Cuba, o “Estado-cafetão", segundo o escritor Carlos Alberto Montaner

O jornalista José Fucs conta neste artigo qwue o “aluguel” de mão de obra cubana, como os médicos importados pelo Brasil, rende à ilha dos irmãos Castro cerca de R$ 7,5 bilhões ao ano

Prostitutas no bairro de Malecon, em Havana, Cuba (Foto: Antonio RIBEIRO/Gamma-Rapho/Getty Images).

Leia tudo:

Trombei hoje no Facebook com um artigo sobre Cuba escrito pelo escritor e jornalista cubano Carlos Alberto Montaner, que vive entre a Espanha e os Estados Unidos. O artigo, como muita coisa que circula nas redes sociais, foi publicado no jornal Miami Herald há alguns meses. Apesar disso, decidi reproduzi-lo no blog porque, além de ser esclarecedor e muito bem escrito, como costuma acontecer com tudo o que vem de Montaner, continua mais atual que nunca.

No artigo, Montaner chama Cuba de “Estado cafetão”, por “alugar” seus cidadãos para trabalhar em outros países, como o Brasil e Angola, e ficar com uma parte do rendimento pago em moeda forte pelos serviços prestados fora de Cuba. “É uma prática conhecida pelos traficantes de escravos cubanos desde o século XIX”, diz Montaner. “O aspecto mais lucrativo do negócio eram as meninas pobres que os senhores de escravos entregavam aos bordéis. “Eles cobravam pelos serviços que as meninas prestavam. Eram cafetões-negociantes. Não estamos lidando com o Estado-cafetão.”

Ele afirma, com base em dados da consultora Maria Werlau, que o “aluguel” de médicos renda a Cuba cerca de US$ 7,5 bilhões ao ano, uma parte significativa dos quais vem do Brasil. “

CLIQUE AQUI para ler mais, inclusive o artigo de Montaner. 

7 comentários:

Anônimo disse...

Políbio,

A Dillma já escolheu o NOVO Min. da Fazenda.

Só falta ele dar o SIM e deixar o "cargo" que ocupa, em Brasília, para ser anunciado.

Não é o Meirelles nem o Barbosa.

JulioK

Anônimo disse...

É muito triste a gente ver no que restou do ideal comunista, Cuba e Coréia do Norte como ícones, e que são tão idolatradas pela nossa esquerdália atrasada, que não se deram conta que o comunismo evoluiu!
A pergunta que fica é porque os EUA realmente nunca se interessaram em acabar com essa ditadura comunista bem do ladinho do seu território? E pior, deixaram isso se alastrar pela América Latina, o seu quintal? A verdade é que os socialistas fabianos que dominam a politica do país americano e mundial e estão em maioria no partido democrata mas também entre os republicanos (vejam bem, a maioria trabalha sem saber), e que têm a mesma agenda dos socialistas bolivarianos, isto é, a destruição dos valores ocidentais, apostam que estes últimos possam fazer o trabalho sujo para que depois eles assumam o controle, quando tudo tiver em frangalhos!
Tudo isso está na Bíblia, no Apocalipse, mas o estrago, maior ou menor, dependerá do tipo de reação que a civilização judaico/cristã irá proporcionar!
Saiba melhor, em:
https://www.youtube.com/watch?v=KV7i-gcZy-4

Anônimo disse...

Vejam em fotos como é hoje o "paraíso" Cubano mostradas por um blogueiro cubano, Peres Yusnaby: 'Paraíso ou inferno? Conhecer a realidade de como os cubanos vivem', em: http://yusnaby.com/paraiso-o-infierno-conoce-la-realidad-de-como-viven-los-cubanos/
...ou mais ainda, em: http://yusnaby.com/fotos-de-cuba/1/

Anônimo disse...

Vejam também como deve ser indescritível a liberdade para quem nunca soube antes o que é isso: 'Nunca antes visto! Balseiros cubanos gravam sua jornada fugindo de Cuba', em: http://yusnaby.com/jamas-antes-visto-balseros-cubanos-graban-su-travesia-escapando-de-cuba/

Anônimo disse...

Cuba não é um pais, é um baita
puteiro onde os castro são os
cafetões mais bem remunerados do mundo e o Brasil é um grande fregues do puteiro.

Anônimo disse...

Cuba é o maior cabarezão,maior prostibulo do mundo, um CUBÃO!
Os cafetões e gigolôs do CUBÃO
são os irmãos Castro. O sonho dos petralhas é transformar o Brasil num CUBÃO DO LULA ou no CUBÃO DA DILMA.

Anônimo disse...

TALVEZ esteja aí tanto gosto por CUBA e sua "mão de obra" barata!


https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/