Costa diz em Brasília que Dilma e o Conselho de Administração da Petrobrás são responsáveis pela compra da Refinaria Pasadena

Delator do petrolão é o terceiro ex-dirigente da Petrobras a culpar a presidente da República pelo prejuízo de 792 milhões de dólares no negócio nos EUA

Em defesa apresentada ao Tribunal de Contas da União (TCU), o ex-diretor de Abastecimento da Petrobras Paulo Roberto Costa, que depõe neste momento na CPI que investiga esquema de corrupção na estatal, responsabilizou a presidente Dilma Rousseff pela compra da refinaria de Pasadena, nos EUA, em 2006.

O documento entregue pelos advogados do ex-executivo, que é um dos delatores da Operação Lava Jato, lembrou que coube à então chefe da Casa Civil do governo Lula e presidente do Conselho de Administração da estatal assinar, em 2006, a aquisição da planta de refino. "É claro e evidente que a decisão de compra dos 50% da PRSI [Refinaria de Pasadena, na sigla em inglês] foi tomada pelo Conselho de Administração de 2006, da Petrobras, assinada pela então presidente do conselho, Dilma Vana Rousseff", afirma a defesa.

Fazia parte do Conselho, também, o industrial gaúcho Jorge Gerdau.

Costa é pelo menos o terceiro ex-dirigente da Petrobras a responsabilizar a presidente da República pela compra danosa da refinaria, que se revelou um péssimo negócio, conforme admitido pela ex-presidente da estatal Graça Foster. O ex-diretor da Área Internacional Nestor Cerveró e o ex-presidente da Petrobras Sérgio Gabrielli também haviam suscitado ao TCU que todo o Conselho de Administração da petrolífera - Dilma, inclusive - era responsável pelas perdas.
Novo tesoureiro do PT atacou CPI da Petrobras: 'Pasadena foi bom negócio'

Alvo do petrolão, 
refinaria de Pasadena está parada
O TCU apontou prejuízo de 792 milhões de dólares no negócio, feito em duas etapas, entre 2006 e 2012. A corte bloqueou bens de dez dirigentes e ex-dirigentes da empresa, entre eles Costa.
O ex-diretor é responsabilizado por parte das perdas, no valor de 580 milhões de dólares, por ter aprovado em valor superior ao que seria justo e desconsiderando riscos. Nos depoimentos prestados ao Ministério Público Federal, em acordo de delação premiada, ele admitiu ter recebido propina para "não atrapalhar o negócio".
A indisponibilidade patrimonial determinada pelo TCU não alcança integrantes do Conselho de Administração, responsável por aprovar, em última instância, os investimentos da estatal. Mas o tribunal ressalvou que, a depender das provas apuradas no decorrer do processo, eles ainda podem ser implicados.
Falha - Dilma chefiou o colegiado de 2003 a 2010. Em março do ano passado, a presidente disse que, ao aprovar a compra de Pasadena, se embasou em parecer "técnico e juridicamente falho" sobre o negócio, apresentado pelo então diretor Internacional da companhia, Nestor Cerveró, atualmente preso por suposto envolvimento no esquema de corrupção da Petrobras. O documento omitia cláusulas do contrato consideradas prejudiciais à estatal.

A linha de culpar o Conselho de Administração por Pasadena é a mesma adotada por outros executivos com bens bloqueados, como Cerveró, o ex-presidente da Petrobras José Sergio Gabrielli e o ex-diretor de Serviços Renato Duque, também preso na Lava Jato. "O conselho era o único competente para aprovar a compra, com ou sem as cláusulas", afirma Costa na defesa entregue ao TCU.

8 comentários:

Anônimo disse...

ISSO LÁ NOS EUA JÁ SABEM, POR ISSO ESTÃO SOFRENDO INVESTIGAÇÃO LÁ. E A PRÓPRIA PETROBRAS DISSE ISSO NA SUA DEFESA NA CORTE DE NOVA YORK.

Anônimo disse...

NÃO ESQUEÇAM QUE ESTÁ SENDO INSTRUÍDO PELOS PETRALHAS A "DESVIAR O ASSUNTO" PARA O CAMPO POLÍTICO. OU SEJA, SÓ UMA REFORMA PODE MUDAR ISSO ...

OBRAM BEM OS OLHOS . . .

Anônimo disse...

NÃO ESQUEÇAM QUE ESTÁ SENDO INSTRUÍDO PELOS PETRALHAS A "DESVIAR O ASSUNTO" PARA O CAMPO POLÍTICO. OU SEJA, SÓ UMA REFORMA PODE MUDAR ISSO ...

OBRAM BEM OS OLHOS . . .

Anônimo disse...

NA CPI DA PETROBRÁS O LÍDER DO PT
LÉO DE BRITO ENTROU EM PÂNICO
SURTOU
DEPOIS QUE ÔNIX LORENZONI E CARLOS SAMPAIO
AFIRMARAM QUE VÃO REQUERER PELA INTIMAÇÃO DE LULA
AGORA CIDADÃO COMUM
PARA SE EXPLICAR NA CPI
DEPOIS QUE O DEPOENTE DE HOJE
CONFESSOU SABER QUE DILMA E LULA SABIAM D TUDO

SE NADA DEVEM QUAL O MOTIVO DO PÂNICO
E DO SURTO DO LÍDER DA SIGLA DO PT-AC ???

Anônimo disse...

Careca reaparece e confirma delação forçada:

Até ontem considerado foragido, o policial federal afastado Jayme Alves de Oliveira Filho, o 'Careca', revelou em depoimento à Justiça Federal no Paraná o uso das prisões pelo juiz Sérgio Moro, da Lava Jato, para forçar delações premiadas dos réus; "O delegado falou que se eu não prestasse alguma colaboração, iria ficar preso até a audiência, que era o que estava acontecendo. Era praxe. Aí eu falei. Não tinha a menor intenção de ficar preso ali. Eu estava transtornado", relatou; segundo ele, o delegado Marcio Anselmo disse que o doleiro Alberto Youssef ia lhe ajudar "a fornecer os nomes e tal" e lhe deu papel e caneta; "Minha cela era ao lado da dele [de Youssef]. Ele falou, 'olha, endereço tal era fulano, era beltrano, sicrano e tal'. E eu fui anotando aquilo mecanicamente", afirmou; no ano passado, 'Careca' citou o deputado Eduardo Cunha e o ex-governador tucano Antonio Anastasia no esquema.

Xiiiiiii.....Sujou para a PF, MPF e o Juiz Moro. ops....Não era esse que os blogueiros do blog disseram o PeTe mandou sumir?

Anônimo disse...

Quanto dilma levou para autorizar a compra de pasadena de afogadilho? Só bobo pensar que a ratazana de Dilma que sempre
roubou junto com erenice não esteja junto com lula nesse mar
de lama.

Anônimo disse...

Lidar com petralha é dose para leão. Olhem o Petralha 20:51,
treinado para dar desculpas esfarrapadas. Está com a merda
até o pescoço e não desiste de
mentir. Como todo petralha burro,
repete a lenga-lenga, a cantilena
na crença ridicula de que tem crédito. Vai, petralha sem desconfiômetro, nem uma dose cavalar de semancol resolve.

Anônimo disse...

O larápio choveu no molhado.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/