Saiba por que razão existem menos policiais nas ruas do RS

Em artigo que publica hoje no seu blog, o economista Darcy F.C. dos Santos, especialista em contas públicas, põe o dedo na ferida, coisa que político gaúcho algum tem coragem de fazer. A análise do economista sobre Brigada e Polícia Civil vale também para o magistério. Segurança e educação consomem 70% do valor da Folha de Pessoal do RS, ativos e inativos. 

Leia a lição:

A principal causa de problema são as aposentadorias precoces, onde cerca da metade dos servidores se aposenta com a idade mínima de 50 anos e uma quarta parte sem essa exigência.

Fala-se muito que não há policiais nas ruas, o que é verdade. Mas a razão para isso é muito simples: os policiais aposentam-se com menos de 50 anos de idade. Segundo Boletim da Secretaria da Fazenda, entre 2010 e 2012, os servidores da segurança pública aumentaram em 2.256, sendo 651 ativos e 1.605 inativos. O ingresso de novos servidores é absorvido, em grande parte, na reposição dos que se aposentam.

CLIQUE AQUI para ler tudo. 

12 comentários:

GKG disse...

Em suma: VAGABUNDOS!
Depois não querem que os funcionários públicos recebam a pecha de vadios.
Eles mesmo o fazem por merecer. Depois, vem querer fazer "campanha de esclarecimentos" ou "campanha de valorização".
Essa gente "trabalha" somente pensando (hã?!) em não fazer nada na aposentadoria ou, quando fazem alguma coisa, é pensar em quem vai ser o próximo chefe.

Anônimo disse...

Caro Políbio, de nada adianta 'por o dedo na ferida', de nada adianta teses, de nada adianta o maior 'expert' em segurança pública, se temos um governo que não age.

Anônimo disse...

O Sr. Darcy, que não entendem absolutamente NADA de segurança pública, leva em consideração os números. Mas o que propõe o 'ilustre especialista em contas públicas', que um policial com 60 anos de idade patrulhe ruas? Que cumpra Mandado de Busca e Apreensão derrubando portas e pulando muros com 65 anos de idade? Ou talvez que alguém com 65 anos de idade tenha que, ainda que em funções administrativa, como em plantões, algemar alguém de 20 anos sob o efeito de entorpecentes? Este economista fala sobre assuntos que não conhece.
Ainda, a atividade policial é, sim, mais estressante e perigosa que as demais, ou existe outra profissão em que, 24h, se tenha o dever de arriscar a própria vida pelo outro? E querem que o policial faça isso até os 65 ou 70 anos de idade, durante mais de 40 anos?
Nos Estados Unidos, policial é visto como herói. Aqui, na visão tupiniquim, inclusive do Sr. Editor, como sanguessuga.
Tenha paciência.... hoje qualquer rum que nunca entrou em Batalhão ou Delegacia de Polícia é especialista em Segurança Pública.

Anônimo disse...

Por favor Sr. editor, somente uma contribuição: o Sr. DARCY F. C. DOS SANTOS, conforme currículo fornecido pelo mesmo em seu blog http://darcyfrancisco.blogspot.com.br/, não possui o título acadêmico de especialista em Contas Públicas. Ele é Bacharel em Ciências Econômicas e Contábeis e sua especialização é na área de Economia e Comércio INTERNACIONAL.
Embora tenha trabalhado como como assessor de bancadas de partidos políticos, como CC, do PPS, por exemplo, e não questionando suas certificações, é academicamente equivocado atribuir ao mesmo o título de especialista em Contas Públicas sem o devido curso e sem o devido certificado.
Caso haja apenas uma desatualização do currículo e o mesmo possua, de fato, especialização em Contas Públicas (embora não tenha cadastro na plataforma Lattes), favor desconsiderar.

Anônimo disse...

Políbio,

Assino embaixo!!

JulioK

Anônimo disse...

Aos que acham que é tão bom ser funcionário público, como o JulioK, faça algo pela sociedade além de pagar impostos... Pegue um distintivo, uma algema, uma arma e suba o morro ou a vila para prender alguém... ahhh mas para isso antes tem que estudar e passar em um concurso público ok? Não é qualquer um que passa, não basta querer, tem que estudar e se qualificar antes.

Anônimo disse...

Conheço policial que com 44 anos se aposentou. É claro que não foi ele quem fez a lei que o beneficiava, mas se aposentar nessa idade não tem cabimento.

Anônimo disse...

É fácil falar da polícia ....difícil é ser um!

Anônimo disse...

Aos velhinhos de 51 anos: fiquem mais um pouco e, já que não têm mais o vigor físico de antanho, façam a parte burocrática interna e com isso liberem as gurias para atuar no patrulhamento.

Anônimo disse...

Quem chega aos 50 anos com o corpo acabado é porque não exerceu função que exigisse preparo físico. Não me venham com essa que aos 50 anos não dá mais para correr. Isso é coisa de choppista.

Anônimo disse...

E os setores de inteligência da polícia? Os acabados fisicamente de 51 anos não podem trabalhar com o cérebro? É mesmo necessário que a sociedade aceite que alguém que não é inválido tenha contribuído com 20% para sua aposentadoria por 25 anos e depois usufrua 100% por 30, 40 ou mais?
Chantagem não adianta. Venham com argumentos.

Anônimo disse...

Senhor Editor:
Para falar em qualquer assunto, devemos antes procurar conhecer para não falar bobagens, ou não acusar alguém injustamente, e é o que está acontecendo com a maioria da dita imprensa brasileira.
Justificam determinado governante, apenas para defender, sem qualquer base de conhecimento, o Sr. Darcy, demonstra que não é tão burro não, mas sim nonivente com os desmandos da administração. Por que será que não fala, das aposentadorias dos governadores com 4 anos de trabalho? VAMOS PENSAR NISTO.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/