164 economistas dizem que Dilma mente sobre crise internacional para justificar depressão no Brasil

Um grupo de 164 professores de Economia de universidades brasileiras e estrangeiras assinou um documento nesta terça-feira rechaçando os principais argumentos defendidos pela presidente Dilma Rousseff para justificar o fracasso econômico de seu governo. Aquele que tem sido o mais usual na gestão da presidente (e em sua campanha pela reeleição) é o de que a crise internacional é a culpada pelos males que afligem o país, como a inflação e a recessão.

. A reportagem é da revista Veja.

Dizem os acadêmicos: "Não há, no momento, uma crise internacional generalizada. Alguns de nossos pares na América Latina, uma região bastante sensível a turbulências na economia mundial, estão em franca expansão econômica. Projeta-se, por exemplo, que a Colômbia cresça 4,8% em 2014, com inflação de 2,8%. Já a economia peruana deve crescer 3,6%, com inflação de 3,2%. O México deve crescer 2,4%, com inflação de 3,9%.1 No Brasil, teremos crescimento próximo de zero com a inflação próxima de 6,5%. Entre as 38 economias com estatísticas de crescimento do PIB disponíveis no sítio da OCDE, apenas Brasil, Argentina, Islândia e Itália encontram-se em recessão. Como todos os países fazem parte da mesma economia global, não pode haver crise internacional generalizada apenas para alguns. É emblemático que, dentre os países da América do Sul, apenas Argentina e 

. Acadêmicos brasileiros de centros como a Universidade de São Paulo, a Fundação Getulio Vargas, o Insper, a Universidade de Yale, a London School of Economics, a Unicamp, a Universidade de Cambridge, a PUC-SP e a PUC-Rio se reuniram para redigir o texto. 

CLIQUE AQUI para ler tudo.

6 comentários:

jaco do morro belo disse...

Taca-lhe pau Aécio, Lá vem a Dilma mentindo de novo sobre a crise econômica que o País está atravessando, como sempre culpando os outros.

Anônimo disse...

Isto faz parte do DNA esquerdista, os culpados da própria incompetência sempre são os outros!

Anônimo disse...

Crise mundial? Os USA crescendo a 4.3% nesse ano com sua locomotiva que produz riqueza de USD 10 trilhões e a UK com crescimento estimado de 3.2% entre outras nações! A terrorista ta mais perdida do que assaltando banco sem arma!!!

Luiz Vargas disse...

É uma maneira transversa do PosTe dizer que a culpa é dos norte-americanos.

Anônimo disse...

Matemática e os números não mentem. E contra os fatos não existem argumentos, apenas o DILMÊS ENROLATÓRIO.. , e ruim, ainda por cima. Que lamentável para o falecido Brizola uma discípula dessas.., ela vai muito mal e cada vez pior!

Anônimo disse...

Prezado Editor,

Pois os 164 estão errados! Aliás, sendo economista, afirmo que economia é a ciência do erro. Pois se não é crise, o que são estes indicadores de agora, 14h06 de 15 de outubro de 2014: Dow Jones caindo 2,10% no dia, caindo 6,21% no mês. S&P500 caindo 2,05% no dia, caindo 7,31% no mês. Europa 50 maiores caindo 3,61% no dia, caindo 10,49% no mês. Preço da soja caiu de US$1.790/BU em julho de 2012 para 935,50 em outubro. E por aí vai. Se isto não é crise, o que é?

É a crise GGG, dos Governos Grandes Gastadores, aqui e lá fora, que não sabem fazer gestão pública.

E a Dilma e o PT estão certos, acabou o tempo da commodity cara. Preço do aço despencou, soja, petróleo também. Porque cairam? POR QUE TEM CRISE! A Alemanha está na entrada de uma recessão! França foi rebaixada recentemente.

Quero ver estes economistas verem o Bloomberg e dizerem que não tem crise. Não são economistas, são parte da campanha. Falta honestidade em todos os lados.

E ninguém fala dos 40% do PIB que o "condomínio" federal, estadual e municipal gasta com a "gestão" pública.

Marco Passarinho

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/