Sem ajuda do governo estadual, Fortunati fala as 11h com presidente da Infraero para exigir ampliação da pista do Salgado Filho

Para insistir na continuação das obras de ampliação de mais 920 metros da pista do aeroporto Salgado Filho, o prefeito José Fortunati participará nesta terça-feira de uma reunião com o presidente da Infraero, Antônio Gustavo Matos do Vale. A prefeitura de Porto Alegre já investiu R$ 121 milhões nas obras. O prefeito não tem entrevista masrcada com o ministro Padilha, superior de Vale, e não contará com a presença de representantes do governo estadual, que parece desinteressado pelo assunto, muito embora o Estado perca US$ 3,3 bilhões por ano em cargas aéreas, já que com pista curta apenas 10% das exportações saem pelo Salgado Filho.Sao 100 toneladas de cargas que por semana vão para Guarulhos, sem contar o que é importado. . O chefe do Executivo da Capital deve ser recebido por Vale às 11h, em Brasília. Fortunati pretende entregar ao presidente da Infraero um ofício reafirmando que todas as providências necessárias ao início da obra, como a desocupação da área, já foram tomadas. O documento também contém dados que justificam o empreendimento, que gerou polêmica depois que o ministro da Aviação Civil Eliseu Padilha disse "não ter necessidade". Mesmo sem sair do papel, a obra já custou R$ 121 milhões aos cofres públicos. A área necessária para o início das obras está à disposição do governo federal desde janeiro de 2011. Conforme a Prefeitura, 922 famílias foram retiradas da Vila Dique e receberam novas moradias. Outras 1.777 famílias da Vila Dique e da Vila Nazaré também serão beneficiadas com o programa habitacional, segundo o Executivo. O município também removeu ou rebaixou grande parte dos obstáculos apontados pela Infraero para garantir a plena operação da pista quando estiver pronta. Restam apenas dois obstáculos que estão em processo de remoção ou rebaixamento e que serão adaptados até o final das obras. O prefeito também defenderá a imediata ampliação do terminal de passageiros: atualmente, possui 40 mil m², e passará a ter 80 mil m². A obra deverá ser concluída em janeiro de 2017 e tem previsão de investimento total de R$ 228,28 milhões.A ampliação do sistema de pátios e pistas de táx está 82% concluída e a previsão de término é março 2015. O investimento deverá ser de R$ 89,31 milhões. O Novo terminal de cargas deve ter reinício das obras em março deste ano, com término previsto para dezembro de 2016 ou janeiro de 2017. O investimento é de R$ 311 milhões. A Infraero também tem projeto para um hotel e novo prédio de estacionamento.

16 comentários:

Anônimo disse...

Políbio,

O Fortunatti esta 6 meses atrasado, mas antes tarde do que nunca.

A realidade é que a Dillma "destruiu" o Brasil e não tem mais dinheiro.

Privatizem o Salgado Filho como fizeram com o Viracopos. Coragem Fortunatti!!

JulioK

Anônimo disse...

DEVES continuar lutando FORTUNATI!

O BOM disto é que MOSTRARÁS aos eleitores do PT, tal como o Dr. Jorge Guerdau, o que é realmente este governo, UMA MENTIRA SÓ!

Anônimo disse...

A impressão que dá é que Sartori ainda pensa ser o Prefeito de Caxias, tamanha é a indiferença dele para com o aeroporto salgado filho.

Penso que ele se esquece que como governador do estado deveria evitar que o RS continue a perder anualmente 3,3 Bilhões por ano! É quantia similar a manda uma Ford pra Bahia todos os anos!!!

Acorda Sartori! Bem que pra aumentar o próprio salário ele não mostrou indiferença e ainda disse que pagaria o preço que fosse possível pelas consequências da medida (embora tenha tido que depois renunciar na marra qto à medida). Mostre a mesma valentia (inicial) pra defender o Salgado Filho! Defender o Salgado Filho é defender o RS e sua economia! Não é "só" um aeroporto! É muito mais que isso! Não é só pelos 920 metros!

Fortunati, parabéns! Enquanto Sartori (que é do mesmo partido de Padilha) se mostrou silente, indiferente e inerte, tu não te prostastes e fostes à luta!

Lembre o povo lá em Brasília que a Infraero sempre quis a pista, só dizia que custaria caro. Que eles dêem um jeito, nem que seja privatizando-o! Coma economia do RS e com a segurança e vida dos gaúchos não se brinca! A pista é troco perto disso! Ou então que nunca mais pisem nem peçam votos no RS! O RS tem memória!

Anônimo disse...

Sartori está com medo de Padilha? Por isso a inércia? Avisem pra ele que ser Governador do RS é mais importante do que ser mero ministro da SAC.

Anônimo disse...

Falha gravíssima a ausência de representante do Governo do RS lá!

Enquanto POA manda seu Prefeito, chefe máximo do executivo municipal, Sartori não manda nem um reles assessor? Deveria estar ele em pessoa tb lá! Não é pouca coisa o que aqueles meros 920m a mais representam para o estado!

Deveria ser capa de Zero Hora: "Governador do RS não comparece a importante reunião sobre o futuro do RS e nem manda representante".

Anônimo disse...

Avisem o Sartori que agora ele é Governador do RS! Ele se lembrará muito disso a cada vez que sair do Piratini em direção do Salgado Filho!

Anônimo disse...

Pelo visto Sartori tb está boicotando o Salgado Filho e o RS. Quem precisa de inimigos quando já se tem importantes fogos "amigos".

Será que é porque ele só quer saber de Vila Oliva? Ou será que é pq o RS está com dinheiro de sobra em caixa e pode esnobar e dispensar 3,3 Bilhões por ano.

Vai ver temos petróleo no RS e nem sabemos.

Anônimo disse...

#ForaSartori Elejam um Primeiro-Ministro pra Sartori, assim como a Rainha da Inglaterra o tem. Assim pode ficar no Piratini tomando o chá das cinco e ficar indiferente.

Anônimo disse...

Culpar o SARTORI é coisa de PTRALHA tal como anonimo das 12:19 ou ignorância.

NÓS elegemos e elegeremos governador para administrar a folha de pagamento dos funcionários públicos e para ele ter renda vitalicia e hereditária.

Governador gaucho é somente para isto.

Anônimo disse...

O Padilha tem culpa sim, Anônimo das 12:38. Mas é claro que os Petralhas tb.

Afinal, o silêncio dele poderá implicar na gravíssima continuação das perdas de 3,3 bilhões de reais por ano para o Estado, como se o RS pudesse se dar a esse luxo.

Se a ampliação sair, o mérito político será TODo de Fortunati e ZERO dele.

Anônimo disse...

Fortunati foi fazer o que sabe muito FALAR. Fala muito e faz nada.

Anônimo disse...

Pior o Sartori, que nem falar fala.

Anônimo disse...

Será que realmente um governador é mais importante que um ministro articulado? Li essa semana que foi Padilha quem levou Giovane Feltes pela mão para tratar da divida do estado com a união, sei também que Márcio Biolchi só foi alçado a secretario da casa civil em razão da proximidade do Ministro para que pudesse fazer a ponte entre a uniáo e o estado do RS que infelizmente está quebrado,

Reflitam quem manda mais...

Anônimo disse...

Tudo que li se joga na conta do Padilha, leiam a matéria da época...

http://www.correiodopovo.com.br/impressao.Aspx?Noticia=413874

Aeroporto da Região Metropolitana pode começar a ser construído em dois anos
Presidente da Infraero se comprometeu a sobrevoar a área, no Rio Grande do Sul

Presidente da Infraero se comprometeu a sobrevoar a área, no Rio Grande do Sul
Crédito: Roberto Stuckert /Seinfra-RS / CP
O secretário de Infraestrutura e Logística do Rio Grande do Sul (Seinfra), Beto Albuquerque, voltou a se reunir, nesta quarta-feira, com o presidente da Infraero, Antônio Gustavo Matos do Vale, em Brasília, para avançar nas tratativas da construção do Aeroporto da Região Metropolitana, batizado de 20 de Setembro.

Em março, Beto Albuquerque obteve do presidente da Infraero a garantia de interesse da estatal na execução do projeto do novo terminal - a ser construído entre os municípios de Nova Santa Rita e Portão, ao lado da BR-386 e da futura BR-448 (Rodovia do Parque) - como alternativa ao Aeroporto Internacional Salgado Filho. Na ocasião, Vale também anunciou a decisão de antecipar para, no máximo, dois anos, a execução do projeto proposto pelo governo gaúcho.

No encontro, o secretário reafirmou a necessidade de iniciar a desapropriação da área de 2,5 mil hectares, já decretada de utilidade pública em setembro de 2011 pelos prefeitos dos dois municípios, para a construção do futuro empreendimento. "Acertamos com o presidente da Infraero um sobrevoo e visita técnica, que deve ocorrer nos próximos meses, com a presença do governador Tarso Genro, para que ele possa conhecer pessoalmente o terreno destinado ao aeroporto", disse.

Investimento na ampliação da pista do Salgado Filho não compensa, diz secretário

O presidente da Infraero afirmou que até sexta-feira deve ocorrer uma reunião técnica para discutir as intervenções que devem ser feitas no projeto de ampliação do Aeroporto Salgado Filho. Ainda em Brasília, em entrevista à Rádio Guaíba, Beto Albuquerque afirmou que acredita não valer a pena investir na extensão da pista do aeroporto Salgado Filho, já que, segundo ele, o terminal tem uma sobrevida de no máximo seis anos. O investimento em um quilômetro de área seria de cerca de R$ 600 milhões. “Essa pista é uma reinvindicação antiga do Estado para concentrar o transporte de cargas, mas ela nasce com seríssimos problemas. Eu acredito que o governo e a Infraero devem apostar em um novo aeroporto”, explicou o secretário.

O superintendente regional da Infraero no Sul, Carlos Alberto Souza, informou que os projetos elaborados pelo exército sobre a ampliação da pista do Salgado Filho estão sendo analisados e que a obra deve ocorrer até dezembro de 2013. “Uma equipe técnica da Infraero está analisando esse projeto e em um prazo de 30 dias ele será reavaliado, para depois ocorrer a licitação”, detalhou o superintendente. A implantação do equipamento que permite uma visibilidade melhor no terminal, em dias de forte nevoeiro, por exemplo, também depende das obras da ampliação da pista do Salgado Filho.

Com informações dos repórteres Fábio Marçal e Samantha Klein

Anônimo disse...

Mas Sartori tem mais mídia! Basta um discurso dele na tv pressionando e jogo o povo contra a Dilma e Padilha por serem contrários aos interesses gaúchos ao não ampliarem a pista e tudo estará resolvido, pois correrão rapidinho pra fazer algo.

Anônimo disse...

Pare de defender Padilha em todos os tópicos, pois fica parecendo assessor dele.

Essa conta é dele sim, pois foi ele quem falou a falácia de que o RS não exporta o suficiente pra ter uma pista maior e que o aeroporto se esgotará em dez anos ainda que seja ampliado. Ele que vetou a ampliação da pista e depois teve que mudar o discurso.

Ó responsável pelo Departamento Aeroviário do RS do governo passado teve acesso ao Plano Diretor do Salgado Filho, elaborado pela Infraero, e divulgou na TV COM o que é real, desmentindo Padilha.

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