Governo gaúcho espera que Dilma concretize proposta de idade mínima para aposentadoria

O governo do RS vai saudar a decisão do governo Dilma Roussef, caso ele realmente demonstre coragem para alterar a atual legislação, porque convive com um nível assustador e intolerável de aposentadorias precoces. A situação já fugiu ao controle. Atualmente para cada servidor da ativa, existe 1,5 aposentado. - 

O governo federal indicou esta semana que vai propor a idade mínima para aposentadoria em 60 anos e 65 anos, respectivamente, para mulheres e homens, segundo apurou o jornal O Estado de S. Paulo com fontes que participam dos estudos da reforma da Previdência. O Brasil é um dos poucos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) que não estipula uma idade mínima.
Numa lista de 35 nações, o País tem o piso da idade em que as pessoas se aposentam: 57,5 anos. A média é considerada muito baixa para honrar os pagamentos dos benefícios no futuro. Os outros países da OCDE tem média de 64,2 anos. O governo defende que a experiência internacional aponta idade mínima próxima de 65 anos.
Preocupado em mostrar que não está de braços cruzados com o aumento do rombo das contas públicas, a equipe econômica resolveu acelerar as mudanças com o objetivo de conter os gastos e resolveu que não vai esperar o debate das centrais sindicais e dos movimentos sociais no fórum criado com esse objetivo. Apenas apresentará a proposta formalmente ao Congresso.

A estratégia do governo é mostrar que não está preocupado apenas com o ajuste fiscal deste e do próximo ano, mas também com medidas estruturais de longo prazo.

CLIQUE AQUI para ler toda a reportagem. 

6 comentários:

Anônimo disse...

REALMENTE A IDADE É BAIXA,MAS AS PESSOAS ANDAM ASSIM COMO EU DESANIMADAS E DESACREDITADAS COM TUDO O QUE ESTÁ ACONTECENDO QUE NÃO SE TEM MAIS SACO E PACIÊNCIA PARA ENFRENTAR NO DIA A DIA O TRABALHO,TRÂNSITO,BAIXA REMUNERAÇÃO,MELHOR SE APOSENTAR LOGO E FICAR EM CASA COM O CACHORRO,QUE É VERDADEIRO AMIGO DA GENTE.ME ENOJEI DESTE PAÍS DE M...PAÍS DE LADRÃO...SEM LEI,SEM JUSTIÇA...GOVERNOS ROUBANDO A LUZ DO DIA,QUEM TEM QUE GOVERNAR E DAR EXEMPLO,ROUBA DA SOCIEDADE DINHEIRO PÚBLICO,QUE É DE TODOS...É DE LASCAR

Anônimo disse...

O Raimundo Colombo já está governando o RS. Cada vez que vai a BSB encontrar a Dilma, faz algum apelo em favor do Rio Grande amado.

Anônimo disse...

Políbio,

Eu não entendo por que a mulher terá direito a idade menor que a do homem, sendo que tem maior expectativa de vida.

Puro machismo e não estou sendo irônico. Vamos modernizar o Brasil.

Sou defensor de 65 anos para TODO CIDADÃO BRASILEIRO, independente de sexo, credo, cor da pele ....

Exceções só para aumentar a idade(STF, Senado, ....).

JulioK



Marcelo Ribas disse...

Mas hoje a idade mínima para os servidores se aposentarem é de 60 e 55 anos (homem e mulher, respectivamente). O problema é que tem gente que se aposentou com 45 há muito tempo, não tem como tirar deles. E falta a reforma das pensões, que deve ser um buraco igual ou maior hoje em dia

Anônimo disse...

Governo deveria acabar com a história das aposentadorias vitalícias que acabam passando para filhas solteiras, que nunca trabalharam e nunca formalizam união para ficar recebendo benefício após morte do titular. Mexam com as filhinhas dos Ministros, Desmbargadores, que aí rola muito dinheiro. Aproveita e acaba com estas aposentadorias de Deputados, Presidentes e Governadores após alguns anos de mandato, pois nós mulheres, que começamos a trabalhar com 15 anos, como meu caso, vou passar minha vida trabalhando para sustentar vadiagem que nunca contribuiu e agora, que estou com 49 anos, vão mudar novamente mudar. Uma coisa é 60 anos para pessoas com saúde, outra é para quem sobreviveu a um acidente, 19 cirurgia e que contraiu Hepatite C com transfusões, passou por tratamentos e sempre trabalhando, mas tenho saúde frágil enquanto o outros que nunc a contribuíram ficam com aposentadorias fantásticas. Francamente!!!!

Anônimo disse...

Meu avô se aposentou com 55 anos, em 1982, quase com o teto do INPS, à época. Hoje, recebe 820 pilas. Já meu pai, se aposentou com apenas 43 anos, proporcionalmente, e já teve boa parte da sua aposentadoria corroída. Certo é que os dois continuaram trabalhando e contribuindo para a previdência, meu avô até os 65 e meu pai até hoje contribui, como empresário. A previdência urbana é superavitária, e muito. O grande problema está na previdência rural, onde poucos anos de contribuição já garantem um benefício mínimo. Vale dizer que o déficit da rural sobrepões o superávit da urbana, em números absolutos (módulo). Por isso o sistema está quebrado.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/