Sartori bate direto em Tarso: "Gastar mais do que se arrecada é um pensamento arcaico"

- Em alguns momentos deste texto, foram mantidos os travessões da fala de Sartori.

No discurso mais detalhado, claro e impactante que fez ontem na Assembléia  ao tomar posse, o governador José Ivo Sartori anunciou medidas concretas e duras para enfrentar e começar a reverter a crise que ele enxerga pela frente. O que ele disse:

- Serão medidas duras, difíceis, mas inadiáveis e fundamentais.

. Mas não detalhou nada, nem mesmo no discurso posterior no Piratini e nas entrevistas. Se tudo se limitar a cortes de 20% nos números de CCs, diárias e suspensão de pagamentos de fornecedores por 90 dias, que é o que vazou até agora, será muito pouco.

. As declarações têm a ver com a crise financeira estadual, conseqüência e não causa, segundo ele, já que decorrem da degradação do setor público como um todo.

.;  O discurso de Sartori revelou o compromisso completo do novo governo com a economia de mercado e com o estado democrático de direito, sem adjetivos. o que significa compromisso com a qualidade da gestão pública, o bem estar das pessoas e a inserção da vida estadual no mundo da civilização pós-industrial. 

. Numa crítica direta ao governador petista de Tarso Genro, ele bateu diretamente no queixo do adversário:

- Isso (o que aconteceu no governo anterior) reflete o pensamento arcaico de que é possível gastar mais do que se arrecada. Quando um estado ou um país se endivida de forma insustentável, compromete as gerações futuras.

. No discurso no Palácio, Sartori não repetiu nada disto diante de Tarso, provavelmente por elegância, predicado que sempre faltou ao petista.

. Numa aparente promessa de que não repetirá os grosseiros erros do governo petista na administração dos recursos públicos, José Sartori lembrou com clareza:

- Não dispomos mais dos remédios usados em outras épocas: a inflação,/ as privatizações,/ o caixa único, os depósitos judiciais, os empréstimos. Precisaremos ser criativos e,/ ao mesmo tempo,/
muito realistas.//

. Pouco mais adiante  esclareceu o sentido das suas palavras:

- Falo de um tipo de governo e de um jeito de governar que se esgotou.

. O novo governo prometeu “conversar com o povo gaúcho sobre a crise financeira de uma maneira transparente e tranquila;

- Temos o dever de informar, e a sociedade tem o direito de saber – esse e todos os pontos do governo. Uma gestão honesta não se faz com promessas, mas com a coragem de dizer a verdade para a sociedade

. Sartori tomou como vetor da sua fala a idéia de que o RS está no fim de um ciclo/ e no início de outro: ou para no tempo e permanece estagnado, ou avança. Ele avisou que fica com o avanço, prometendo criar ambiente para os empreendedores privados ajudarem seu governo a gerar empreendimentos modernos, riqueza e empregos no Estado. Sartori chegou a falar num futuro Vale do Silício no RS.

CLIQUE AQUI para ler o discurso completo.

7 comentários:

Anônimo disse...

http://noticias.terra.com.br/brasil/videos/sob-protestos-sartori-toma-posse-no-rio-grande-do-sul,7720479.html

Anônimo disse...

BLÁ, BLÁ, BLÁ...

Anônimo disse...

Tarso fez o que fez porque pensa que dinheiro público não é de ninguém, logo esbanjou até acabar!

Anônimo disse...

Discurso de "lero-lero" enganando o povo. Quando poderia se posicionar sobre os aumentos imorais de Legislativo, judiciário e executivo se calou.... não tem coragem , não é estadista..é outro enrolador..daqui a 4 anos outro que vai ser defenestrado do Piratini ...neste governo acredito no Feltes o resto é mediocre

Anônimo disse...

Poxa !!! Será que não vai aparecer um político com visão de estadista e salvar o nosso estado que já é um dos últimos em prestígio no país. É uma vergonha. Teremos mais quatro anos de pavor, sofrimento, falta de desenvolvimento e, com certeza, a velha corrupção. Mais alguns dias poderei informar ao editor quais os setores corruptos desse governo. E olha que votei no Sartori, acreditando no que falava a mãe dele:? "Zé não minta ...".

Anônimo disse...

Mas tem de ser esperto, além de honesto. Caso contrário, arruma a casa e limpa o lixo deixado pelo governo anterior, fica com todo o ônus do trabalho e quando a casa está arrumada voltam os urubus e se servem, utilizando a mais rasteira demagogia.

Anônimo disse...

o atual estava sóbrio? fizeram bafômetro nele? a pinga vai correr solta no piratini..e em horário de trabalho...eta estadozinho medíocre esse

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/