Inadimplência cresce 15,7% no Estado e cai 2,3% em Porto Alegre

Os Registros de Inadimplência no Serviço Central de Proteção ao Crédito (SBPC) em outubro apresentaram comportamentos distintos no Rio Grande do Sul e em Porto Alegre. Os índices de inclusões apontaram crescimento de 15,7% no Estado e redução de 2,3% na Capital em comparação ao mesmo período de 2013. Em relação a setembro, houve aumento de 6,9% no RS e 4,8% em POA. No acumulado do ano, esses índices ficaram em + 7,1% e -0,3%, respectivamente.
      
. As exclusões apresentaram queda de 3,2% no RS e de 9,2% em Porto Alegre, contra outubro do ano passado. Na comparação com setembro, as saídas diminuíram, respectivamente, 8,1% e 7,2%. Isso representa no acumulado de 2014, uma elevação de 1,8% (RS) e uma queda de 4% (POA).
      
Explicação
Na avaliação do economista da CDL Porto Alegre, Gabriel Torres, “uma hipótese para tal comportamento é a forma de utilização diferente dos registros entre Interior e Capital, onde as empresas normalmente efetuam registros de inadimplentes no SCPC com maior freqüência”.Apesar da queda nas inclusões em quase todas as regiões, aponta o especialista, o cenário não pode ser considerado positivo, uma vez que as exclusões caíram a taxas mais negativas do que as inclusões. Assim, o volume de registros dentro do SCPC segue em crescimento.

Um comentário:

Anônimo disse...

Políbio,

A queda da inadimplência na Capital pode ser motivada pela forte presença do funcionalismo público na economia.

Porto Alegre é o paraíso dos barnabés.

O Planalto, de olho nas eleições, liberou geral o "crédito consignado" para barnabés. Estão pagando o "cartão" que gastaram em Nova Iorque e Paris.

JulioK

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/