Resultado das eleições seria diferente se 30,1 milhões de ausentes (omissos) votassem

Na eleição mais disputada da história, a presidente Dilma Rousseff (PT) venceu o senador Aécio Neves (PSDB) por diferença de apenas 3,5 milhões, o equivalente ao eleitorado de Belo Horizonte e Salvador, juntas. Enquanto os candidatos travavam batalha voto a voto, um total de 30,1 milhões de pessoas deixou de comparecer às urnas.

. O número é quase 10 vezes o contigente que decidiu a corrida pelo Palácio do Planalto e o equivalente ao maior colégio eleitoral do país, São Paulo, com 31,9 milhões de eleitores. E mais: representa 21,1% do eleitorado. Nem a campanha do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) “Vem pra Urna” nem toda a pressão que envolveu um pleito indefinido até os últimos momentos da apuração foram suficientes para reduzir esse percentual, que se manteve dentro da média histórica.

. Que rumos tomaria a eleição se esses eleitores tivessem votado é um mistério que nem mesmo cientistas políticos conseguem decifrar. “É possível que, se tivesse um comparecimento maior, o resultado fosse diferente, mas isso demandaria boa análise de quem não foi votar”, afirma o professor do Departamento de Ciências Políticas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Manoel Leonardo Santos. “O que importa são os votos válidos. Por isso, as abstenções nem maculam nem tiram a legitimidade das eleições”, completa.

13 comentários:

Anônimo disse...

QUEM ESTÁ DESTRUINDO O BRASIL É A CLASSE MÉDIA OMISSA
PENSAM QUE SÃO UNS RIQUINHOS ESPERTOS E NÃO PASSAM DE UNS IDIOTAS QUE AVALIZAM A DITADURA DO PT.
SERÃO OS PRIMEIROS A PAGAREM A CONTA DE SUA ESTUPIDES E BURRICE.

André disse...

Excelente comentário, polibio !

Anônimo disse...

mudem esse sistema eleitoral esquisito que temos que essas pessoas voltam às urnas...

desde que não sejam essas estrovengas eletrônicas que não emitem nenhum comprovante...

e depois dessa eleição, ninguém dava muita bola de como era feito a apuração...

agora é assunto principal...

isso tambem tem de mudar...

Anônimo disse...

Que tal se fosse publicada a relaçao dos nao votantes? Garanto que teriamis um numero enorme reclamando que votou e seu voto nao foi computado.

Anônimo disse...

Sim, seria diferente: a candidata Dilma venceria com uma margem maior, rs!

Anônimo disse...

Polibio. Devemos ser mais espertos. Nao e necessario fazer uma auditoria de toda a eleicao. Ja que o TSE exige que o PSDB pague os custos porque nao jogar a suspeita para a contagem dos votos de Minas? Seria uma amostragem como dizem os estatisticos e nao precisa sercontagem total. Ta na cara que algumas urnas estavam programadas para anular alguns votos do Aecio. Portanto basta fazer uma checagem dos votos nulos ou ausentes que aparecera a mutreta.. Nao aconteceu isto com os votos de Sartori porque a diferenca foi enorme e acho ate que a surra foi maior no ossinho de dedo tarso...

Anônimo disse...

Votei nulo no segundo turno porque nem o PT nem o PSDB me representam. Não voto em esquerdistas, sejam do PT, sejam do PSDB et caterva.

Os que se abstiveram de votar o fizeram porque não encontraram, dentre os partidos aí presentes, alguém que os representasse...

O teor deste meu despretensioso comentário visa tão somente ensejar alguma reflexão nas mentes lavadas pelo sistema que dá golpes brancos, como fizeram contra o então presidente Fernando Collor de Mello, o qual foi posteriormente inocentado, PELA JUSTIÇA, de todas as acusações e denúncias assacadas contra ele, bem como absolvido em todos os inquéritos instaurados contra o mesmo.

Unknown disse...

Procura não é deixar de votar.

É ser obrigado a votar, votar só em membros do PMDB/PSDB/PT/PSB, com urnas eletrônicas e TSE aparelhado.

Onde já se viu democracia assim?

Anônimo disse...

Ingo Maximo, acusar isto ou aquilo é fácil, difícil é PROVAR.

Uma erro ou falha aqui e ali, envolvendo as referidas urnas eletrônicas, é uma coisa, outra, bem diferente, além de grave, é fazer acusações generalizadas.

Como tenho apreço e amor aos fatos e à Verdade, respectivamente, votei nulo no segundo turno.

Anônimo disse...


Os maus perdedores e a democracia: o pedido de auditoria das urnas feito pelo PSDB


Poucas coisas na vida são mais desprezíveis do que maus perdedores — talvez, os maus ganhadores. O pedido de auditoria do PSDB para verificar a “lisura” da eleição presidencial é um caso de estudo.

O autor é o coordenador jurídico da campanha de Aécio, o deputado federal Carlos Sampaio (é impressionante a quantidade de “coordenadores” em campanhas. PT e PSDB os tinham aos milhares, nunca se soube exatamente fazendo o quê).

Sampaio, com a anuência de Aécio Neves, colocou em dúvida a confiabilidade da urna eletrônica. “Não tem nada a ver com recontagem de votos e nem estamos questionando o resultado”, disse ele. Tem a ver com o que, então?

Explicação: com as reclamações no Facebook.

O deputado deixou um recado elucidativo em sua página. Escreve ele que é para “evitar que esse sentimento de que houve fraude continue a ser alimentado nas redes sociais”.

Se ele quer investigar outros temas amplamente difundidos nas redes, pode também apurar se é verdade que John Kennedy foi morto pelos iluminatti, se a Pepsi usa células de fetos abortados como adoçante e se os círculos concêntricos em milharais foram obra do capeta.

Continua.


Anônimo disse...

Cont. de "Os maus perdedores e a democracia: o pedido de auditoria das urnas feito pelo PSDB"

O corregedor-geral da Justiça Eleitoral, ministro João Otávio de Noronha, declarou que “não há nada que comprometa” o processo. ”Não somos a Venezuela, a Bolívia. Para Noronha, o que embasa o questionamento não pode ser “fofoca”. A ele se somaram outras vozes insuspeitas.

É direito de Sampaio e colegas, obviamente, mas se essa atitude contribui para algo, é para a instabilidade. A reação do PSDB à derrota tem apequenado espetacularmente o partido. Aécio reclamou de “calúnias”, Aloysio recusou o diálogo, reclamou de facas nas costas, jurou vingança.

Sampaio é a cereja do bolo. Reeleito para o quarto mandato consecutivo na Câmara com 295 623 votos, foi de uma irresponsabilidade galopante no últimos meses. “Como é que é??? O doleiro Youssef denuncia Dilma e Lula e, repentinamente, é internado na UTI!!! Qual o seu quadro de saúde e o tratamento pelo qual está passando??? Acabei de enviar uma nota para a imprensa exigindo explicações!”, escreveu no FB.

O homem que fala em esclarecer fatos nebulosos divulgou todas as pesquisas picaretas da Istoé/Sensus, aproveitando para acusar o Datafolha e o Ibope de fraudulentos. “Lembrem-se: Datafolha e Ibope há anos fazem pesquisas para o Governo Federal! Só o governo Dilma pagou mais de R$ 12 milhões aos institutos de pesquisa!!!”

Carlos Sampaio conseguiu sua notoriedade. Seus adversários políticos são gratos pela falta de noção. E agora todos os milhares de idiotas no Facebook que acreditam em invasão cubana e que Paul McCartney morreu em 1966 e foi substituído por um sósia já sabem com quem falar. Basta entrar no site dele e exigir uma explicação. (DCM)

Anônimo disse...

Seria nada. O resultado já estava pronto 3 dias antes. Deixa de ingenuidade.

Anônimo disse...

É conhecida a máxima "é a economia idiota" ... que explica a omissão de parcela tão grande do eleitorado. Elementar que o resultado seria diferente se estes votassem mas certamente votariam no governo pelos mesmos motivos que os levaram a não comparecer.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/