Logo depois reunião do governo estadual com demais poderes do
Rio Grande do Sul, o secretário da Fazenda, Giovani Feltes, admitiu que o
Estado ampliará calotes, inclusive sobre salários dos servidores.
Não há solução a curto prazo e, caso exista, o secretário não anunciou qual seria. O pacote de ajustes enviado à Assembléia, é tímido, insuficiente e apenas aborrecido, porque o governo não tem vontade política, acha-se sem condições políticas e por isto não demonstra coragem para cortar para valer, preferindo insistir na via de comer o mingau pelas bordas, o que representa uma via lenta e gradual, embora segura.
O drama para Sartori é que seu "tempo da graça" esvaiu-se.
O drama para Sartori é que seu "tempo da graça" esvaiu-se.
Eis o que disse o secretário, sem fazer qualquer tipo de rodeio e sem dar esperanças a ninguém:
— Repetiremos os mesmos expedientes do mês passado e,
obviamente, em função do déficit mensal, de mais de R$ 400 milhões que nos
faltam no tesouro do Estado, obrigatória e forçosamente teremos de deixar de
pagar outros compromissos, nas mais variadas áreas para garantir o pagamento da
folha de junho em dia, como nos obrigam decisões judiciais.
9 comentários:
O Sr. Governador e especialmente o Secretário da Fazenda poderiam parar o mimimi (que ninguém aguenta mais) - todos já sabem da situação do Estado. Deveriam, sim, começar a trabalhar para melhorar a finanças. Só ouço falar em cortes em Educação, saúde e segurança, mas cortes na CEEE, Corag, Procergs, Banrisul, etc... parecem estar proibidos... Sr. Governador, antes que o Estado esteja inviabilizado, de fato, e suas atividades-fim (saúde, educação e segurança) interrompidas, seja por falta de repasses, seja por greves, privatize órgãos que são dispensáveis à administração Estatal e só tornam o Estado lento e dispendioso, impedindo investimento no que realmente importa. Fica a pergunta: Por que, até agora, o Sr. Secretário da Fazenda somente propôs medidas drásticas contra servidores da educação, saúde e segurança (que são os menores salários do Estado) e, após seis meses, nada foi feito no sentido de privatizar aqueles órgãos que não deveriam pertencer ao Estado? Falta coragem política? Se há outra razão, qual é?
A INADIMPLENCIA GERAL VAI AUMENTAR EM MUITO.
O POVO JÁ SENTIU QUE SOMENTE ELE É QUE ESTAVA PAGANDO A CONTAS EM DIA, COM SACRIFÍCO SEU E DE SEUS FILHOS.
SE AS COISAS NÃO MUDAREM DE CIMA, COM VOLTA DO RESPEITO E CREDIBILIDADE DO GOVERNO, VAMOS TER MESES MUITO PIORES PARA TODOS.
Este gringo é o legitimo bunda mole. Nao tem atitute positiva. Somente reclama e justifica o problema da gestao passada. Se sabia que era problema, entao nao concorresse. Se o Tarso era um fanfarrao, este gringo é um bundao. Como todos, so vao para la para arrumar empregos para os parceiros. E o povo? Dane se!
E vem ai a privatizaçao da CEEE... Por que sera que o "do bigode" mandou abrir os salarios? Por que será que repercutiu tanto na RB$ o salario daqueles pobres operarios (R$ 80.000 mensais)?
Falta culhão.
Entrega dos 51% da Sulgas no radar...
Quanto custa e secretaria que o Sartori/PMDB criou para sua esposa?
Comece fechando esta secretaria e que sua esposa vá cuidar das panelas que será mais útil
Qual a formação do nosso Secretário da Fazenda mesmo? Alguém pode me esclarecer?
Sr 16:46, o operário é engenheiro e diretor da empresa, e os 80k não é salario pois soma férias. Não seja tolo, empresas privadas deste porte costumam pagar 7 dígitos anuais ao alto escalão, e no fim das contas o dinheiro sai todo do mesmo lugar - tarifa mensal. Privatize a ceee e será clientes da aes ou rge, que entrega o mesmo serviço a um preço maior, de brinde o estado fica com todo o passivo pois é assim que se faz privatização.
Postar um comentário