Moro condena Cerveró a cinco anos de cadeia e perda de apartamento de R$ 1,5 milhão no Rio

O ex-diretor da área Internacional da Petrobras Nestor Cerveró foi condenado nesta terça-feira, a cinco anos de prisão em regime fechado pelo crime de lavagem de dinheiro cometido dentro do esquema investigado pela operação Lava Jato.

Além da pena, Cerveró teve um apartamento confiscado no Rio de Janeiro comprado por R$ 1,5 milhão. O advogado de Cerveró, Edson Ribeiro, disse que irá recorrer da decisão. Cerveró sempre negou participação no esquema.

O processo no qual Cerveró foi condenado foi movido pelo Ministério Público Federal (MPF) que o acusava de ter cometido o crime de lavagem de dinheiro na compra de um imóvel no Rio de Janeiro. Segundo o MPF, o apartamento foi comprado com dinheiro oriundo do esquema investigado pela operação Lava Jato.

Segundo a sentença dada pelo juiz federal Sérgio Moro, responsável pelo caso, o tempo em que Cerveró permaneceu detido deverá ser descontado de sua sentença de cinco anos de reclusão. Moro também determinou que o imóvel confiscado seja, posteriormente, revertido para o patrimônio da Petrobras.

O advogado Edson Ribeiro se disse surpreso com a rapidez com que o juiz federal Sérgio Moro proferiu sua sentença. "Eu apresentei as alegações finais do caso ontem à noite e ele já deu a sentença? Claro que vamos recorrer", disse Ribeiro.

Segundo as investigações do Ministério Público Federal, Cerveró teria sido indicado para a diretoria da Petrobras pelo PMDB e faria parte do esquema de desvio de recursos da Petrobras. Ele atuaria juntamente com o lobista Fernando Soares, conhecido como Fernando Baiano, que também está preso.


Apesar de negar participação no esquema, documentos mostram que Fernando Baiano visitou Cerveró 72 vezes na sede da Petrobras entre 2004 e 2008. Segundo as investigações, parte do dinheiro desviado por meio de contratos fraudulentos era repassada a partidos e políticos. Entre os partidos investigados estão o PT, PMDB e PP.

15 comentários:

Anônimo disse...

Condenação estratégica essa, depois que Cerveró deu uma sumanta no referido juiz, em plena audiência, quando jogou na cara de moro que sua prisão provisória de meses, até então, não encontrava guarida em provas. Pois bem, agora, a prisão está justificada, casualmente em regime inicial fechado, ou seja, deleta, digo, entrega alguém do PT, nem que seja de mentirinha, que é solto.

Anônimo disse...

Cerveró foi condenado. Mas vai recorrer. E no Privadão (STF), todos sabem, não tem erro.....

Anônimo disse...

Só cinco anos, tinha que tomar perpétua junto com os outros bandidos.

Anônimo disse...

Dr Moro : vai metendo de uma a um na jaula. Condenação seguida de outra condenação pra não acumular sentença.
Talvez assim os outros resolvem abrir o bico e dar as provas que o Sr precisa pra condenar o larápio que não tem mais foro privilegiado.

Unknown disse...

Ótimo show é do Danilo Gentilli em Brasília, Politicamente Incorreto. Onde ele ironiza os políticos e aliados que declaram apoia entre eles mas não prestam contas dos seus bens a sociedade. É Collor apoiando Dilma é Dilma apoiando Collor, pelos mais carantes.

Adoram falar que defendem os pobres mas...

Collor andava de jet sky, ferrari, helicóptero, tem apartamento em alagoas.
Lula viaja de jatinho, helicóptero, filinho tem ferrari, viagens internacionais de avião.
Dilma viaja de helicóptero oficial.
Sarney também, FHC também.
Ciro Gomes, Cid Gomes e Tasso foram pegos andando de jatinho. Renan Calheiros.

Até na época do Regime Militar os mesmos usavam helicópteros.

Agora para o povo.

Para o povo é metrô lotado, favela, periferia, ônibus lotado, aeroporto lotado, classe econômica e etc.

Certo está os países como Suécia, Japão, Coréia do Sul e outros mais onde tem monarquia, parlamentarismo, voto distrital e lá os políticos não tem mordomias e se tiver escândalo o judiciário e a sociedade não perdoa.

Gustavo disse...

5 anos?
o crime compensa neste país, infelizmente..

Anônimo disse...

Sinda quer defender a organização criminosa????

Anônimo disse...

O t´[itulo correto da matéria seria ...E a perda de apartamento de ...Como está parece que quem perdeu o apartamento foi Moro.A lingua portuguesa quando mal escrita dá nisso.

Anônimo disse...

Políbio, tua manchete está errada. Afirma que o juiz perde o apto.

Anônimo disse...

O larápio fica se muito uns 2 anos na cadeia...
Em pouco tempo, sai dando risada e poderá usufruir os lucros que devem estar muito bem guardados!
Até quando o povo brasileiro irá suportar tanta safadeza e roubalheira nesse país?

Anônimo disse...

Se fosse nos EUA esse caolho ladrão pegaria prisão perpétua, e logicamente que não irá ficar preso 5 anos, e nem conseguiram colocar a mão em toda grana que ele roubou, então aqui em Banânia o crime compensa mesmo!

Anônimo disse...

5 anos. Só?
São 60 meses.
Depois de 1/6 da pena (10 meses) pode sair e cumprir restante em liberdade.
Deveria pegar pelo menos 60 anos para passar no mínimo 10 anos na cadeia

Anônimo disse...

E O TOFFOLI (EX-EMPREGADO DO ZÉ DIRCEU) QUE A FRETE DE TSE JÁ VIAJOU A 13 PAÍSES, CONFORME VEJA.

SERÁ QUE PRA "CUIDAR" DO DINDINHO DELLES ?

Anônimo disse...

O título do artigo está mal redigido. Quem é que perdeu o apartamento? Está parecendo que foi o juiz Moro...

Anônimo disse...

Em homenagem ao ilustre Cerveró, estou cogitando em dar seu nome a um cachorro que apareceu baleado lá na fazenda e que tem um olho de cada cor, sendo um azul. Suspeito que o olho azul seja consequência da carga de chumbo que o pobre animal levou, mas quando o testo, vejo que ainda está apto. Pensando melhor, acho que vou desistir desta idéia: o pobre animal não merece esse nome!

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/