Produção industrial cai 3,2% em 2014 - pior resultado em 5 anos

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a atividade do setor despencou 3,2% no acumulado do ano, depois de ter recuado 2,8% em dezembro. O resultado anual é o pior desde 2009, quando o indicador recuou 7,1%.

Economistas ouvidos pelo Banco Central para o relatório Focus apostavam que a indústria registraria queda de 2,49% em sua produção em 2014. Para 2015, as estimativas do Focus já caíram por quatro semanas seguidas, passando de crescimento de 1,04% há um mês para 0,5% agora.


Na comparação de dezembro de 2014 com o mesmo mês de 2013, houve contração de 2,7%, na série sem ajuste sazonal. Esta é a décima taxa negativa consecutiva nesse tipo de comparação, o que mostra a frágil situação do setor.

Na passagem de novembro para dezembro, a indústria eliminou 140 mil vagas, o equivalente a uma redução de 3,9% no total de ocupados no setor, informou o IBGE no fim de janeiro. Na comparação com dezembro de 2013, a atividade cortou 105 mil postos de trabalho, uma queda de 3% no número de empregados.

Setores - No acumulado de 2014, apenas seis dos 26 ramos estudados registraram crescimento, entre eles indústrias extrativas (5,7%) e coque, produtos derivados do petróleo e biocombustíveis (2,4%). Do lado negativo, o principal impacto foi observado, segundo o instituto, em veículos automotores, reboques e carrocerias (queda de 16,8%).

Outras contribuições negativas vieram de metalurgia (7,4%), de produtos de metal (9,8%), de máquinas e equipamentos (5,9%), de outros produtos químicos (3,6%), de máquinas, aparelhos e materiais elétricos (7,2%), de produtos alimentícios (1,4%) e de produtos de borracha e de material plástico (4,0%).


Olhando as grandes categorias econômicas, bens de capital foi o que mais caiu (9,6%), pressionado por equipamentos de transporte (queda de 16,6%). Bens de consumo duráveis vêm em segundo lugar com queda de 9,2%, puxado por automóveis (redução de 14,6%). Os segmentos de bens intermediários (2,7%) e de bens de consumo semi e não-duráveis (0,3%) também tiveram resultados negativos no acumulado do ano.

8 comentários:

Anônimo disse...

QUANDO O PRESIDENTE DE UMA GRANDE EMPRESA EXERCE MAL A SUA ADMINISTRAÇÃO ELE É DEMITIDO. MAS QUANDO A PRESIDENTE DO BRASIL DESESTABILIZA ECONOMICAMENTE O PAÍS ELA CONTINUA NO CARGO E O POVO É QUE PAGA A CONTA. TÁ NA HORA DE MANDAR A DILMA PARA CASA.

Anônimo disse...

Quebrou uma lojinha de 1,99, aí o psicopata de Garanhuns achou que ela era uma grande gestora, agora além de quebrar a PTbrás, está quebrando o Brasil, é muita incompetência, má fé e irresponsabilidade todas unidas pelos corruPTos que estão com bolsos cheios do nosso dinheiro! LADRÕES!

Anônimo disse...

ISTO é o sistema PRESIDENCIALISTA, anonimo das 12:01.

SOMENTE no SISTEMA PARLAMENTARISTA é que se mandaria a "DILMA PARA CASA".

SOMENTE se CAÇA MANDATO POR DESVIU mas NUNCA por INCOMPETENCIA.

Pense em que votastes em 1993.

Anônimo disse...

Petralha das 14:01

No Brasil o sistema é o Presidenassistencialista

Anônimo disse...

Pois é isto, anonimo das 16:13, não há como mandar a DILMA pra casa se não for pego com a mão no dinheiro público.

NÃO SOU PTRALHA por dar resposta ao anonimo das 12:01. Apenas esclareço ao ignorante que você deixou passar.

A DILMA não irá pra CASA POR INCOMPETÊNCIA, ISTO Não TEM PREVISÃO CONSTITUCIONAL, SR. analfabeto funcional!

Anônimo disse...

Os petralhas estrachinaram a indústria brasileira.

Anônimo disse...

PTralha das 17:54

Acho que analfabeto funcional é quem escreve coisas do tipo "Caça"(cassação) e "Desviu". Gente da sua laia não serve nem para limpar meu sapato.

Anônimo disse...







UM ERRo de português não justifica tua agressão, POIS NÃO sabes nem quem são os PTRALHAS, anonimo das 21:07.

Por não corrigir texto não servirei para "limpar o teu sapato" pois que andas descalço!









https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/