MPF e PF dizem que Odebrecht e AG foram corruptores mais sofisticados e espertos

Na entrevista coletiva que concederam esta manhã em Curitiba, o MPF e  a Polícia Federal (foto ao lado)  concederam  detalhes da nova fase da Operação Lava-Jato. Na 14ª etapa da investigação, batizada de Operação Erga Omnes, foram cumpridos oito mandados de prisão preventiva, quatro de prisão temporária, nove de condução coercitiva e 38 de busca e apreensão, em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.

As empresas estão entre as maiores do país no setor, e há suspeitas de irregularidades em contratos com a Petrobras. 

Além deles, Bernardo Schiller Freiburghaus, que seria o operador da Odebrecht, "cortou os laços" com o Brasil e está na Suíça, salientou a PF. 

Conforme o procurador da República Carlos Fernando dos Santos Lima, as duas empreiteiras agiam de forma mais sofisticada no esquema de corrupção e fraude em licitações da Petrobras. O diferencial, de acordo com ele, foi comprovado por meio de pagamentos de propina a diretores da estatal em contas no Exterior:

– Há indicativos suficientes para que fossem pedidas as prisões preventivas.

Propina de R$ 510 milhões

Os detidos serão levados para a carceragem da PF, em Curitiba, ainda nesta sexta-feira. De acordo com o delegado da Polícia Federal Igor Romário de Paula, a propina dos contratos com a Odebrecht seria de R$ 510 milhões, apesar de o número ser "muito especulativo". A PF ressaltou, na entrevista, que a empresa tinha "grande poder de influência" na cartelização ocorrida na Petrobras.
Leia todas as notícias da Operação Lava-Jato

– A Odebrecht vem negando as irregularidades, mas documentos provam o contrário. A colaboração esperada de uma empresa que enfrenta um problema como esse deveria ser diferente – disse o delegado.

O Ministério Público Federal (MPF) informou que Suíça, Panamá e Mônaco foram os países usados para movimentação financeira dos suspeitos dessa nova fase da Lava-Jato. O órgão acredita que as empresas estavam envolvidas "como um todo" na cartelização e fraude de licitações. Ele criticou também a tentativa de "blindagem" que as empreiteiras vêm fazendo durante as investigações.

Saiba quem são os 
presos da Erga Omnes:
– Marcelo Odebrecht (preventiva): Presidente da Odebrecht
– Rogério Santos de Araujo (preventiva): Executivo da Odebrecht
– Márcio Faria da Silva (preventiva): Executivo da Odebrecht
– Otávio Marques de Azevedo: Executivo da Andrade Gutierrez
– João Antônio Bernardes: Ex-diretor da Odebrecht
– Alexandrino Alencar (temporária): Executivo da Odebrecht
– Antônio no Pedro Campelo de Souza: Executivo da Andrade Gutierrez
– Flávio Lucio Magalhaes: Executivo da Andrade Gutierrez
– Cristiana Maria da Silva Jorge: Prestava consultoria para a Odebrecht


3 comentários:

Emmanuel disse...

Poxa ...
Que legal! Trocar o hotel cinco estrelas pelo xadrez da Federal em Curitiba!
Bom é se fossem para Pinhais: lá é um pouquinho mais frio ... E olha que está fazendo frio em Curitiba.

Gustavo disse...

e o lobista x9, quando é que vai para curitiba ou pinhais tomar banho frio sem o menino do mep?

Unknown disse...

Meu pai teve um comércio aqui no Ceará, um fiscal foi lá cair em cima e acusou de um monte de coisa que existia e não existia. Cobrou propina para não fazer nada. Depois o judiciário também corrupto tentou extorquir e tirar os bens. No Brasil é assim. Se você não é roubado por empresários, você é roubado por burocratas. E depois ainda te mandam a fatura cobrando IPVA, IPTU, ICMS, ISS, Imposto de Renda e etc. Que no meu ponto de vista, imposto é extorsão. Se eu sou obrigado a construir, logo é extorsão.

Por que eu sou ou a sociedade civil é obrigada a sustentar o estado?

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/