Análise - 73% dos servidores gaúchos, 122 mil, aposentam-se antecipadamente, 49,41% deles sem respeitar idade mínima.

O editor referiu-se na edição de ontem ao enorme volume de aposentadorias precoces existentes no serviço público estadual do RS. O caso é muito mais grave do que se imagina. Acontece que durante décadas de corporativismo exacerbado, algumas categorias de servidores estaduais resultaram contemplados com privilégios inacreditáveis e que acabaram pressionando de forma selvagem os cofres do Tesouro do Estado.

. Os governos perceberam o brete em que se meteram, mas preferiram culpar a dívida com a União, os fornecedores, o inchaço de CCs e até aumentos salariais exagerados para categorias do topo da pirâmide.

. Nem sequer a implantação de um sistema de previdência estatal estadual foi adiante, embora desde o governo Britto isto venha sendo aventado, até iniciado, mas nunca conduzido para os finalmente, o que mantém até hoje a inviável prática de pagar aposentados e pensionistas com o dinheiro que entra da receita tributária de cada mês.

. Ninguém atreve-se a botar o guizo no pescoço do gato.

. As aposentadorias precoce são parte do problema.

. Elas crescem como bola de neve.

. Os dois casos mais graves são os dos professores e dos policiais. Eles somam 122.114 servidores ativos, portanto 73,22% do total de 166.767 funcionários estaduais. 50,59% são professores.

. Os privilégios

Professores – As professoras aposentam-se com dez anos a menos que um servidor do sexo masculino, o que é intolerável para qualquer sistema previdenciário que não queira quebrar mesmo antes de começar a existir.

Policiais e brigadianos – Nesta área, que corresponde a metade dios 73,22% dos servidores com aposentadorias especiais, o policial é aposentado com 30 anos de serviço e a mulher com 25, sem considerar idade mínima alguma.

. No seu livro “O RS tem saída ?”, o economista Darcy Francisco Carvalho dos Santos conta que 71% dos servidores que ingressaram na Brigada nos últimos dois anos, foram destinados a repor aposentadorias. Isto significa que apenas 29% das novas admissões resultaram em pessoal ativo novo para a área de segurança.

. As distorções são de tal natureza graves que na Brigada Militar existem 455 coronéis aposentados para 25 na ativa. Ou seja, 95% dos coronéis da Brigada estão aposentados.

. Em relação aos privilégios das mulheres – professoras, policiais e brigadianas – a aposentadoria aos 25 anos não se justificam, até porque as mulheres vivem mais do que os homens. As mulheres com mais de 50 anos representam 52,7% da população. Sua expectativa de vida na década de 30 era de 81 anos, contra 76 dos homens. 

18 comentários:

Perneta disse...

Estamos virando um Uruguai de Jubilados.

Anônimo disse...

O RS só chegou a esta situação falimentar por conta dos privilégios do funcionalismo público estadual porque a imprestável mídia bombachuda sempre deu mais espaços ao futebol e a outras bobagens, por que ai do veículo que ousasse informar as benesses que as categorias de servidores, a cada eleição, conquistavam ...

Mordaz disse...

São as bombas armadas pelo nosso sistema político em que se criam benesses irresponsavelmente. Basta ver a constituição de 1988.

Anônimo disse...

É só ter vontade que encontra soluções sem punir os trabalhadores na ativa,ou seja,sem perder direitos adquiridos.Por exemplo poderia continuar nos 25 anos mulheres e 30 homens na ativa e ao atingir esse período seria remanejado para uma atividade social policial sem risco de confronto com a bandidagem e pagar por um período até completar determinada idade.Ouro escárnio são aposentadorias de militares que ficam ad eternun com filhas,deveria ficar somente até a filha completar determinada idade:Ex:25 anos,tempo suficiente para que se forme e possa ganhar seu dinheiro sendo produtiva para a sociedade.

Anônimo disse...

O funcionalismo público goza de muitos benefícios, bastariam os salários sempre acima do mercado, mas estamos na 'banânia'.

Anônimo disse...

Estamos no Brasil onde a máquina pública é como uma metralhadora giratória e o caos piorou e aumentou depois que o PT começou a ter espaço na política,o PT é apaixonado por estatais,funcionários públicos,CCs,uso da máquina pública...atacam em todas as pontas,sendo roubando,usando os militantes...falavam do exército e agora fazem 10 vezes pior,porque antes o pau comia nos bandidos,traficantes,arruaceiros..agora os bandidos têm licença para matar,o PT tem licença para roubar,e ainda continuam ganhando dinheiro em cima do passado,com presos políticos,guerrilheiros,viúvas disso e daquilo...é revoltante...

Anônimo disse...

TEM UMA LEI FEDERAL QUE O SERVIDOR PUBLICO DEVE COMPLETAR 95 ANOS SOMANDO 35 SERVIÇO MAIS 60 IDADE....40 SERVIÇO MAIS 55 IDADE, DE QUALQUER FORMA A SOMA DOS DOIS DEVE FICAR EM 95 ESTA LEI DEVE SER DO ANO 1988.
OCORRE QUE FAZEM LEIS APROVAM PARTE E OUTRA FICA PARA QUANDO A ÁGUA BATER NA BUNDA TIPO AGORA.
INCLUSIVE EU TIVE QUE TRABALHAR 38,5 ANOS PARA FECHAR OS 95.
ATÉ PODIA TRABALHAR UM POUCO MAIS SÓ QUE LITERALMENTE FUI CORRIDO PARA ABRIR CHEFIA PARA UM FILIADO DOS PETRALHAS.

Anônimo disse...

vejam o exemplo do Barba...

trabalhou uma miséria de tempo no chão de fabrica e depois se encostou por causa da falta de um único dedo na mão...

depois disso, bye, bye trabalho...

se aboletou na burocracia sindical e de la partiu para o caminho que todos ja conhecemos...

Justiniano disse...

Esse caso da Brigada parece o exercito de Franco na Espanha em que havia UM GENERAL PARA 17 SOLDADOS!!!
Aqui com tanto coronéis que ganham integralmente R$ 15.000,00 façam a conta.

Anônimo disse...

Olha, quem vai pagar o pato são os próprios aposentados, pois logo não existirá caixa para paga-los...

Anônimo disse...

Só que ninguém quer colocar o guiso no gato. O Teto do serviço público é o subsidio de Ministro do STF. Por mais justo que seja o valor atual ele está totalmente desproporcional com a realidade da economia e das finanças públicas.
É preciso congelar esse teto por uns dez anos e permitir que outras categorias de servidores consigam alcançar uma remuneração mais próxima desse teto, algo como um décimo para a menor remuneração.
Além disto já passa da hora de aprovar e aplicar o sistema de capitalização nas contribuições de aposentadoria do serviço público para os valores que ultrapassam o teto da previdência social. Aí o servidor só vai se aposentar quando considerar que tem um fundo suficiente para viver bem na aposentadoria.
O passado não pode ser mudado, mas o futuro pode ser planejado com mais qualidade e melhor resultado.
Aí começaremos a organizar as contas públicas.

Anônimo disse...

Anônimo das 16:37, a lei que vc se refere não foi votada,ela foi desenvolvida no Governo de FHC e até hoje não foi votada.

Anônimo disse...

Políbio. Você está enganado. Em 2014 Dilma e Tarso sancionaram leis Federal e Estadual para policiais civis. Agora, o policial civil pode se aposentar com 10 anos na iniciativa privada e 15 anos como policial, completando 25 anos de contribuição meia-boca, INDEPENDENTE DA IDADE QUE O SERVIDOR TENHA. Houve debandada geral na Polícia Civil este ano com servidores se aposentando integralmente aos 45 anos de idade. Contribuiram 25 anos e ficarão mais ou menos mais 35 anos vivendo às nossas custas.

Anônimo disse...

Cel na Brigada se aposenta com 48 anos!
Ou seja, estamos quebrados, sabemos porque e não fazemos nada.
Ô gauchada burra essa !

Anônimo disse...

NÃO ANONIMO das 15:25, estais desinformado.

AS GRANDES mazelas no Brasil estão depositadas na CONSTITUIÇÃO de 1988!

"A CONSTITUIÇÃO CIDADÃ" é o nosso engessamento total e irreversível neste nosso "estado" de "direito".

O RESULTADO será um Brasil de castas tal como na Índia. NÃO teremos no futuro próximo classe média, será extinta.


Anônimo disse...

- As Aposentadorias precoces, tem a mesma natureza das multas no trânsito. AMBAS POR CULPA DOS DESGOVERNOS. As aposentadorias são frutos de favores legais de governos anteriores para acarinhar pessoas e se reeleger. As multas são fruto do incentivo desmesurado da produção e revenda de veículos - para arrecadar -, enquanto o governo mantém estradas de 1964, como por exemplo a 386 no RS, construída quando só existia JEEP e Aero-Willis.

Anônimo disse...

Não haverá Rio Grande do Sul enquanto isto não for enfrentado.

Anônimo disse...

Temos uma categoria considerada"Aristocracia do serviço público". Trabalham pouco e se aposentam com salários altíssimos, geralmente concedidos na "calada da noite"!

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/