Análise - Entenda o estilo e o timing do governador Sartori

O jornal Zero Hora desta quinta-feira publica levantamento que fez, no qual fica demonstrado que o atual governo só escolheu seis das 41 fundações, autarquias e empresas de economia mista.

. O governador José Sartori tem um estilo, inclusive timing, que surpreende e irrita quem não está acostumado com ele, porque procura tomar pé de cada case, a partir de uma lista de prioridades que constrói, e a partir daí tenta encaixar a melhor opção que consegue, o que demanda mais tempo do que o comum e nunca foi regra em governos anteriores, que já vinham com tudo encaixado. Isto é muito comum na iniciativa privada, onde as melhores empresas fazem exatamente isto. No caso do governo, existem condicionantes que fogem ao controle completo do mandatário, porque dependem de acordos e composições políticas e sociais que numa empresa não precisam ser observados, mas cuja ignorância pode ser fatal pra ele. O governador até conseguiu arrancar um arremedo de diagnóstico da sua equipe de transição para ajudá-lo nas decisões, mas ele foi obtido a partir de informações truncadas, incompletas, mentirosas, fornecidas pelo governo Tarso, o que prejudicou algumas das conclusões mais importantes.

. O governo do RS é como uma grande e paquidérmica holding, integrada por estruturas e organizações via de regras  envelhecidas, enrijecidas, endividadas, desmotivadas, inchadas, desorganizadas e sem foco, que jamais passaram por um único planejamento estratégico, sequer as empresas estatais, porque se tivessem feito isto, metade do que aí está já teria voado para o espaço e a população estaria melhor servida.

. Há voluntarismo demais e planejamento de menos.

. Dezenas de anos de corporativismo extremado, por exemplo, produziram distorções que só poderão ser corrigidas por cirurgias não eletivas. É o caso do inexistente sistema previdenciário estatal estadual. Já existem mais servidores aposentados e recebendo pensões, e em muito maior valor, do que pessoal na ativa, sem que exista um sistema que garanta tudo isto, o que esgualepa os cofres públicos todos os meses. É da mão para a boca.

. Há casos ainda piores. Um deles é a dívida impagável com a União, cujos termos contratuais, desatualizados, cruéis, nãos e conformam sequer com as regras do mercado.

. Em qualquer organização razoavelmente inteligente, estatais como a Cesa já teriam sido liquidadas, casos como a da EGR nunca teriam sido criados,  e estatais como a CEEE já teriam sido privatizadas.

10 comentários:

Anônimo disse...

Entendo que apenas 2 governadores tiveram a capacidade e a vontade de planejar o estado, Britto e Yeda, e foram escurraçados pela "vanguarda do atraso", com auxilio da mídia "chapa branca" e das corporações. Triste, mas faz parte da democracia.

Anônimo disse...

Enquanto isso a petezada continua nas chefias criando obstáculos.

Anônimo disse...

Políbio,

"Corporativismo extremado"

- Melhor definição para entender porque o RS esta no buraco.

JulioK

Carlos Flávio disse...

Caro Polibio, está mais do que na hora de trazermos a luz, uma figura que governo após governo permanece no anonimato, como se não tivesse compromisso com o processo e seus resultados, que são os servidores públicos. Estes têm permanecido quase ou totalmente encobertos, deixando de responder pelo péssimo desempenho identificado pelos os indicadores em todas as áreas (agricultura, saúde ensino, economia, ....). É mais fácil atingir o “gestor“, por estar em evidência, do que aqueles que estão em em diversos organismo, que como bem disseste obsoletos, carcomidos pela ineficiência, retrógrados, ou seja, afuncionais, mas de alto custo para a sociedade. Sou servidor público municipal, médico veterinário em Santa Maria-RS e busco junto aos meus pares uma mudança de mentalidade que caminhe na direção da “MERITOCRACIA”. Não é fácil devido a cultura prevalente, onde muitos aguardam uma figura mítica, “ o Salvador da Pátria”, de braços cruzados.

Carlos Flávio disse...

Caro Polibio, está mais do que na hora de trazermos a luz, uma figura que governo após governo permanece no anonimato, como se não tivesse compromisso com o processo e seus resultados, que são os servidores públicos. Estes têm permanecido quase ou totalmente encobertos, deixando de responder pelo péssimo desempenho identificado pelos os indicadores em todas as áreas (agricultura, saúde ensino, economia, ....). É mais fácil atingir o “gestor“, por estar em evidência, do que aqueles que estão em diversos organismo, que como bem disseste, obsoletos, carcomidos pela ineficiência, retrógrados, ou seja, afuncionais, mas de alto custo para a sociedade. Sou servidor público municipal, médico veterinário em Santa Maria-RS e busco junto aos meus pares uma mudança de mentalidade que caminhe na direção da “MERITOCRACIA”. Não é fácil devido à cultura prevalente, onde muitos aguardam uma figura mítica, o “Salvador da Pátria”, de braços cruzados.

Anônimo disse...

Tá na hora da CESA, IRGA, CORAG, FDRH e muitas outras empresas e fundações fecharem as portas.Não tem razão para suas existências....só como cabide de emprego....Pobre povo.....

Anônimo disse...

Para destruir um governo 4 anos basta.Agora para por ordem na casa e necessario muita paciencia e trabalho e quando a casa comeca a ficar em ordem asbvezes o povo troca o Gestor e volta tudo a estaca Zero.Nisso Sao Paulo e Parana estao de parabens pois seus governadores so necessitam continuar o bom trabalho da administracao anterior, quem ganha e a populacao.

paulo roberto gonçalves disse...

se nota em são paulo a bandidagem corre solta (pcc) e esta virando nordeste com falta de agua e planejamento pois agua existe e muito no sudeste aqui no parana quebrado os prestadores de serviços so na justiça conseguem receber o governo deve ate agua e luz dos predios publicos remedios so se o governo federal liberar "ta"bom ou queres saber mais anonimo das 11.58.

Anônimo disse...

Políbio, esqueceste do Banrisul, o último(?) banco público estadual remanescente.

Anônimo disse...

Paulo Roberto: tu és de Nova Bréscia?

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/