Jorge Gerdau é citado na ação da americana Providence contra a Petrobrás

Queridinho de Dilma, com quem fez amizade no RS, Gerdau é homem forte da Cãmara de Política de Gestão, Desempenho e Competitividade, onde não conseguiu fazer nada, porque o PT detesta qualquer das três palavras. Ele também fez companhia a Dilma no Conselho da Petrobrás, onde ajudou a comprar Pasadena. Sua aliança com os governos do PT está saindo caro. 



O escritório americano Labaton Sucharow, que representa Providence, capital do Estado de Rhode Island, em uma ação contra a Petrobrás e duas de suas subsidiárias, adotou uma estratégia jurídica agressiva: incluiu na ação a presidente Dilma Rousseff e outras 11 autoridades públicas e empresários , inclusive o industrial gaúcho Jorge GFerdau, na condição de "pessoas de interesse da ação".
Constam da lista o ministro da Fazenda, Guido Mantega, o empresário Jorge Gerdau, do grupo Gerdau, e o executivo Fábio Barbosa, presidente do Grupo Abril, todos ex-integrantes do conselho de administração da Petrobrás. A matéria é da revista Época de hoje. Leia tudo:

. O processo nos EUA ajudou a derrubar em mais de 6% as ações da estatal ontem. Ele tem entre os réus a presidente da estatal Graça Foster e um ex-membro do conselho de administração, o empresário Josué Gomes da Silva, presidente da Coteminas.

, O grupo de 12 pessoas está em outro situação: é citado por ter assinado prospectos que serviram de base para as emissões de títulos de dívida e ADS (American Depositary Share) que são discutidos no processo. Os demais são: Sérgio Gabrielli, ex-presidente da Petrobrás; Luciano Coutinho, presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES); Miriam Belchior, ministra do Planejamento; Silas Rondeau e Márcio Zimmermann, ambos ex-ministros de Minas e Energia; Sérgio Quintella, ex-presidente do Tribunal de Contas da União; Marcos Antônio Menezes, do Instituto Brasileiro de Petróleo; e o general Francisco Roberto de Albuquerque. A reportagem tentou contato com todos os citados. Os que responderam até o fechamento da edição não quiseram comentar a ação.

Estratégia
Segundo advogados ouvidos pelo Estado no Brasil e no exterior, neste condição, os citados não são réus. "Mas, pela lei americana, dependendo do desenrolar da ação, do surgimento de novos fatos, das provas que forem anexados aos autos, o escritório pode pedir ao juiz que elas sejam chamadas a depor ou mesmo transformadas em réus", explicou o advogado americano James Munisteri, sócio especializado em litígios do escritório texano Gardere.


. Segundo Munisteri, em litígios do gênero "pessoas de interesse da ação" podem virar réus se ficar provado duas circunstâncias: que elas sabiam que as declarações nos prospectos eram falsas ou se agiram com grave negligência, como assinar os papéis sem ler direito.

15 comentários:

Anônimo disse...

Esse grande representante da "elite branca de olho azul" deve ser responsabilizado pela roubalheira da Petrobrás, porque ele fazia parte do conselho da petroleira, e também é um dos "escolhidos", um dos "campeões nacionais", que estão no esquema da petralhada, anda juntinho com com esse governo corrupto, e inclusive possui várias usinas nos Estados Unidos que podem ser confiscadas para pagar os prejuízos aos acionistas!

Anônimo disse...

Gerdau se meteu na lambança petista. e agora corre o risco de, em breve, não poder ir mais aos USA sob risco de prisão imediata.

Anônimo disse...

ESSE VELHO É OUTRO QUE DEVE SER INVESTIGADO.

Anônimo disse...

Esse terá como resarcir o prejuízo causado a Petrobrás.

Anônimo disse...

Qual a responsabilidade do conselho de administração? Se a
empresa lucrar, recebem polpudos e
vigarísticos salários, se a empresa for roubada, o conselho não responde por nada e continua
a receber salários por apenas uma reunião mensal, quando ocorre?
O Conselho só é solidário no lucro, não tem nada a ver com as perdas e falcatruas?
Afinal, se o conselho é que dá
os rumos da empresa sobre custeios
e investimentos, os conselheiros devem ser solidários com lucros
e perdas, ou não?
Se os conselheiros são solidários,
cada um deve ter capital para
enfrentar e garantir perdas ocasionadas por decisões ou NÃO
DECISÕES do conselho, proporcional ao capital de cada conselheiro ou não?
Se não for assim, é mais fácil do que tomar doce de criança, qual
seja, é um cargo altamente lucrativo, com poderes de levar
a empresa para o beleléu e fica
tudo por isso mesmo, sem prestar contas, nada?
Se é assim, que TRANQUILIDADE!


Anônimo disse...

Nas boas são os responsáveis e faturam muito, mas nas ruins não sabem de nada, nadinha, não tem nenhuma responsabilidade!!

Anônimo disse...

Velhino safado e sem vergonha.

Anônimo disse...

Como esse velho ficou rico?
Tem que ser investigado.
Ele destruiu o governo do Brito no RS, com aquelas mentiras de qualidade total.
Em tudo o que ele toca apodrece.

Anônimo disse...

ARTIGOS 28 e 29 do ESTATUTO DA PETROBRAS: os membros do CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO Devem ser responsabilizados.
O Gerdau têm muito, se tiver multa ele tira de letra e segue
o baile.

Jaguariense disse...

Esse Gerdau é um velho safado, manipulador. Gostaria muito de vê-lo algemado, para aprender que associar-se com PT é dar atestado de patifaria!

Anônimo disse...

Pode ser que por "interferências externas" aconteça alguma coisa para os responsáveis pelo "saque". Quanto aos resultados esperados por nossa "célere justiça bolivo-tupiniquim, esperaremos deitados!

Anônimo disse...

Como diz o velho ditado popular: "ADORMECE COM OS CÃES, AMANHECE COM PULGAS".

Vai se meter com o PT, acaba saindo tão ou mais sujo que pau de galinheiro!!!

Anônimo disse...

Como diz o velho ditado popular: "ADORMECE COM OS CÃES, AMANHECE COM PULGAS".

Vai se meter com o PT, acaba saindo tão ou mais sujo que pau de galinheiro!!!

Anônimo disse...

Como diz o velho ditado popular: "ADORMECE COM OS CÃES, AMANHECE COM PULGAS".

Vai se meter com o PT, acaba saindo tão ou mais sujo que pau de galinheiro!!!

Anônimo disse...

ELE DISSE HÁ ALGUNS ANOS EM ENTREVISTA, QUE O TRABALHADOR COMUM (ASSALARIADO) DEVERIA RECEBER APENAS 1 (UM) SALÁRIO MÍNIMO.
DESTA FORMA E COM ESTA CONDUTA, ACREDITO NO QUE DISSE NO PASSADO.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/