Módulo I da Penitenciária de Canoas só será entregue no ano que vem

A foto foi tomada por profissional da prefeitura de Canoas. 

Curiosamente é a prefeitura de Canoas, Grande Porto Alegre, e não o governo do Estado, quem de fato presta as melhores informações sobre a entrega do Módulo I do Complexo Prisional que deveria ter sido entregue pelo governador Tarso Genro. Ele só deve começar a funcionar em fevereiro de 2016, já no segundo ano do governo José Ivo Sartori. Foi o que admitiu nesta terça-feira a Prefeitura do município. 

Equipes locais e do governo estadual voltaram a se reunir, nesta terça, para discutir as providências pendentes.

O Módulo vai oferecer 393 vagas em uma área de 5,1 mil m². O custo total é de R$ 18 milhões. A expectativa é de que a inauguração ajude a desafogar o Presídio Central, em Porto Alegre. O fornecimento de energia elétrica já foi estabelecido, os pavilhões equipados e mobiliados, e o Plano de Prevenção Contra Incêndios (PPCI) homologado.

O conjunto da obra


Quanto ao  Complexo Penitenciário de Canoas, construído com recursos de financiamento junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), segue sem data para receber presos, também no bairro Guajuviras. O conjunto é formado por três unidades isoladas, com 2.808 vagas no total. A área construída é de 30 mil m². Já o valor total do contrato supera R$ 100 milhões.

6 comentários:

Anônimo disse...

E de onde sairá o efetivo que fará a guarda externa do Presídio de Canoas? O 15º BPM, responsável pelo policiamento em Canoas, assim como outros municípios, já está com seu efetivo muito abaixo do mínimo. Se ceder efetivo para fazer a guarda externa do novo presídio, vai à falência! Uma nova turma de Soldados, caso inicie o curso de formação ao início de 2016, só formará novos policiais ao final de 2016...

Anônimo disse...

E a susepe não tem efetivo para as atuais casas prisionais imagina para o complexo de canoas. É muita incompetência e muito dinheiro. Além do fato de mesmo antes de ser inaugurada já está lotada.

Anônimo disse...

Acredito que só será possível a inauguração do Complexo Penitenciário (PECAN) se o Governo do Estado liberar diárias, ou seja, que os Agentes possam duplicar sua carga horária, o que ocorria até o final do ano passado.
Com o aumento do ICMS, se a arrecadação não despencar, acredito na possibilidade da volta das diárias tanto para os servidores da Susepe, quanto para os servidores da Brigada Militar. É uma mão-de-obra muito mais barata e rápida, já que para autorizar novos concursos demandaria, entre publicação de edital e treinamento dos aprovados, cerca de um ano...
De qualquer sorte, todos torcem pelo retorno das diárias, não apenas para aumentar um pouco a renda, mesmo que provisoriamente, mas também para que desafogue os servidores que trabalham com pouco efetivo hoje em dia.

Anônimo disse...

Eu não torço pelo retorno das diárias! Torço pela realização de concursos e inclusão dos efetivos!

Anônimo disse...

Obra de Socialismo brasileiro!

Anônimo disse...

Para inauguração o programa é enfiar o petista marco maia na solitária. Elle vai fazer o teste das novas acomodações "pros cumpanhero".

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/