitólogo John Campbel já disse várias vezes: "o maior mito do jovem é o emprego; jovem sem emprego vira um descrente na sociedade que o isola, o prescreve, o coloca à margem do sistema". É isso!
É, Políbio, de que adianta a Policia prender se o Judiciário solta? ás vezes nem encarcera bandidos presos em flagrante?
Estamos cheios da hipocrisia desse bando de padrões do dinheiro público, se não houver punições severas com as inúmeras provas existentes, o governo federal não investe nada em segurança pois paga juros absurdos decorrentes da dívida pública, financiadora de empreiteiras corruptas! Nao adianta chorar já está sobrando prá todo mundo!
TEM QUE COMEÇAR ASSALTAR , ROUBAR, ETC ESTE PESSOAL DO JUDICIÁRIO , PODE SER QUE AI ACONTEÇA ALGO DIFERENTE.
Estamos cheios da hipocrisia desse bando de ladroes do dinheiro público, se não houver punições severas com as inúmeras provas existentes, o governo federal não investe nada em segurança pois paga juros absurdos decorrentes da dívida pública, financiadora de empreiteiras corruptas! Nao adianta chorar já está sobrando prá todo mundo!
Políbio,
Concordo inteiramente com a "Opinião do Leitor". Faço a mesma análise.
Faltam Presídios e os juízes não cumprem integralmente a Lei.
Tanto que não há mais MOTIM nos presídios, pois os eventuais presos sabem que sairão em pouco tempo para continuar a matar e roubar.
Os juízes gaúchos estão mais preocupados com o "bem estar" dos presidiários do que com o dos pagadores de impostos.
Existe cunho "ideológico" na atuação das Varas Criminais.
JulioK
Já cansei de ver juiz dando desculpa que o bandido sairá pior da cadeia e por isso solta.
Todos são incompetentes, ideologizados e corporativistas, governo, judiciário e principalmente esses políticos sanguessugas.
Também concordo com a opinião do leitor, acho até que a polícia gaúcha é muito eficiente, mas não adianta prender bandido e a justiça soltar. A hipocrisia do politicamente correto (quero dizer os malditos defensores dos direitos humanos como a Maria do Rosário e outros tantos imbecis) que não querem enfrentar de frente este câncer que é a violência, instituindo de vez a pena capital em casos específicos como por exemplo os assassinos no menino Bernardo, que vão custar caro aos cidadães honestos pagadores de impostos e depois de alguns anos estarão soltos .
O próprio governo admite que seria preciso dobrar o número de brigadianos para que a demanda da segurança pública fosse minimamente atendida, mas mesmo assim me aparece um "gênio" falando que não existe déficit de pessoal, existe falta de produtividade. Putz, não existem limites para a estupidez humana.
Se cada bandido REINCIDENTE SOLTO voltar a praticar crime e for preso novamente, o custo da recaptura forem colocados na conta e descontados como MULTA ao juiz e os crimes cometidos debitados no nome
destas corruptas EXCELÊNCIAS, o trote mudaria. Mais está longe, muito longe de ocorrer.
Afinal, tem ou não tem juiz ladrão ou prevaricador? Conhecem alguma destas figuras presas? NÃOOOO???? Chega ou querem mais???
Perfeita a análise, só que acrescentaria culpa em 70% ao Desgoverno Federal que deixa as froteiras uma peneira, entram armas de todos os calibres, alem de drogas.Desgoverno Federal tem maioria no Congresso e não reduz a maioridade Penal porque é contra seus principios, Contigencia verbas dos Órgãos, Penitenciários, Exercito e da Policia Federal . Não há Governador que resolva sozinho os problemas de Seguranca Publica que mais enxugam gelo.Se o problema de Segurança Publica fosse só do Estado do RS a responsabilidade seria do Governador, mas o problema ocorre em todos os Estado e principalmente do DF onde os Policiais ssão os mais bem pagos do Brasil . Há criminosos contumazes que tem uma ficha com mais de 4 metros de crimes e recebem beneficios que em paises sérios não os receberiam.Todos os dias estamos vendo criminosos cumprindo Condicional cometendo crimes, outros em saidinhas de dias de Natal, Pascoa Dias dos pais etc... que saem e cometem crimes.Beneficioa deveriam ter um criminoso primário que por uma fatalidade se envolveu, como brigas de transito etc...
O leitor culpa o governo e a justiça seria ele funcionario ou com cargo no legislativo que é o maior culpado pois as leis eles quem as tem de modificar . se a interpretação da mesma e dubia entre dois juizes e porque esta mal echa.
Ótima proposta!
Acredito que só a presença da polícia na rua, já seria suficiente para diminuir e muito os crimes praticados por menores delinquentes e outros que só agem fora da LEI por não ter um policial ali próximo. Obrigado. Pedro
100% de acordo com o leitor.
O efetivo seria suficiente se prendesse o bandido uma única vez.
Sugiro começar a divulgar os antecedentes dos criminosos detidos. Praticamente todos os bandidos envolvidos com roubos de carros, assassinatos e outros delitos são profissionais da bandidagem, foram detidos várias vezes e várias vezes foram soltos pelo judiciário.
Sintetizo em uma palavra tudo o que foi dito anteriormente: IMPUNIDADE. Os criminosos e bandidos estão mandando no Brasil, inclusive de dentro dos presídios e sabem que podem!
Caro Políbio.
Sou acompanhante diário do teu blog e o considero um jornalista com as melhores intenções. Mas preciso concordar com a maioria dos comentaristas que apoiaram o leitor.
Esta INsegurança no país é programada pelo Foro de São Paulo, para estabelecer o caos, que gera a oportunidade de se concretizar a implantação do comunismo, além de muitas ocorrências paralelas. Está tudo se desenvolvendo neste sentido.
Com o devido respeito, sugiro fazeres uma análise mais ampla e detida das verdadeiras causas (mas de todas). Qualquer um pode mudar sua opinião e isto, seguramente, daria ainda mais crédito a teu blog.
Na situação em que o executivo recebeu o RS de nada ajuda definirmos quem é o culpado, até porque nada a ele acontecerá, como todos nós sabemos. Deveríamos ajudar a encontrar uma solução, em vez de elegermos e triturarmos a pessoa mais próxima e fácil de ser atingida.
S.M.J.
Postar um comentário